Jump to content

Pergunta

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
25 minutes ago, Tiago De Sousa Pinto disse:

No modulo, aula de contra fluxo Raul fala em aproveitar as ofertas de acordo com fluxo, taxa de juros alta aproveitar os títulos pré-fixados e pré-fixados com índice e taxa de juros baixa aproveitando os indexados ao CDI, minha duvida é existe alguma Duration  media da carteira de renda fixa ?

Boa tarde @Tiago De Sousa Pinto, tudo bem?

Tiago, sua pergunta é excelente e nos mostra que você está realmente refletindo sobre os princípios ensinados na AUVP. Quando o Raul fala na aula de contrafluxo sobre aproveitar os momentos de juros altos para travar boas taxas em títulos prefixados ou prefixados com índice, e juros baixos para focar nos pós-fixados como os atrelados ao CDI, ele está nos orientando a operar de maneira estratégica, quase como um surfista que respeita a maré.

Agora, sobre a duration média da carteira de renda fixa o que muitos não percebem à primeira vista é que o foco da AUVP nunca foi montar uma carteira de renda fixa passiva com duration estática. Pelo contrário. A lógica é de contraciclo ou seja, a carteira vai se adaptando conforme o momento de mercado. Na prática, isso significa que em períodos de juros muito altos, a duration média da carteira tende a aumentar, porque se alonga o vencimento dos papéis prefixados e IPCA+ para travar as taxas. Já quando os juros estão baixos, a preferência recai sobre os pós-fixados de curto prazo, o que naturalmente reduz a duration da carteira. Portanto, não há uma duration média fixa a ser seguida. O que existe é uma inteligência tática aplicada na montagem da carteira que ora privilegia a previsibilidade de longo prazo, ora a flexibilidade de curto sempre pensando no cenário macroeconômico e no comportamento futuro da taxa de juros. É o oposto da carteira engessada de muitos investidores.

A duration da carteira é móvel e estratégica, refletindo o entendimento de que o mercado é dinâmico e que quem busca liberdade financeira precisa aprender a se posicionar com consciência, não com rigidez.

Forte abraço.

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado (edited)
46 minutes ago, Carlos Filho disse:

Boa tarde @Tiago De Sousa Pinto, tudo bem?

Tiago, sua pergunta é excelente e nos mostra que você está realmente refletindo sobre os princípios ensinados na AUVP. Quando o Raul fala na aula de contrafluxo sobre aproveitar os momentos de juros altos para travar boas taxas em títulos prefixados ou prefixados com índice, e juros baixos para focar nos pós-fixados como os atrelados ao CDI, ele está nos orientando a operar de maneira estratégica, quase como um surfista que respeita a maré.

Agora, sobre a duration média da carteira de renda fixa o que muitos não percebem à primeira vista é que o foco da AUVP nunca foi montar uma carteira de renda fixa passiva com duration estática. Pelo contrário. A lógica é de contraciclo ou seja, a carteira vai se adaptando conforme o momento de mercado. Na prática, isso significa que em períodos de juros muito altos, a duration média da carteira tende a aumentar, porque se alonga o vencimento dos papéis prefixados e IPCA+ para travar as taxas. Já quando os juros estão baixos, a preferência recai sobre os pós-fixados de curto prazo, o que naturalmente reduz a duration da carteira. Portanto, não há uma duration média fixa a ser seguida. O que existe é uma inteligência tática aplicada na montagem da carteira que ora privilegia a previsibilidade de longo prazo, ora a flexibilidade de curto sempre pensando no cenário macroeconômico e no comportamento futuro da taxa de juros. É o oposto da carteira engessada de muitos investidores.

A duration da carteira é móvel e estratégica, refletindo o entendimento de que o mercado é dinâmico e que quem busca liberdade financeira precisa aprender a se posicionar com consciência, não com rigidez.

Forte abraço.

@Carlos Filho td bem, e você ?

Perfeito, no caso seria "Buy and Hold" na renda fixa com foco não em ter um período de quando termina vulgo Duration e sim sempre estar sempre com os melhores rendimentos, correto ?

Acredito que quem esteja a mais tempo seguindo essa estratégia seja mais claro, e a medita que os títulos vão vencendo e sendo substituídos mantendo boa rentabilidade. 

Editado por Tiago De Sousa Pinto
  • Brabo 1
  • 0
Postado
Just now, Tiago De Sousa Pinto disse:

@Carlos Filho td bem, e você ?

Perfeito, no caso seria "Buy and Hold" na renda fixa com foco não em ter um período de quando termina vulgo Duration e sim sempre estar sempre com os melhores rendimentos, correto ? Acredito que quem esteja a mais tempo seguindo essa estratégia seja mais claro, e a medita que os títulos vão vencendo e sendo substituídos mantendo boa rentabilidade. 

Tudo joia, campeão!

Vou trazer um exemplo da minha carteira.

Exemplo:

• Eu tenho um Tesouro Direto 2032 Pré-Fixado com o rendimento de 14.96% ao ano. Em dois anos se a taxa Selic chegar, por exemplo a 8% ao ano, eu poderia vender este meu título e ter lucro. O motivo disso é que esse título vai estar rendendo muito acima do mercado. Ou seja, o preço dele tende a subir, e eu poderia vender esse papel antes do vencimento com um lucro considerável. Isso acontece porque quem comprar esse seu título vai estar levando uma taxa muito maior do que a disponível naquele momento o que o torna mais valorizado no mercado.

Esse diálogo de Duration acaba sendo uma consequência das escolhas que fazemos no dia a dia no momento de investir. Se o juro está alto, travamos taxas longas. Se está baixo, prefero o CDI, que vai acompanhar a queda e preservar a competitividade da rentabilidade. Nesse aspecto de “Buy and Hold” no que está dentro da renda fixa, não é comprar e largar, é comprar bem e com consciência, manter o que está rendendo bem, e girar quando fizer sentido e aí temos a estratégia de contrafluxo.

O que eu faço é manter uma carteira que gira naturalmente onde os títulos vão vencendo, o dinheiro cai na conta, e com ele reaplico no que estiver mais interessante no cenário cenário atual. A ideia não é ficar parado, mas sempre com bons papéis ou buscar os bons papéis.

Abraço.

• Brabo 2
  • 0
Postado
2 horas atrás, Tiago De Sousa Pinto disse:

No modulo, aula de contra fluxo Raul fala em aproveitar as ofertas de acordo com fluxo, taxa de juros alta aproveitar os títulos pré-fixados e pré-fixados com índice e taxa de juros baixa aproveitando os indexados ao CDI, minha duvida é existe alguma Duration  media da carteira de renda fixa ?

@Tiago De Sousa Pinto

Apenas complementando o colega @Carlos Filho,

Se você quiser definir algum duration como parte de sua estratégia, entendo que fica a seu critério observar esse fator durante suas análises ao adquirir títulos de renda fixa. Existem algumas estratégias para auxiliar na escolha de prazos na renda fixa. São elas a estratégia bullet, estratégia Barbell e a estratégia ladder:

1. Estratégia Bullet - Comprar títulos sempre concentrando no mesmo momento de vencimento desses títulos. Por exemplo, alguém, nos próximos anos, compra vários títulos com vencimento próximo a Julho de 2030;
  2. Estratégia Barbell - Consiste em dividir o portfólio de renda fixa ao meio, onde metade dos títulos serão de curto prazo e a outra metade de longo prazo para poder aproveitar as taxas atuais assim como manter títulos que irão ter altos rendimentos a longo prazo;
  3. Estratégia Ladder - Seleciona investimentos com vencimentos em intervalos regulares, formando uma "escadinha". Por exemplo, alguém que tenha 5 títulos que vencem em 5 diferentes meses do mesmo ano ou um ano após o outro ou a cada dois anos, etc.

Quanto a estratégia contrafluxo que estava sendo abordada, me parece que você entende o geral. Selic alta = travar rentabilidades altas com títulos prefixados ou até híbridos (IPCA). Com a Selic baixa, você vai buscar títulos que ofereçam x% do CDI / CDI+x%, pois estas ofertas vão estar oferecendo porcentagens mais altas do que quando a Selic está alta e eles não tem incentivo para oferecer rentabilidades tão atraentes. Desta forma, você trava uma porcentagem alta do CDI pensando no longo prazo quando a Selic subir.

Por exemplo, imagine que o CDI esteja em 3% e eu travo um CDB que renda 140% do CDI. Inicialmente, não pareceria tão atrativo ter esse título que estaria rendendo 4,2%a.a enquanto alguns prefixados renderiam 6% ou algo do tipo. No entanto, o ciclo de mercado exige que a Selic eventualmente suba. Digamos que ela atinja os 14,75% de atualmente. Neste cenário, o prefixado continuaria rendendo 6% enquanto o CDB 140% rende em torno de 20.51%.

Espero que contribua na discussão!

• Brabo 2
  • Criar novo...