Jump to content
  • 0

Debêntures - PETROBRÁS - IPCA 10, 15 ou 20 anos

Pergunta

Postado

A Petrobrás está com uma oferta pública de debêntures de 10, 15 e 20 anos com taxa teto de NTN-B45-0,3% a.a. ou IPCA + 6,85, +6,9 e +6,95.

Isso me deixou um pouco confuso. Qual taxa se aplicaria nesse caso?

Considerando a taxa atual do tesouro IPCA+, que está por volta de 7,5, não me pareceu uma oportunidade tão boa assim, especialmente considerando a segurança do Tesouro.

Será que posso estar equivocado, considerando se tratar da Petrobrás? Estaríamos diante de uma boa oportunidade?

Gostaria de ouvir a opinião de colegas mais experientes.

Tive a impressão de que, para serem mais atrativas, considerando o atual momento, as taxas dessas debêntures deveriam ser bem superiores.

• Brabo 1

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
1 hour ago, Thadeu Neves disse:

A Petrobrás está com uma oferta pública de debêntures de 10, 15 e 20 anos com taxa teto de NTN-B45-0,3% a.a. ou IPCA + 6,85, +6,9 e +6,95.

Considerando a taxa atual do tesouro IPCA+, que está por volta de 7,5, não me pareceu uma oportunidade tão boa assim, especialmente considerando a segurança do Tesouro.

Será que posso estar equivocado, considerando se tratar da Petrobrás? Estaríamos diante de uma boa oportunidade?

Tive a impressão de que, para serem mais atrativas, considerando o atual momento, as taxas dessas debêntures deveriam ser bem superiores.

Boa tarde, @Thadeu Neves !

Na minha visão apesar das taxas não estarem necessariamente sendo equiparadas, pegando os dois exemplo que você mencionou sobre o Tesouro e a debênture, cada ativo tem características bem distintas e cada um pode ser mais voltado a um objetivo diferente.

Por exemplo, debêntures costumam ter pagamentos de cupons de juros periódicos o que pode ser interessante para quem busca renda dado que é possível se ter uma certa previsibilidade nos valores que serão auferidos, principalmente em casos de debêntures incentivadas que possuem isenção do IR. 

Mas comparando diretamente para as taxas e considerando que estamos buscando investimentos de longo prazo para acúmulo de patrimônio, não enxergo essa debênture como uma boa alternativa pois também estaríamos sujeitos ao risco do reinvestimento o que não é legal para quem está acumulando patrimônio além claro de termos como você bem comentou taxas melhores em ativos mais seguros.

PS: não é recomendação de compra ou venda!

Espero que agregue ao tema!

• Me ajudou 1
  • 0
Postado
22 horas atrás, Thadeu Neves disse:

se tiver a isenção de imposto vejo como uma ótima opção, mas com prazos tão longo é arriscado mesmo falando da petrobras, lembrando que debentures não tem nenhuma proteção, a garantia é apenas da empresa que emitiu 

• Criar novo...