1 - A empresa possui produtos e serviços com potencial de mercado suficiente para viabilizar um aumento considerável nas vendas por diversos anos?
R: Sim, trabalha com inovação tecnológica fabril e industrial, voltando-se atualmente para a indústria 4.0, produzindo desde seu início motores e eletroeletrônicos industriais, inclusive para exportação, juntamente com produção e distribuição de energia, motores elétricos, motoredutores, energia eólica, com foco na produção industrial e tintas e vernizes muito utilizados nos processos fabris.
A partir de 2020 ingressou no mercado digital, adquirindo uma empresa produtora de inteligência artificial aplicada à indústria – indústria 4.0.
Possui fábricas espalhadas pelo mundo, todas com focos em inovação tecnológica industrial.
Atualmente o Grupo WEG conta com unidades fabris no Brasil e no exterior, atuando
em quatro áreas de negócio:
• Equipamentos Eletroeletrônicos Industriais;
• Geração, Transmissão e Distribuição de Energia (GTD);
• Motores Comerciais e Appliance;
Seus produtos atendem além da demanda fabril, o consumidor final, indiretamente.
Empresa voltada para o futuro, tendo em vista que produz e comercializa energia e produtos que utilizam de energia elétrica, mais uma vez reforçando a indústria 4.0.
2 - A administração está determinada a continuar a desenvolver produtos ou processos que aumentariam ainda mais o potencial do total de vendas, caso o potencial de crescimento das linhas de produção mais atraentes no momento já tenha sido explorado exaustivamente?
R: Sim, como descrito acima, a empresa está sempre buscando se inovar no mercado, atendendo as demandas internas e globais, com aquisições de novas empresas voltadas para a indústria 4.0 e para a inteligência artificial na indústria.
3 - Quão efetivos são os esforços da empresa, em pesquisa e desenvolvimento, em relação ao seu porte?
R: A empresa pretende aumentar os investimentos no ano de 2025, tanto no Brasil quanto no exterior, com foco em infraestrutura para aumentar a produção, buscando os valores em reserva de caixa, instituições financeiras e instrumentos do mercado de capitais.
Em 2024 foi despendido o montante de 1,08 bilhão para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e prestação de serviços.
4 - A empresa tem uma organização em vendas acima da média?
R: A empresa conta com estratégia de marketing e merchandising, políticas de vendas pautadas na sua missão, visão e valores.
Nota 8.5/10 no Reclame Aqui – empresa ótima.
Em entrevista ao PodOusar, o gerente de marketing disse que o produto da empresa é a marca, comentou sobre a necessidade de adaptação ao mercado e não somente depender de planejamento, sobre a importância da comunicação institucional com o mercado.
Estratégias de Marketing Digital – metas de marketing – campanha global.
Tem um marketing sólido e tradicional, pautado no nome da empresa.
5 - A empresa possui uma margem de lucro considerável?
R: A empresa apresentou lucros consistentes nos últimos 4 exercícios, registrando aumento nos números ano após ano.
2021 – R$ 3.585.947
2022 – R$ 4.208.084
2023 – R$ 5.731.670
2024 – R$ 6.042.593
6 - O que a empresa faz para manter ou melhorar as margens de lucro?
R: A empresa tem feito investimentos recorrentes em aumento de produção, melhora das fábricas, modernização e aumento da capacidade produtiva. Todos os anos registrou altos investimentos em expansão produtiva e eficiência. E a cada ano registrou lucros maiores, indicador de eficiência desses investimentos.
2021 – ROIC registrou aumento de 5 pp em relação ao ano anterior
2022 – Roic registrou redução de 1,1 pp em relação ao ano anterior
2023 – Roic registrou aumento de 9,8 pp em relação ao ano anterior
2024 – Roic registrou redução de 5 pp em relação ao ano anterior
Média de 33,32 de ROIC nesses 4 anos.
7 - A empresa possui boas relações (trabalhistas) com seu quadro de pessoal?
R: Ao que tudo indica, pesquisando no LinkedIn e glassdor, a empresa apresenta boas relações trabalhistas, sendo indicada como um bom lugar para trabalhar. Avaliação de 4,3 no glasdoor e 4,6 na infojobs.
Quanto às ações trabalhistas, constam citações em processos, processos em que é parte, no jusbrasil apresenta mais os tribunais trabalhistas, porém não dá para se avaliar como é o processo, se houve condenação, o que diz a sentença, o que disse o tribunal no recurso.
8 - A empresa tem boas relações com seus executivos?
R: A diretoria tem um total de 12 membros, sendo que a maioria possui 5 anos ou mais de casa, sendo poucos os membros recentes do corpo diretor. Nas teleconferências recentes se mostram os mesmos diretores.
9 - A empresa vai a fundo na sua administração?
R: Pergunta mais difícil de responder, mesmo tendo as teleconferências trimestrais, no qual os sócios buscam uma interação com o mercado, tentam se aproximar do investidor, ainda fica difícil avaliar a fundo a administração.
10 - A empresa tem uma boa análise de gastos e controle de custos?
R: A empresa conta com bom planejamento nesse quesito, sempre contando com uma margem, demonstrada a cada trimestre e no final do exercício.
Os gastos e as dívidas são controlados, bem como os custos.
11 - Existem outros aspectos do negócio, peculiares ao seu segmento de atuação que irão fornecer, ao investidor, pistas importantes sobre como a empresa pode se sobressair com relação a seus concorrentes?
R: ao que tudo indica a empresa possui uma estratégia para estar sempre ativa no mercado, buscando inovar e atender às demandas comerciais. Sua peculiaridade principal ao meu ver conta com a GTD, e a inovação com as energias renováveis, em especial a eólica e o olhar voltado à indústria 4.0.
Nos outros segmentos de atuação, a inovação tecnológica para os produtos elétricos do dia a dia, as tintas e vernizes industriais, a produção de motores elétricos mais eficientes que atendem as demandas da nova indústria.
A implementação da IA na indústria através de seus produtos.
12 - A empresa possui uma estratégia de curto ou de longo prazo em relação aos lucros e resultados?
R: Conta com estratégias de longo prazo, visando o crescimento projetado pelo mercado global com maior foco em expansão orgânica. A estratégia de curto prazo parece ser manter o bom trabalho feito atualmente, sem muitas mudanças.
13 - No futuro, é provável que o crescimento da empresa necessitará da emissão de mais ações para financiar seu negócio, de maneira que o grande número de ações irá anular o benefício dos acionistas que se anteciparam a esse crescimento?
R: A empresa não dá indícios de necessitar de nova emissão de ações no futuro para financiamento de seus projetos, pelo contrário, tem uma margem boa e segura de investimento próprio.
14 - A empresa fala abertamente a seus acionistas, mas “se fecha” em situações conturbadas e diante decepções?
R: A empresa sempre comunica aos acionistas, não somente os resultados, como também os Fatos Relevantes, buscando manter o contato com os acionistas.
Na questão dos momentos conturbados, busquei comunicados nos momentos de 2015/2016 e durante a pandemia, observei que a empresa manteve uma boa comunicação também nesses períodos.
15 - A empresa conta com uma administração de integridade inquestionável?
R: Ao pesquisar o nome dos diretores executivos não encontrei nenhum escândalo de corrupção ou qualquer outro ilícito atribuído a eles.
Pergunta
Lucas Domingues Brandini
Análise de ações – Método Fisher
WEG3
1 - A empresa possui produtos e serviços com potencial de mercado suficiente para viabilizar um aumento considerável nas vendas por diversos anos?
R: Sim, trabalha com inovação tecnológica fabril e industrial, voltando-se atualmente para a indústria 4.0, produzindo desde seu início motores e eletroeletrônicos industriais, inclusive para exportação, juntamente com produção e distribuição de energia, motores elétricos, motoredutores, energia eólica, com foco na produção industrial e tintas e vernizes muito utilizados nos processos fabris.
A partir de 2020 ingressou no mercado digital, adquirindo uma empresa produtora de inteligência artificial aplicada à indústria – indústria 4.0.
Possui fábricas espalhadas pelo mundo, todas com focos em inovação tecnológica industrial.
Atualmente o Grupo WEG conta com unidades fabris no Brasil e no exterior, atuando
em quatro áreas de negócio:
• Equipamentos Eletroeletrônicos Industriais;
• Geração, Transmissão e Distribuição de Energia (GTD);
• Motores Comerciais e Appliance;
Seus produtos atendem além da demanda fabril, o consumidor final, indiretamente.
Empresa voltada para o futuro, tendo em vista que produz e comercializa energia e produtos que utilizam de energia elétrica, mais uma vez reforçando a indústria 4.0.
2 - A administração está determinada a continuar a desenvolver produtos ou processos que aumentariam ainda mais o potencial do total de vendas, caso o potencial de crescimento das linhas de produção mais atraentes no momento já tenha sido explorado exaustivamente?
R: Sim, como descrito acima, a empresa está sempre buscando se inovar no mercado, atendendo as demandas internas e globais, com aquisições de novas empresas voltadas para a indústria 4.0 e para a inteligência artificial na indústria.
3 - Quão efetivos são os esforços da empresa, em pesquisa e desenvolvimento, em relação ao seu porte?
R: A empresa pretende aumentar os investimentos no ano de 2025, tanto no Brasil quanto no exterior, com foco em infraestrutura para aumentar a produção, buscando os valores em reserva de caixa, instituições financeiras e instrumentos do mercado de capitais.
Em 2024 foi despendido o montante de 1,08 bilhão para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e prestação de serviços.
4 - A empresa tem uma organização em vendas acima da média?
R: A empresa conta com estratégia de marketing e merchandising, políticas de vendas pautadas na sua missão, visão e valores.
Nota 8.5/10 no Reclame Aqui – empresa ótima.
Em entrevista ao PodOusar, o gerente de marketing disse que o produto da empresa é a marca, comentou sobre a necessidade de adaptação ao mercado e não somente depender de planejamento, sobre a importância da comunicação institucional com o mercado.
Estratégias de Marketing Digital – metas de marketing – campanha global.
Tem um marketing sólido e tradicional, pautado no nome da empresa.
5 - A empresa possui uma margem de lucro considerável?
R: A empresa apresentou lucros consistentes nos últimos 4 exercícios, registrando aumento nos números ano após ano.
2021 – R$ 3.585.947
2022 – R$ 4.208.084
2023 – R$ 5.731.670
2024 – R$ 6.042.593
6 - O que a empresa faz para manter ou melhorar as margens de lucro?
R: A empresa tem feito investimentos recorrentes em aumento de produção, melhora das fábricas, modernização e aumento da capacidade produtiva. Todos os anos registrou altos investimentos em expansão produtiva e eficiência. E a cada ano registrou lucros maiores, indicador de eficiência desses investimentos.
2021 – ROIC registrou aumento de 5 pp em relação ao ano anterior
2022 – Roic registrou redução de 1,1 pp em relação ao ano anterior
2023 – Roic registrou aumento de 9,8 pp em relação ao ano anterior
2024 – Roic registrou redução de 5 pp em relação ao ano anterior
Média de 33,32 de ROIC nesses 4 anos.
7 - A empresa possui boas relações (trabalhistas) com seu quadro de pessoal?
R: Ao que tudo indica, pesquisando no LinkedIn e glassdor, a empresa apresenta boas relações trabalhistas, sendo indicada como um bom lugar para trabalhar. Avaliação de 4,3 no glasdoor e 4,6 na infojobs.
Quanto às ações trabalhistas, constam citações em processos, processos em que é parte, no jusbrasil apresenta mais os tribunais trabalhistas, porém não dá para se avaliar como é o processo, se houve condenação, o que diz a sentença, o que disse o tribunal no recurso.
8 - A empresa tem boas relações com seus executivos?
R: A diretoria tem um total de 12 membros, sendo que a maioria possui 5 anos ou mais de casa, sendo poucos os membros recentes do corpo diretor. Nas teleconferências recentes se mostram os mesmos diretores.
9 - A empresa vai a fundo na sua administração?
R: Pergunta mais difícil de responder, mesmo tendo as teleconferências trimestrais, no qual os sócios buscam uma interação com o mercado, tentam se aproximar do investidor, ainda fica difícil avaliar a fundo a administração.
10 - A empresa tem uma boa análise de gastos e controle de custos?
R: A empresa conta com bom planejamento nesse quesito, sempre contando com uma margem, demonstrada a cada trimestre e no final do exercício.
Os gastos e as dívidas são controlados, bem como os custos.
11 - Existem outros aspectos do negócio, peculiares ao seu segmento de atuação que irão fornecer, ao investidor, pistas importantes sobre como a empresa pode se sobressair com relação a seus concorrentes?
R: ao que tudo indica a empresa possui uma estratégia para estar sempre ativa no mercado, buscando inovar e atender às demandas comerciais. Sua peculiaridade principal ao meu ver conta com a GTD, e a inovação com as energias renováveis, em especial a eólica e o olhar voltado à indústria 4.0.
Nos outros segmentos de atuação, a inovação tecnológica para os produtos elétricos do dia a dia, as tintas e vernizes industriais, a produção de motores elétricos mais eficientes que atendem as demandas da nova indústria.
A implementação da IA na indústria através de seus produtos.
12 - A empresa possui uma estratégia de curto ou de longo prazo em relação aos lucros e resultados?
R: Conta com estratégias de longo prazo, visando o crescimento projetado pelo mercado global com maior foco em expansão orgânica. A estratégia de curto prazo parece ser manter o bom trabalho feito atualmente, sem muitas mudanças.
13 - No futuro, é provável que o crescimento da empresa necessitará da emissão de mais ações para financiar seu negócio, de maneira que o grande número de ações irá anular o benefício dos acionistas que se anteciparam a esse crescimento?
R: A empresa não dá indícios de necessitar de nova emissão de ações no futuro para financiamento de seus projetos, pelo contrário, tem uma margem boa e segura de investimento próprio.
14 - A empresa fala abertamente a seus acionistas, mas “se fecha” em situações conturbadas e diante decepções?
R: A empresa sempre comunica aos acionistas, não somente os resultados, como também os Fatos Relevantes, buscando manter o contato com os acionistas.
Na questão dos momentos conturbados, busquei comunicados nos momentos de 2015/2016 e durante a pandemia, observei que a empresa manteve uma boa comunicação também nesses períodos.
15 - A empresa conta com uma administração de integridade inquestionável?
R: Ao pesquisar o nome dos diretores executivos não encontrei nenhum escândalo de corrupção ou qualquer outro ilícito atribuído a eles.
Top Posters For This Question
1
1
DIAS POPULARES
15/Jun
1
16/Jun
1
Top Posters For This Question
Bolívar Luiz 1 post
Lucas Domingues Brandini 1 post
DIAS POPULARES
15/Jun 2025
1 post
16/Jun 2025
1 post
Os mais famosos desse tópico
Lucas Domingues Brandini
Análise de ações – Método Fisher WEG3 1 - A empresa possui produtos e serviços com potencial de mercado suficiente para viabilizar um aumento considerável nas vendas por diversos anos
Bolívar Luiz
@Lucas Domingues Brandini Essa pergunta pega todo mundo rsrs Analise se é recorrente os funcionários reclamarem que os gestores não sabem muito das operações. O Glassdoor e o Infojobs e demais si
1 resposta para essa pergunta
Recommended Posts