Jump to content

Pergunta

Postado

Boa noite pessoal, queria dois esclareciemento sobre alguns investimentos de renda fixa, LCI, LCA e o Tesouro Selic

-Em uma das aulas o Raul diz que o LCI e LCA são ótimos investimentos pra quem vai precisar do dinheiro em um prazo específico, por exemplo um casamento, caso eu queira fazer aportes mensais em um LCI ou LCA, eu consigo aportar no mesmo título durante todo o período ou eu precisaria procurar um novo título a cada aporte?

-A outra dúvida é se, quando eu invisto no tesouro Selic eu consigo realmente resgatar aquele dinheiro mais o rendimento ou se eu precisaria ir vender ao preço que o mercado está pedindo?

• Brabo 1

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

Bom dia, @Lucas Avancini Pagotto !

9 horas atrás, Lucas Avancini Pagotto disse:

-Em uma das aulas o Raul diz que o LCI e LCA são ótimos investimentos pra quem vai precisar do dinheiro em um prazo específico, por exemplo um casamento, caso eu queira fazer aportes mensais em um LCI ou LCA, eu consigo aportar no mesmo título durante todo o período ou eu precisaria procurar um novo título a cada aporte?

Não. Cada aporte em qualquer título de renda fixa é único. Ou seja, a cada aporte feito é um novo título que você estará comprando e eventualmente a uma nova taxa e a um novo vencimento. Por mais que você possa ter a chance de coincidir taxas e vencimentos (o que na verdade é difícil), você sempre terá títulos diferentes.

9 horas atrás, Lucas Avancini Pagotto disse:

-A outra dúvida é se, quando eu invisto no tesouro Selic eu consigo realmente resgatar aquele dinheiro mais o rendimento ou se eu precisaria ir vender ao preço que o mercado está pedindo?

Como o Tesouro Selic praticamente não sofre de marcação a mercado, você resgata o valor + juros auferidos até o momento do resgate - dedução de IR equivalente.

Espero que ajude! 

• Brabo 1
  • 0
Postado

LCI e LCA são de fato boas opções para quem tem um objetivo de médio prazo, como um casamento, por serem isentos de Imposto de Renda para pessoa física e terem a segurança do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).
Aportes mensais em LCI/LCA: Um novo título a cada aporte
Sobre a sua dúvida em relação aos aportes mensais, a resposta é: você precisaria procurar um novo título a cada aporte.
Funciona da seguinte forma:

* Cada aporte é um novo título: Em LCI e LCA, cada vez que você investe um valor, mesmo que no mesmo banco e no mesmo tipo de papel (LCI ou LCA), ele é registrado como um título individual. Isso significa que ele terá suas próprias características, como data de aplicação, rentabilidade específica e data de vencimento.

* Rentabilidade pode variar: A rentabilidade de uma LCI ou LCA é definida no momento da compra. Se você fizer aportes em meses diferentes, é provável que a taxa oferecida para o LCI/LCA naquele momento seja diferente. Assim, cada "pedaço" do seu investimento terá um rendimento ligeiramente distinto.

* Gerenciamento: Na sua corretora ou banco, você verá esses diferentes títulos registrados em sua conta, cada um com seus detalhes. Para resgatar, você precisará solicitar o resgate de cada título individualmente, conforme eles atingem a carência ou o vencimento.

* Prazo de vencimento: Escolha títulos com vencimento compatível com a data do casamento, lembrando que LCI e LCA possuem carência (período mínimo em que o dinheiro não pode ser resgatado, geralmente de 90 a 180 dias, podendo ser maior dependendo das novas regras).

* Rentabilidade e emissor: Compare as taxas oferecidas por diferentes bancos e corretoras, e avalie a solidez do emissor (banco).

* Liquidez: Fique atento à liquidez do título. Alguns podem ter liquidez diária após a carência, enquanto outros só no vencimento.

Se você planeja fazer aportes mensais, será um processo de adquirir um novo título a cada mês, com suas próprias condições. É um detalhe importante a ser considerado no seu planejamento!

-

Sim, no Tesouro Selic, você consegue realmente resgatar o seu dinheiro mais o rendimento acumulado até o dia do resgate, sem precisar se preocupar em "vender ao preço que o mercado está pedindo" no sentido de oscilações significativas de valor principal.

• Brabo 1
  • Criar novo...