Jump to content

Pergunta

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado (edited)
1 hour ago, Alexandre Fernandes Freitas disse:

Boa tarde Pessoal ! 

Gostaria da opinião de vocês, se o meu resumo de diagrama e de notas faz sentido, pois foi o assunto que fiquei em dúvida, para isso junto ao chatgp e com ajuda da comunidade, principalmente desse post https://comunidade.auvp.com.br/topic/19181-entendendo-sobre-o-contrafluxo do @Eddy Paulini).

image.png.2303c1fcfeb59992f5893928c73e9a5d.png

image.png.f8389601476d825b6a85bd57feacbd79.png

image.png.faa2fc3aeb4bcfe5cfe59f62d848dd4b.png

Sua analise, faz total sentido sim!

As notas, faz como o @Elcimar Guimarães trouxe, mas o template deve ser esse mesmo!

Editado por Anderson Ribeiro Dos Santos
  • 0
Postado

Boa noite, @Alexandre Fernandes Freitas !

Muito bom o raciocínio e está no caminho certo!

Eu só deixaria duas ressalvas.

A primeira é que você comenta sobre a saída de alguns títulos em algum eventual momento. Por mais que um título saia do seu melhor momento, normalmente não vale a pena sair do mesmo. Se falarmos da saída de Tesouros prefixados e IPCA+ é preciso ver se a marcação a mercado está favorável e se o valor pode ser reinvestido a uma taxa melhor. E falando de CDBs, sair dos títulos só vendendo antecipadamente via mercado secundário o que não é legal pois pode haver perda de rentabilidade e até mesmo de capital.

O segundo ponto é sobre incluir o Tesouro Selic no contrafluxo. Acontece que ele não tem muito benefício nessa estratégia. Vamos lembrar que o contrafluxo é travar boas taxas para o futuro dado que podemos ter melhores rentabilidades. Por exemplo, um CDB 130% do CDI. Isso aplicado a uma taxa Selic de 15% a rentabilidade bruta seria de 19,5%. Se investissemos no Tesouro Selic, iríamos receber tão somente os 15%. Perceba que não faria muito sentido pois não estaríamos conseguir rentabilidades maiores assim como fazemos com outros títulos.

Espero que agregue ao tema!

• Criar novo...