Jump to content

Recommended Posts

Postado
16 horas atrás, Bruno Alex Pereira Rodrigues disse:

Meus colegas! Como esta é uma comunidade cheia de gente que adora pegar a estrada e descobrir cantinhos novos do Brasil, achei legal apresentar a minha terrinha  e quem sabe colocá-la no seu próximo roteiro.

Eu moro em Goiânia/GO, capital do Estado de Goiás, bem no coração do país. Estamos a apenas 209 km de Brasília e a pouco mais de 170 km das águas termais de Caldas Novas, 
o que faz da cidade um ponto de partida estratégico para vários bate-voltas pelo Centro-Oeste.

Com cerca de 1,5 milhão de habitantes no município (quase 3 milhões na região metropolitana), Goiânia combina jeitão de interior com porte de grande cidade. Planejada em 1933, ela ganhou ruas amplas, traçado em art déco e, de brinde, o título de segunda capital mais arborizada do Brasil 89 % das vias têm árvores na porta de casa, reconhecimento que rendeu até o selo Tree Cities of the World da ONU.

Essa vocação verde aparece nos mais de 200 parques espalhados pela cidade. Os queridinhos:

Parque Flamboyant, no Jardim Goiás, com pistas de corrida, espelho-d’água e um skyline que garante fotos lindas ao pôr do sol.

Parque Vaca Brava, no Setor Bueno, um oásis de 80 mil m² onde o lago reflete as árvores e os prédios ao redor  perfeito para piquenique ou caminhada.

Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), que não é parque, mas vale o passeio: esplanada de 26 000 m², Museu de Arte Contemporânea, Palácio da Música e uma praça ótima para shows a céu aberto, tudo desenhado pelo “mago” do concreto.

Nos fins de semana, Goiânia ferve… nas feiras de rua. A favorita dos visitantes é a Feira da Lua (sábado à noite, na Praça Tamandaré): artesanato, moda e comidas típicas. No domingo tem a Feira do Sol, e, se sobrar espaço, experimente o empadão goiano, clássico da cozinha local recheado de frango, linguiça, queijo e guariroba. 

Calendário: em maio, a tradicional Pecuária de Goiânia ocupa o Parque de Exposições Pedro Ludovico Teixeira com rodeios, leilões e muita música sertaneja, claro.

Falando em música, Goiânia ostenta (por lei municipal!) o título de Capital Nacional do Sertanejo Universitário. Vários escritórios de artistas estão aqui, e casas como o Santafé e o Villa Mix vivem lotadas.

O clima é de savana tropical: verão quente e úmido (chuvas de outubro a abril) e inverno seco e ameno (maio a setembro). Ideal para curtir o sol durante o dia e uma brisa gostosa à noite. 

Curiosidade bônus:  Raul Sena, nosso querido Investidor Sardinha, que dispensa apresentações, é goianiense de nascença, consequentemente a AUVP é goianiense também.

Se vier para cá, me avisa! Tenho certeza de que Goiânia  com seus parques, feiras, música boa e comida farta ― vai te surpreender. Até a próxima!

Muito útil para vários daqui ein

• Brabo 1
Postado
On 13/06/2025 at 19:24, Bruno Caffarate Zuanazzi disse:

Dois lugares que nunca estive. 
Tempos atrás eu conversei com um amigo meu que mora na Itália e ele me comentou que Tallinn foi um dos destinos mais surpreendentes que ele já foi.  A parte velha deve ser muito bonita mesmo

Oi Bruno,

Só pra dar o gostinho de Tallinn no inverno rsrsrs:

image.png.8e90f456b7925b5523cf6a5f9268e982.png

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
  • Você é pobre premium 2
Postado
On 13/06/2025 at 19:51, Erika Vergine disse:

Eu sou de Santos/SP, acho que todos conhecem. Morei em Epitaciolanida no Acre - o Acre existe. Mudei para Brasília e hoje estou em Marília/SP. 

Nem vou falar de Santos nem de Epitacionalandia. 

Mas Brasília é a cidade maravilhosa! Eu sou apaixonada por lá. Mudei por questões familiares do meu marido, mas quero voltar. O único problema é o preço dos imóveis. Está dificil convencer o meu marido a voltar para lá e viver num apto pior que moramos no interior de São paulo. 

Marília cidade da Marilan, da Latam e do Bradesco. A cidade não tem muita coisa para fazer. Turismo zero! 
Lazer -1.  Os preços de imóveis é alto tbm, muita especulação imobiliária. Mas a coisa boa é que o transito é super de boa. E a segurança pública ainda é boa. Vem piorando com o passar dos anos, mas ainda é possível sair na rua com celular na mão e não correr o risco de ser roubada. 

Se puderem visitem BRASÍLIA!

Hahaha, que massa.

Eu também nasci em Santos. Morei lá até meus 9 anos, mas voltei várias vezes por causa da família.

E também me mudei pra Brasília devido à família (à época, meus pais).

Última vez que estive em Santos foi em 2023, deu uma boa saudadezinha hehehe.

• Brabo 1
  • HAHAHAHA 1
Postado
On 14/06/2025 at 10:00, Didson New Pereira disse:

Já visitei Brasília, mas é a primeira vez que ouço falar de Tallinn! Deu bastante vontade de conhecer. Fizemos até uma pesquisa rápida aqui ✈️

Valeu pela apresentação!!

Oi Didson,

Espero que tenha encontrado boa informação e gostado, hehehe.

• Brabo 1
Postado
On 14/06/2025 at 11:12, Didson New Pereira disse:

Eu nasci em Telêmaco Borba, Paraná. Terra da nossa querida Klabin, mas cresci em São Paulo, e além desses morei já em Maringá no Paraná também, Dublin na Irlanda antes de virar extensão do BR, e hoje moro na China.

Já morei em duas cidades aqui desde que me mudei em 2018, então vou apresentar essas duas.

Shenzhen fica na província/estado de Guangdong, no extremo sul da China. Conhecida por ser uma cidade modelo, ela tem menos de 50 anos desde a fundação e investimento forte do governo Chinês pra que virasse uma nova Hong-Kong. Hoje ela é maior do que São Paulo, e é uma das cidades mais tecnológicas da China com sede de empresas como a DJI (drones), Tencent (software) e BYD. O calor lá é castigante durante o verão (como no resto da China, mas pior), já o inverno é muito bom e ameno.

Por ser uma cidade muito nova, a população também é bem jovem, e em sua grande maioria migrantes de outras cidades/províncias. Sendo assim tive a impressão que a interação entre chineses e estrangeiros lá é mais profunda justamente por conta de todos serem de outro lugar originalmente. 

Fica pertinho de Hong Kong, podendo fazer um bate-volta de metro, mesmo tendo que passar pela imigração, e Macau que também teve colonização portuguesa, é acessível de balsa saindo do porto. A cidade praticamente não tem carros movidos a combustão mais, assim como seus ônibus são todos elétricos

Shanghai onde tenho morado nos últimos 4 anos, é uma cidade com muito mais história, arquiteturas e cultura clássica. Conhecida como a pérola do oriente, ela tem um passado vibrante com influências francesas e britânicas, que podem ser reconhecidas claramente no bairro da antiga concessão francesa com seus cafés e bistros, ou no Bund com a orla do rio contendo os vários prédios desse período em que a cidade era praticamente toda dividida entre diferentes nações europeias.

De inverno rigoroso, e verão abafado, às melhores datas pra visitar são durante a primavera e o outono, que são invertidos em relação aos meses dessas estações no Brasil.

Como Shenzhen (e todas as outras cidades chinesas que já visitei na verdade), ela também é extremamente segura. É muito comum ver pessoas deixando seus pertences como bolsa e laptops nas mesas dos cafés enquanto vão ver algo na vitrine, pedir algo ou ir ao banheiro. As motos elétricas aqui são um meio muito popular de transporte, e tem suas faixas próprias de rolagem em praticamente todas as vias da cidade.

Eu sempre recomendo muito quem vem pra Ásia a dar uma passada por aqui. Tanto quanto o Brasil, a China é enorme e com muito pra desbravar em cada umas das suas regiões. Infelizmente há muito preconceito ainda, mas amigos meus e família que vieram e puderam viver a experiência, voltam com outros olhos sobre o país.

20241228_164529.jpg.e6685a883bc6dde0f886890272b3a1ae.jpg

Oi Didson,

Rapaz, que top. Eu tenho muita vontade de conhecer a China. Deve ser algo bem diferente - e no meu caso, por isso mesmo, atrativo.

• Brabo 1
Postado
On 15/06/2025 at 01:42, Bruno Alex Pereira Rodrigues disse:

Meus colegas! Como esta é uma comunidade cheia de gente que adora pegar a estrada e descobrir cantinhos novos do Brasil, achei legal apresentar a minha terrinha  e quem sabe colocá-la no seu próximo roteiro.

Eu moro em Goiânia/GO, capital do Estado de Goiás, bem no coração do país. Estamos a apenas 209 km de Brasília e a pouco mais de 170 km das águas termais de Caldas Novas, 
o que faz da cidade um ponto de partida estratégico para vários bate-voltas pelo Centro-Oeste.

Com cerca de 1,5 milhão de habitantes no município (quase 3 milhões na região metropolitana), Goiânia combina jeitão de interior com porte de grande cidade. Planejada em 1933, ela ganhou ruas amplas, traçado em art déco e, de brinde, o título de segunda capital mais arborizada do Brasil 89 % das vias têm árvores na porta de casa, reconhecimento que rendeu até o selo Tree Cities of the World da ONU.

Essa vocação verde aparece nos mais de 200 parques espalhados pela cidade. Os queridinhos:

Parque Flamboyant, no Jardim Goiás, com pistas de corrida, espelho-d’água e um skyline que garante fotos lindas ao pôr do sol.

Parque Vaca Brava, no Setor Bueno, um oásis de 80 mil m² onde o lago reflete as árvores e os prédios ao redor  perfeito para piquenique ou caminhada.

Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), que não é parque, mas vale o passeio: esplanada de 26 000 m², Museu de Arte Contemporânea, Palácio da Música e uma praça ótima para shows a céu aberto, tudo desenhado pelo “mago” do concreto.

Nos fins de semana, Goiânia ferve… nas feiras de rua. A favorita dos visitantes é a Feira da Lua (sábado à noite, na Praça Tamandaré): artesanato, moda e comidas típicas. No domingo tem a Feira do Sol, e, se sobrar espaço, experimente o empadão goiano, clássico da cozinha local recheado de frango, linguiça, queijo e guariroba. 

Calendário: em maio, a tradicional Pecuária de Goiânia ocupa o Parque de Exposições Pedro Ludovico Teixeira com rodeios, leilões e muita música sertaneja, claro.

Falando em música, Goiânia ostenta (por lei municipal!) o título de Capital Nacional do Sertanejo Universitário. Vários escritórios de artistas estão aqui, e casas como o Santafé e o Villa Mix vivem lotadas.

O clima é de savana tropical: verão quente e úmido (chuvas de outubro a abril) e inverno seco e ameno (maio a setembro). Ideal para curtir o sol durante o dia e uma brisa gostosa à noite. 

Curiosidade bônus:  Raul Sena, nosso querido Investidor Sardinha, que dispensa apresentações, é goianiense de nascença, consequentemente a AUVP é goianiense também.

Se vier para cá, me avisa! Tenho certeza de que Goiânia  com seus parques, feiras, música boa e comida farta ― vai te surpreender. Até a próxima!

Tenho muitas boas lembranças de GYN 😏🤭

• Brabo 1
Postado

Sou de Campo Bom RS, localizada no Vale do Sinos, na Região Metropolitana de Porto Alegre, Campo Bom é vizinha de Novo Hamburgo e Sapiranga. Estamos a cerca de 60 km da capital e a aproximadamente 80 km de Gramado, com uma população de cerca de 69 mil habitantes, Campo Bom é conhecida como o "Pequeno Gigante do Vale". É uma cidade de porte médio que combina a tranquilidade do interior com uma infraestrutura robusta. 

image.png

• Brabo 1
  • Você é pobre premium 1
Postado
On 16/06/2025 at 04:11, Matheus P S disse:

Oi Bruno,

Só pra dar o gostinho de Tallinn no inverno rsrsrs:

image.png.8e90f456b7925b5523cf6a5f9268e982.png

bah bonito demais! Espero que não dê a louca no Putin de olhar para aí e tentar incorporar o país...

On 16/06/2025 at 09:33, Guilherme Rigotti disse:

Sou de Campo Bom RS, localizada no Vale do Sinos, na Região Metropolitana de Porto Alegre, Campo Bom é vizinha de Novo Hamburgo e Sapiranga. Estamos a cerca de 60 km da capital e a aproximadamente 80 km de Gramado, com uma população de cerca de 69 mil habitantes, Campo Bom é conhecida como o "Pequeno Gigante do Vale". É uma cidade de porte médio que combina a tranquilidade do interior com uma infraestrutura robusta. 

image.png

e Calor absurdo né?heheh

• Me ajudou 1
  • Criar novo...