Jump to content

Pergunta

Postado

Bom dia pessoal, tudo bem?

Galera, estou com muita duvida em relaçao a interpretaçao dos valores de EBIT e EBITDA. Ao meu entender, o EBIT seria o lucro da empresa antes da cobrança de juros e impostos. Já o EBITDA, seria o lucro da empresa antes dos juros, impostos, amortização e depreciação. 

Agora um exemplo na pratica, o BBAS3 nao possui dados de EBITDA na AUVP Analítica, pois ele nao tem bens que possuem depreciação e amortização? seria isso?

Outro ponto, a Margem EBIT da BBAS3 esta em 6,66%, esse numero eh bom? existe uma margem, por exemplo, de 5 a 10% para classificar se a empresa eh boa ou ruim?

• Brabo 1

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
Postado

Boa tarde, @Henrique Capelletto !

2 horas atrás, Henrique Capelletto disse:

Galera, estou com muita duvida em relaçao a interpretaçao dos valores de EBIT e EBITDA. Ao meu entender, o EBIT seria o lucro da empresa antes da cobrança de juros e impostos. Já o EBITDA, seria o lucro da empresa antes dos juros, impostos, amortização e depreciação. 

Sim, seu raciocínio está correto e podemos enriquecer um pouco mais haha

EBIT: é o lucro operacional da empresa antes do desconto de juros e impostos.

EBITDA: além de considerar também o desconto de juros e impostos também levado na conta a amortização (que seriam ativos intangíveis como, por exemplo, contratos, patentes, etc) e depreciação (que são os ativos tangíveis como, por exemplo, veículos). É onde consideramos que o EBTIDA mede o lucro operacional da empresa, ou seja, como sua operação está sendo rentável.

Outro ponto bacana ainda sobre o EBITDA é que ele não é uma linha que faz parte do DRE. O resultado do EBIT já vem descontado a depreciação e amortização que geralmente é lançado nos custos de SG&A (sigla de "Selling, General and Administrative Expenses" ou Despesas de vendas, gerais e administrativas). Dessa forma, para chegarmos no EBITDA iremos ao EBIT a depreciação e amortização, sendo na maioria dos casos este valor superior ao EBIT.

Isso pode ser visto também no modelo abaixo de como vamos da Receita Bruta até o Lucro Líquido que pode deixar a leitura mais clara:

+ Receita Bruta 

- Impostos

= Receita Líquida

- CPV (Custo dos produtos vendidos)

= Lucro Bruto

- SG&A 

- Depreciação e Amortização

= EBIT (se não subtrair depreciação e amortização você encontra o EBITDA, que indica a capacidade de geração de caixa da empresa)

+- Resultado Financeiro (receitas financeiras - despesas financeiras)

= LAIR (Lucro Antes do Imposto de Renda)

- IR

= Lucro Líquido

3 horas atrás, Henrique Capelletto disse:

Agora um exemplo na pratica, o BBAS3 nao possui dados de EBITDA na AUVP Analítica, pois ele nao tem bens que possuem depreciação e amortização? seria isso?

Não exatamente. O que acontece é que no setor financeiro a análise de dívidas e principalmente de resultados é um pouco diferente dado que neste setor (principalmente nos bancos) o produto é o próprio dinheiro.

Para começar existe o que chamamos de Resultado de Intermediação Financeira que é basicamente o resultado entre receita e despesas dessas intermediações. As intermediações nada mais são do que as transações que os bancos fazem. Por exemplo: o banco recebe o dinheiro e uma pessoa que investe em um CDM prefixado de 15%a.a. e com esse dinheiro ele faz empréstimos a uma pessoa a uma taxa de 20%a.a. Essa diferença que seria o famigerado spread (de 5% neste caso) é onde o banco tem seus ganhos. 

Dessa maneira, podemos ver que a operação do banco é essa intermediação e não um modelo operacional convencional que vemos como produção ou venda de algum produto, mas sim a diferença entre taxa de manuseio de dinheiro através de captação e oferta.

Dessa forma, não existe uma operação por assim dizer e consequentemente não existe EBITDA  que mediria justamente esse operacional.

3 horas atrás, Henrique Capelletto disse:

Outro ponto, a Margem EBIT da BBAS3 esta em 6,66%, esse numero eh bom? existe uma margem, por exemplo, de 5 a 10% para classificar se a empresa eh boa ou ruim?

Aqui podemos avaliar uma média setorial. Podemos ver inclusive dentro da AUVP Analítica. E tomando como base isso, na minha opinião essa margem não está boa. Está bem abaixo não só do setor como do próprio banco.

image.png.c31e72b49295f38fba3d12fc75785643.png

Espero que ajude e que tenha ficado claro!

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • Criar novo...