Jump to content

Pergunta

Postado

Ouvir sobre o CDBs com reinvestimento automático, mas como sou iniciante nos investimentos  sempre tenho dúvidas. Kkk

Gostaria de saber como funciona na prática tendo em vista que nem  todo CDB tem liquidez diária. Alguns levam meses para poder resgatar. Mas os rendimentos, em tese seria diário, a partir de certa data de liquidez, certo?

Então, mesmo não resgatando, a corretora mostra os ajustes do título. Aí eu pergunto: seriam esses rendimentos diários que a corretora somaria ao CDB, até seu vencimento e resgate integral? Exemplo se aplicado 1000 em um CDB, aqueles centavos diários seriam reinvestidos no mesmo ativo até o vencimento?

E como declarar ao fisco no IR, sendo que seriam, em tese, vários aportes no mesmo título?

• Brabo 1

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
10 horas atrás, Edson Pereira Correa Junior disse:

Ouvir sobre o CDBs com reinvestimento automático, mas como sou iniciante nos investimentos  sempre tenho dúvidas. Kkk

Gostaria de saber como funciona na prática tendo em vista que nem  todo CDB tem liquidez diária. Alguns levam meses para poder resgatar. Mas os rendimentos, em tese seria diário, a partir de certa data de liquidez, certo?

Então, mesmo não resgatando, a corretora mostra os ajustes do título. Aí eu pergunto: seriam esses rendimentos diários que a corretora somaria ao CDB, até seu vencimento e resgate integral? Exemplo se aplicado 1000 em um CDB, aqueles centavos diários seriam reinvestidos no mesmo ativo até o vencimento?

E como declarar ao fisco no IR, sendo que seriam, em tese, vários aportes no mesmo título?

Bom dia, xará @Edson Pereira Correa Junior !

O que acontece na verdade é que em praticamente todos os títulos de renda fixa isso já acontece. É o efeito dos juros compostos onde o título rende juros sobre juros, seguindo a lógica do que é ensinado na aula 4 do módulo 1.

Todo dia é rendido um equivalente diária da taxa contratada e quando chegar ao vencimento, você resgata o valor todo aportado + juros auferidos até lá - Ir equivalente.

Quanto a declaração no IR, isso é bem tranquilo pois o imposto já é retido na fonte. Você simplesmente lançaria os valores líquidos uma vez que o imposto já foi recolhido.

Espero que tenha ficado claro!

• Criar novo...