Jump to content

Pergunta

Postado

Olá pessoal, ontem passei pelo módulo de investimentos pré fixados e me surgiu uma dúvida especiicamente sobre titulos do Tesouro Selic.

O Raul explicou sobre a marcação a mercado nos Pré e IPCA+ que ficou bem claro, mas no Selic eu entendi que não existe isso e que seria mais interessante pegar sempre titulos de prazo mais longo possível, mesmo que possa precisar resgatar o dinheiro antes.

Mas com a flutuação da taxa Selic não pode ocorrer a mesma flutuação do título que ocorre nos pre e ipca?

Por ex, aqui um TD Selic que peguei em Janeiro, o preço real e teorico estão acompanhando bem de perto mas porque não teve uma grande variação na taxa Selic (mas como a taxa Selic subiu eu ja iria perder quase 50 reais se fosse resgatar hoje).

Então se a Selic despencar pra 4%aa o preço do meu titulo vai disparar, e também se a taxa subir tipo pra 20%aa vai despencar e se eu precisar resgatar esse titulo vou perder muito dinheiro, não?

image.png.1a7bffc79d80a5a077566fb1989a66c5.png

• Brabo 2

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
Postado
12 minutes ago, Daniel.uramg disse:

Olá pessoal, ontem passei pelo módulo de investimentos pré fixados e me surgiu uma dúvida especiicamente sobre titulos do Tesouro Selic.

O Raul explicou sobre a marcação a mercado nos Pré e IPCA+ que ficou bem claro, mas no Selic eu entendi que não existe isso e que seria mais interessante pegar sempre titulos de prazo mais longo possível, mesmo que possa precisar resgatar o dinheiro antes.

Mas com a flutuação da taxa Selic não pode ocorrer a mesma flutuação do título que ocorre nos pre e ipca?

Por ex, aqui um TD Selic que peguei em Janeiro, o preço real e teorico estão acompanhando bem de perto mas porque não teve uma grande variação na taxa Selic (mas como a taxa Selic subiu eu ja iria perder quase 50 reais se fosse resgatar hoje).

Então se a Selic despencar pra 4%aa o preço do meu titulo vai disparar, e também se a taxa subir tipo pra 20%aa vai despencar e se eu precisar resgatar esse titulo vou perder muito dinheiro, não?

image.png.1a7bffc79d80a5a077566fb1989a66c5.png

Bom dia, @Daniel.uramg !

O que acontece é que no Tesouro Selic a curva de marcação é pequena e é corrigida diariamente. Mesmo se houvesse uma queda expressiva da Selic ou aumento, a curva da marcação ainda seria muito pequena pois ela varia em cima do deságio apenas. Sabe aquele percentual que temos quando adquirimos o título? Por exemplo, Tesouro Selic + 0,11% ² É esses 0,11 que irão variar e sempre são corrigidos. Ou seja, é quase inexistente a marcação, mal chegando a uma variação de centavos.

• Brabo 3
  • 0
Postado (edited)

Bom dia!

Então, a oscilação da marcação a mercado, conforme o @Eddy Pauliniexplicou é pequena, porém sempre se lembre que o titulo é atrelado a SELIC, ou seja, pós fixado.

Da mesma forma que o IPCA+ vai ter a variação natural da oscilação do índice IPCA, o tesouro SELIC vai oscilar conforme a SELIC (se o índice sobe, a valorização do seu título sobe, independentemente da parte da variação a mercado... Idem se ela oscila pra baixo).

Em resumo, a oscilação do índice e a oscilação da marcação a mercado são coisas diferentes...

Abraços!

Editado por Thiago Cappi Da Cruz
  • Brabo 2
  • 0
Postado
44 minutes ago, Daniel.uramg disse:

Ah certo acho que entendi, então independente de eu ter investido com a Selic a 10% e ela chegar a 20%, a oscilação que sofro é somente desse acrésscimo +x caso queira antecipar?

Sim, é isso. Por exemplo: Comprei em 12/09/2024 Tesouro Selic 2029 + 0,147% hoje o mercado está vendendo a + 0,11%. Caso eu antecipe o resgate, terei uma discreta valorização. Na prática nada muito significante:

Captura de tela 2025-06-13 110916.png

• Brabo 2
  • 0
Postado
6 horas atrás, Eddy Paulini disse:

Bom dia, @Daniel.uramg !

O que acontece é que no Tesouro Selic a curva de marcação é pequena e é corrigida diariamente. Mesmo se houvesse uma queda expressiva da Selic ou aumento, a curva da marcação ainda seria muito pequena pois ela varia em cima do deságio apenas. Sabe aquele percentual que temos quando adquirimos o título? Por exemplo, Tesouro Selic + 0,11% ² É esses 0,11 que irão variar e sempre são corrigidos. Ou seja, é quase inexistente a marcação, mal chegando a uma variação de centavos.

A única coisa que entendi é a gangorra e acho que já é suficiente para investir na marcação a mercado.

• Brabo 1
  • 0
Postado
50 minutes ago, Marcelo Kawamura disse:

A única coisa que entendi é a gangorra e acho que já é suficiente para investir na marcação a mercado.

Boa tarde, @Marcelo Kawamura !

Mas aqui tem um ponto que é bom frisar. Investir só pensando em marcação a mercado não faz sentido.

Realmente a regra da gangorra é boa e direta ao ponto para entender a marcação. Mas os outros por menores que devem ser levados em consideração para se fazer uma marcação é que normalmente ninguém vê.

Só que investir nele ou em qualquer outro título apenas para fazer tentar uma marcação a mercado, não tem sentido. Marcação a mercado é uma antecipação de rentabilidade. Ou seja, é reaver um dinheiro antes da hora. Ponto este que normalmente as pessoas entendem da marcação é que dá pra ganhar mais dinheiro do que se levar o título até o vencimento e isso não é verdade. O título tem valor final de vencimento e lá você receberá a taxa contratada no momento da aplicação. Apenas para elucidar melhor, tomemos como exemplo um Tesouro Prefixado:

Comprei um título prefixado hoje a R$600 e daqui a 4 anos no vencimento ele irá valer R$1.000. Na teoria, no primeiro ano meu título estaria valendo R$700, no segundo R$800, no terceiro R$900 e no quarto e último que o vencimento será R$1.000.

Vamos imaginar que no segundo ano onde o título deveria já estar acumulado em R$800, dado a marcação a mercado ele está em R$900. Veja que estamos antecipando em 1 ano o valor de R$900. Esse é o efeito da marcação que podemos ter que além do valor é uma antecipação de rentabilidade. JAMAIS receberei um valor superior ao do vencimento antes do prazo.

Além disso tem um efeito do reinvestimento do valor. Suponha que este título que eu investi no exemplo acima foi de 15%a.a. (percentual fictício). Se eu levar o título até o vencimento, é essa taxa de 15% que eu recebei. Se eu resgatar antes, qual seria o sentido de investir a uma taxa menor do que 15%? Nenhum. Eu estaria apenas realocando meu capital para render menos. Seria melhor deixar o dinheiro lá parado rendendo em cima da taxa contratada. A marcação só fará sentido se você antecipar a rentabilidade e junto disso reaplicar o dinheiro a uma rentabilidade maior para seguir fazendo com que os juros compostos trabalhem de forma mais eficiente.

• Brabo 2
  • 0
Postado

Pois é, penso que a marcação a mercado deve ser analizada em paralelo com algum outro investimento no momento, por exemplo não adianta eu antecipar o resgate de um investimento se não tiver nenhuma outra opção melhor pra reinvestir o dinheiro, a não ser que este tenha tido uma valorização significativa e já rendeu tipo 90% em 40% do tempo, dai se tirar e colocar no Selic pra ficar como reserva de oportunidade já ta valendo.

Obrigado pessoal dúvida esclarecida!

• Brabo 2
  • 0
Postado
3 horas atrás, Daniel.uramg disse:

Pois é, penso que a marcação a mercado deve ser analizada em paralelo com algum outro investimento no momento, por exemplo não adianta eu antecipar o resgate de um investimento se não tiver nenhuma outra opção melhor pra reinvestir o dinheiro, a não ser que este tenha tido uma valorização significativa e já rendeu tipo 90% em 40% do tempo, dai se tirar e colocar no Selic pra ficar como reserva de oportunidade já ta valendo.

Obrigado pessoal dúvida esclarecida!

@Daniel.uramg gosto de explicar que a marcação a mercado é uma carta na manga. É um bônus que podemos usar se tivermos oportunidade mas não que seja obrigatório pois como você bem colocou, se não tiver onde realocar o dinheiro para render mais, não tem muito o porque de resgatar antecipado. Mesmo que fosse em uma reserva de oportunidade no Tesouro Selic. Afinal, hoje é fácil de pensar nisso com a Selic beirando a 15%. Mas e há 5 anos quando ela estava em 2%?  😅

• Brabo 1
  • Criar novo...