Jump to content
  • 3

Já ficaram assustados com tanto conteúdo e acharam ser incapazes para tal ?

Pergunta

Postado

Boa tarde, pessoal,

Cheguei na metade do Módulo 4 e a quantidade de informações, siglas, definições, etc, etc, etc, são extremamente numerosas, confesso que isso me assustou um pouco e estou com dificuldades para assimilar todo esse tsunami de conhecimento. Em alguns momentos me peguei pensando: Será que isso é pra mim mesmo ? Será que tenho algum limitador intelectual com investimentos ?

Vocês já passaram por algo parecido ? Também sentiram isso em algum módulo ou assunto específico ? No meu círculo de amigos ou famíla, ninguém entende sobre o assunto, então não há com quem conversar ou buscar orientação a não ser os posts aqui da Comunidade e a internet de modo geral. 

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

o Módulo 4 é pesado mesmo, eu acho que a grande maioria fez o mesmo mais de uma vez - no meu caso eu passei por todos os módulos, tentei consolidar o que aprendi e revisei de novo (principalmente os módulos 3 e 4), e ao revisar vi que teve muita informação que tinha deixado passar.

E não faça o módulo focado em terminar, faça os exercícios, tente refazer as análises que o Raul apresenta, quanto mais você se envolver mais o conhecimento se fixa.

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado

Boa tarde, Anonimo (a),

5 minutes ago, Convidado Anônimo disse:

Será que isso é pra mim mesmo ? Será que tenho algum limitador intelectual com investimentos ?

Fica de boa, isso não é um pensamento exclusivo seu acredito que todos em algum momento da vida vamos nos sentir assim, fiquei assim quando comecei o curso de Engenharia, pensei "Acho que sou uma uma topeira, geral entendendo ou dizia entender e eu penando".
Dê tempo, vá com calma e dê tempo para assimilar o novo conhecimento, me ajudou.

8 minutes ago, Convidado Anônimo disse:

No meu círculo de amigos ou famíla, ninguém entende sobre o assunto,

Tbm sinto falta de conversar sobre, mas aqui na comunidade leio de tudo, e geralmente alguém tem uma duvida parecida e converso com a pessoa, a comunidade é o "amigo" que tem o interesse em comum (pareceu meio solitário né kkkkkkkkk).

Mas é só seguir, dê tempo ao aprendizado e tente fazer amigos aqui ou procure mesmo em seus relacionamentos o assunto.

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado
53 minutes ago, Convidado Anônimo disse:

Boa tarde, pessoal,

Cheguei na metade do Módulo 4 e a quantidade de informações, siglas, definições, etc, etc, etc, são extremamente numerosas, confesso que isso me assustou um pouco e estou com dificuldades para assimilar todo esse tsunami de conhecimento. Em alguns momentos me peguei pensando: Será que isso é pra mim mesmo ? Será que tenho algum limitador intelectual com investimentos ?

Vocês já passaram por algo parecido ? Também sentiram isso em algum módulo ou assunto específico ? No meu círculo de amigos ou famíla, ninguém entende sobre o assunto, então não há com quem conversar ou buscar orientação a não ser os posts aqui da Comunidade e a internet de modo geral. 

Anônimo, não se desespere.

Qnto mais vc aprender, vai perceber que tem mais algo a aprender, por assim dizer.

É uma questão de tempo, paciência e vai estudando, não precisa sair sabendo tudo de primeira.
Invisto desde 2017, comecei a ler sobre o assunto desde 2008 (livros do cerbasi), só em 2017 comecei realmente a me preocupar e me organizar financeiramente, com o tempo as coisas vão fazer mais sentido.

A JORNADA DOS INVESTIDORES, não é uma corrida de 5km e sim uma maratona, vamos aprender sempre mais e mais.

APENAS NÃO PARE!

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado

Boa tarde! Primeiro de tudo: o que você está sentindo é 100% normal e na verdade, é um ótimo sinal de que você está saindo da zona de conforto e crescendo.

Muitos que começam a estudar investimentos, finanças ou economia sentem exatamente isso: um tsunami de siglas, conceitos, indicadores, jargões técnicos, e um medo de “não ser pra mim”. Mas não é falta de capacidade sua. É só excesso de novidade ao mesmo tempo.

Algumas dicas que podem te ajudar:

Anote dúvidas à mão (ou digitando):

• Escrever ajuda a fixar. Quando algo não fizer sentido, anote e siga adiante — depois volte com mais calma.

Use analogias com a vida real:

• Investimentos têm muitos paralelos com o cotidiano (juros = aluguel do dinheiro, ações = sociedade em empresas, etc.). Tentar relacionar com algo do dia a dia ajuda.

Não tente memorizar tudo agora:

• Seu cérebro precisa de tempo para “ligar os pontos”. O aprendizado vem com a repetição e prática, não com absorção imediata.

Converse com a Comunidade (como está fazendo):

• Só de postar isso aqui, você já abriu espaço para apoio e experiências de outros. Muita gente já passou pelo mesmo.

E sobre o “limitador intelectual”...

Com todo respeito: isso não existe. O que existe é processo, tempo e persistência. Finanças e investimentos não exigem QI acima da média, só paciência, organização e curiosidade. E você já demonstrou tudo isso.

Quando você sentir que está "travando", pense que isso é o equivalente mental de sentir dor após começar a academia. Não significa que não é pra você. Significa que você está aprendendo algo novo e desafiador.

• Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
18 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Boa tarde, pessoal,

Bom dia Anônimo.

O módulo 4 é bem desafiador mesmo.

Mas muito necessário.

Mas não precisa se sentir mal por não conseguir absorver tudo de uma vez.

Gradativamente com o tempo você vai conseguir entender e utilizar todo esse conhecimento.

E acho que a comunidade é o melhor lugar mesmo para conversar sobre investimentos.

Sucesso para concluir o Curso da AUVP.

👍🏼

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado
On 10/06/2025 at 14:26, Convidado Anônimo disse:

Boa tarde, pessoal,

Oi!!!

Estou rindo da frase "Será que tenho algum limitador intelectual com investimentos?". Rindo de forma carinhosa, achei engraçado. Parece desespero de aluno em semana de prova. Super normal. Aprender algo novo é sempre bom e não há nenhum tipo de limitador quando a pessoa consegue seguir em seu objetivo. Se você pode seguir estudando, siga. Com o tempo você vai se acostumando com a taxonomia, com os conceitos, com a dinâmica.

Descubra a melhor forma para você estudar. Se encontrando nisso, o resto você tira de letra. 

Assista cada aula fazendo todas as anotações de dúvidas. No final da aula, o que você não compreendeu, busque no dicionário e até no canal do youtube do Raul e da AUVP, pois os outros profissionais, como o Douglas, por exemplo, possuem vídeos muito bons. Você também pode perguntar aqui na comunidade.

Após tirar suas dúvidas, volte para o vídeo que vc assistiu e assista novamente para ter certeza que você compreendeu mesmo o que ele estava falando. Algumas aulas são densas. Só pule para a próxima depois de tirar todas as dúvidas da anterior. 

Com o tempo as coisas vão ficando mais comuns e com o tempo você verá se vc é alguém que precisa ser um expert, se é alguém que precisa conhecer um pouco para fazer seus próprios investimentos ou se conhecer o básico já é suficiente pois você tem uma assessoria para dar suporte no assunto e o que vc precisa é apenas compreender o que eles estão falando para poder tomar as melhores decisões. Leva tempo. Aprender de verdade leva tempo.

Bons estudos.

• Criar novo...