Jump to content

Pergunta

Postado

Olá pessoal, ontem passei pelo módulo de investimentos pré fixados e me surgiu uma dúvida especiicamente sobre titulos do Tesouro Selic.

O Raul explicou sobre a marcação a mercado nos Pré e IPCA+ que ficou bem claro, mas no Selic eu entendi que não existe isso e que seria mais interessante pegar sempre titulos de prazo mais longo possível, mesmo que possa precisar resgatar o dinheiro antes.

Mas com a flutuação da taxa Selic não pode ocorrer a mesma flutuação do título que ocorre nos pre e ipca?

Por ex, aqui um TD Selic que peguei em Janeiro, o preço real e teorico estão acompanhando bem de perto mas porque não teve uma grande variação na taxa Selic (mas como a taxa Selic subiu eu ja iria perder quase 50 reais se fosse resgatar hoje).

Então se a Selic despencar pra 4%aa o preço do meu titulo vai disparar, e também se a taxa subir tipo pra 20%aa vai despencar e se eu precisar resgatar esse titulo vou perder muito dinheiro, não?

image.png.1a7bffc79d80a5a077566fb1989a66c5.png

• Brabo 2

13 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
Postado
12 minutes ago, Daniel.uramg disse:

Olá pessoal, ontem passei pelo módulo de investimentos pré fixados e me surgiu uma dúvida especiicamente sobre titulos do Tesouro Selic.

O Raul explicou sobre a marcação a mercado nos Pré e IPCA+ que ficou bem claro, mas no Selic eu entendi que não existe isso e que seria mais interessante pegar sempre titulos de prazo mais longo possível, mesmo que possa precisar resgatar o dinheiro antes.

Mas com a flutuação da taxa Selic não pode ocorrer a mesma flutuação do título que ocorre nos pre e ipca?

Por ex, aqui um TD Selic que peguei em Janeiro, o preço real e teorico estão acompanhando bem de perto mas porque não teve uma grande variação na taxa Selic (mas como a taxa Selic subiu eu ja iria perder quase 50 reais se fosse resgatar hoje).

Então se a Selic despencar pra 4%aa o preço do meu titulo vai disparar, e também se a taxa subir tipo pra 20%aa vai despencar e se eu precisar resgatar esse titulo vou perder muito dinheiro, não?

image.png.1a7bffc79d80a5a077566fb1989a66c5.png

Bom dia, @Daniel.uramg !

O que acontece é que no Tesouro Selic a curva de marcação é pequena e é corrigida diariamente. Mesmo se houvesse uma queda expressiva da Selic ou aumento, a curva da marcação ainda seria muito pequena pois ela varia em cima do deságio apenas. Sabe aquele percentual que temos quando adquirimos o título? Por exemplo, Tesouro Selic + 0,11% ² É esses 0,11 que irão variar e sempre são corrigidos. Ou seja, é quase inexistente a marcação, mal chegando a uma variação de centavos.

• Brabo 4
  • 0
Postado (edited)

Bom dia!

Então, a oscilação da marcação a mercado, conforme o @Eddy Pauliniexplicou é pequena, porém sempre se lembre que o titulo é atrelado a SELIC, ou seja, pós fixado.

Da mesma forma que o IPCA+ vai ter a variação natural da oscilação do índice IPCA, o tesouro SELIC vai oscilar conforme a SELIC (se o índice sobe, a valorização do seu título sobe, independentemente da parte da variação a mercado... Idem se ela oscila pra baixo).

Em resumo, a oscilação do índice e a oscilação da marcação a mercado são coisas diferentes...

Abraços!

Editado por Thiago Cappi Da Cruz
  • Brabo 2
  • 0
Postado
44 minutes ago, Daniel.uramg disse:

Ah certo acho que entendi, então independente de eu ter investido com a Selic a 10% e ela chegar a 20%, a oscilação que sofro é somente desse acrésscimo +x caso queira antecipar?

Sim, é isso. Por exemplo: Comprei em 12/09/2024 Tesouro Selic 2029 + 0,147% hoje o mercado está vendendo a + 0,11%. Caso eu antecipe o resgate, terei uma discreta valorização. Na prática nada muito significante:

Captura de tela 2025-06-13 110916.png

• Brabo 2
  • 0
Postado
6 horas atrás, Eddy Paulini disse:

Bom dia, @Daniel.uramg !

O que acontece é que no Tesouro Selic a curva de marcação é pequena e é corrigida diariamente. Mesmo se houvesse uma queda expressiva da Selic ou aumento, a curva da marcação ainda seria muito pequena pois ela varia em cima do deságio apenas. Sabe aquele percentual que temos quando adquirimos o título? Por exemplo, Tesouro Selic + 0,11% ² É esses 0,11 que irão variar e sempre são corrigidos. Ou seja, é quase inexistente a marcação, mal chegando a uma variação de centavos.

A única coisa que entendi é a gangorra e acho que já é suficiente para investir na marcação a mercado.

• Brabo 1
  • HAHAHAHA 1
  • 0
Postado

Pois é, penso que a marcação a mercado deve ser analizada em paralelo com algum outro investimento no momento, por exemplo não adianta eu antecipar o resgate de um investimento se não tiver nenhuma outra opção melhor pra reinvestir o dinheiro, a não ser que este tenha tido uma valorização significativa e já rendeu tipo 90% em 40% do tempo, dai se tirar e colocar no Selic pra ficar como reserva de oportunidade já ta valendo.

Obrigado pessoal dúvida esclarecida!

• Brabo 2
  • 0
Postado
3 horas atrás, Daniel.uramg disse:

Pois é, penso que a marcação a mercado deve ser analizada em paralelo com algum outro investimento no momento, por exemplo não adianta eu antecipar o resgate de um investimento se não tiver nenhuma outra opção melhor pra reinvestir o dinheiro, a não ser que este tenha tido uma valorização significativa e já rendeu tipo 90% em 40% do tempo, dai se tirar e colocar no Selic pra ficar como reserva de oportunidade já ta valendo.

Obrigado pessoal dúvida esclarecida!

@Daniel.uramg gosto de explicar que a marcação a mercado é uma carta na manga. É um bônus que podemos usar se tivermos oportunidade mas não que seja obrigatório pois como você bem colocou, se não tiver onde realocar o dinheiro para render mais, não tem muito o porque de resgatar antecipado. Mesmo que fosse em uma reserva de oportunidade no Tesouro Selic. Afinal, hoje é fácil de pensar nisso com a Selic beirando a 15%. Mas e há 5 anos quando ela estava em 2%?  😅

• Brabo 3
  • 0
Postado

Uma dúvida, no exemplo fictício, pré-fixado a 15%, supondo que o título foi vendido utilizando a marcação ao mercado dois anos depois, SELIC a 11%. Neste caso irá ocorrer o pagamento de imposto de renda sob o rendimento.  Posteriormente,  caso eu faça um novo investimento que também tenha incidência de IR, eu entendo que serei tributado duas vezes. Então não seria o caso de resgatar somente no vencimento do tesouro pré-fixado,  pois haveria apenas uma tributação?

• Brabo 1
  • 0
Postado
2 horas atrás, Carlos Eduardo Meira Gomes disse:

Uma dúvida, no exemplo fictício, pré-fixado a 15%, supondo que o título foi vendido utilizando a marcação ao mercado dois anos depois, SELIC a 11%. Neste caso irá ocorrer o pagamento de imposto de renda sob o rendimento.  Posteriormente,  caso eu faça um novo investimento que também tenha incidência de IR, eu entendo que serei tributado duas vezes. Então não seria o caso de resgatar somente no vencimento do tesouro pré-fixado,  pois haveria apenas uma tributação?

Boa tarde, @Carlos Eduardo Meira Gomes !

E qualquer título haverá apenas uma tributação de IR. Mesmo se levasse o título até o vencimento, não teria como escapar da retenção do imposto.

2 horas atrás, Carlos Eduardo Meira Gomes disse:

Outra dúvida,  a marcação ao mercado pode ser feita apenas no Tesouro Direto ou também funciona para aplicacao em outros investimentos em renda fixa?

Apenas no Tesouro Direto e mais especificamente nos títulos prefixados e IPCA+. O Tesouro Selic praticamente não sofre da marcação a mercado e nos demais títulos de renda fixa como, CDBs, etc, a marcação é mais difícil por falta de liquidez e por intermediação da corretora que morde uma fatia generosa na operação gerando perda de rentabilidade e até mesmo de capital.

• Criar novo...