Acabo de fechar o Módulo 3 e já pintou aquele sinal amarelo: em menos de um ano o tabuleiro virou – produtos, taxas e regras de tributação mudaram tanto que parte do conteúdo não casa mais com a realidade de 2025.
Por que acho que vem “versão 2.0” das aulas
Com o turbilhão de medidas recentes, acredito que o @Raul vai regravar (ou, pelo menos, soltar adendos) sobre renda fixa e variável. Esse tópico não é uma cobrança, de forma alguma a gente conhece a competência da AUVP e imagino que o update já esteja no pipeline. A ideia aqui é só reforçar como o mercado é volátil e como cada manchete de Brasília se materializa no bolso em questão de dias.
Spoiler bom: quem já tem títulos “antigos” (emitidos antes da MP) segue com as regras antigas. Mas novos aportes precisam entrar na planilha com as alíquotas atuais.
Renda Fixa: adeus “isentos”, olá IR de 5 %
LCI/LCA, CRI/CRA e debêntures incentivadas perderam a isenção e passam a pagar alíquota fixa de 5 % (valendo para títulos novos emitidos a partir de junho/25). Isso virou de cabeça-para-baixo a planilha de quem usava esses papéis como “caixa sem IR”. infomoney.com.brexame.com
O governo também divulgou minuta de MP que unifica a tributação: 17,5 % sobre qualquer aplicação financeira, seja fundo de renda fixa, ação ou ETF; só os papéis “incentivados” ficam nos 5 %. Se passar, acaba a tabela regressiva que hoje vai de 22,5 % a 15 %.
Fundos & offshores: Lei 14.754/ 2023 em pleno efeito
Desde janeiro/24 os fundos exclusivos entraram no regime come-cotas semestral (15 % ou 20 %, dependendo do enquadramento).
A mesma lei criou tributação anual para rendimentos de empresas offshore controladas por residentes no Brasil, algo que pega diretamente quem usa conta internacional para dolarizar a carteira.
Renda Variável: novela do JCP e possível IR único
A MP 1.303/ 2025 ainda em tramitação, eleva o IR retido na fonte sobre Juros sobre Capital Próprio de 15 % para 20 % e restringe deduções. Há debate sobre simplesmente extinguir o mecanismo (PL 4258/ 23). A mudança já altera modelos de precificação de ações intensivas em JCP, como elétricas e bancos.
A mesma proposta de IR único a 17,5 % para aplicações financeiras também valeria para ganho de capital em ações, FIIs e ETFs, substituindo as faixas de 15/20 %
Como eu estou encarando essa “baguncinha”
Assustador? Sim – dá vontade de soltar aquele “poxa, logo na minha vez de investir!”.
Empolgante? Também! Porque agora consigo ler/ ouvir a notícia e dimensionar, na prática, o efeito na minha carteira.
Oportunidade de aprendizado: rever valuation de empresas que pagam JCP, recalcular yield líquido das LCIs, checar se FIIs continuam atraentes com imposto… é laboratório ao vivo.
Convite à discussão
Enquanto o Raul não solta o patch oficial, que tal trocarmos figurinhas aqui?
Como vocês estão ajustando a estratégia de RF pós-5 %?
Vale manter ações “JCP-dependentes” ou migrar para pagadoras de dividendos puros?
Essa loucura é assustadora e empolgante para estudar e aprender digamos que (case real de baguncinha no mercado)
São muitas coisas para nós novatos entender e acompanhar, ainda bem que temos videos do Raul todos os dias explicando tudo que esta acontecendo.
Minha recomendação para os novatos como eu é, ESTUDEM, LEIAM bastante, isso com certeza vai fazer diferença la na frente, essas informações da semana foram muito importantes e muito impactantes.
Pergunta
Bruno Alex Pereira Rodrigues
Acabo de fechar o Módulo 3 e já pintou aquele sinal amarelo: em menos de um ano o tabuleiro virou – produtos, taxas e regras de tributação mudaram tanto que parte do conteúdo não casa mais com a realidade de 2025.
Por que acho que vem “versão 2.0” das aulas
Com o turbilhão de medidas recentes, acredito que o @Raul vai regravar (ou, pelo menos, soltar adendos) sobre renda fixa e variável. Esse tópico não é uma cobrança, de forma alguma a gente conhece a competência da AUVP e imagino que o update já esteja no pipeline. A ideia aqui é só reforçar como o mercado é volátil e como cada manchete de Brasília se materializa no bolso em questão de dias.
Spoiler bom: quem já tem títulos “antigos” (emitidos antes da MP) segue com as regras antigas. Mas novos aportes precisam entrar na planilha com as alíquotas atuais.
Renda Fixa: adeus “isentos”, olá IR de 5 %
Fundos & offshores: Lei 14.754/ 2023 em pleno efeito
Renda Variável: novela do JCP e possível IR único
Como eu estou encarando essa “baguncinha”
Convite à discussão
São muitas coisas para nós novatos entender e acompanhar, ainda bem que temos videos do Raul todos os dias explicando tudo que esta acontecendo.
Minha recomendação para os novatos como eu é, ESTUDEM, LEIAM bastante, isso com certeza vai fazer diferença la na frente, essas informações da semana foram muito importantes e muito impactantes.
um forte abraço.
Top Posters For This Question
1
1
1
1
DIAS POPULARES
15/Jun
3
16/Jun
1
Top Posters For This Question
Bolívar Luiz 1 post
Elcimar Guimarães 1 post
Bruno Alex Pereira Rodrigues 1 post
Marcial Porto Fernandez 1 post
DIAS POPULARES
15/Jun 2025
3 posts
16/Jun 2025
1 post
Os mais famosos desse tópico
Bruno Alex Pereira Rodrigues
Acabo de fechar o Módulo 3 e já pintou aquele sinal amarelo: em menos de um ano o tabuleiro virou – produtos, taxas e regras de tributação mudaram tanto que parte do conteúdo não casa mais com a reali
Elcimar Guimarães
Bom dia @Bruno Alex Pereira Rodrigues Estava mesmo imaginando esse situação. Com tantas coisas que estão acontecendo, e bem provável que algumas aulas terão que ser atualizadas. Estou q
3 respostas para essa pergunta
Recommended Posts