Bom dia, pessoal! Hoje comprei minhas primeiras ações nacionais e, como é comum nesse início, bate aquele nervosismo de "será que fiz besteira?". Tentei ser o mais racional possível e segui tanto o relatório trimestral da AUVP quanto outras análises fundamentadas. Acabei optando por dois ativos bastante conhecidos e sólidos: BBAS3 (Banco do Brasil) e WEGE3 (Weg).
Sobre BBAS3:
O Banco do Brasil é um dos ativos mais procurados por brasileiros — e com razão. Os indicadores fundamentalistas são fortes, a relação com o investidor é transparente, e o banco possui uma trajetória de solidez.
O que me deixou um pouco apreensivo foi o resultado do 1T25, com uma queda considerável no lucro, justificada principalmente por:
Fortalecimento de capital e provisões,
Regularização e aumento da inadimplência no agronegócio,
Impactos da alta da Selic e de mudanças regulatórias.
O próprio CEO afirmou que estamos em um período de transição, o que pode representar uma boa janela de entrada para o longo prazo. Ainda assim, me preocupam algumas questões recentes:
Mudança no guidance, que pode afetar projeções anteriores;
Payout projetado de 40% a 45%, abaixo da média histórica e do setor — o que pode indicar foco maior em reinvestimento e solidez futura, mas levanta dúvidas sobre o rendimento em dividendos no curto prazo.
Sobre WEGE3:
A Weg é uma blue chip consolidada, com excelente governança, crescimento consistente, e forte atuação global — especialmente em setores promissores como automação, energia renovável e mobilidade elétrica.
Sei que é uma ação cara em termos de múltiplos (P/L alto), mas também muito resiliente e segura, sendo frequentemente recomendada para perfis mais conservadores que buscam estabilidade e qualidade.
Minhas dúvidas:
Será que deixei de analisar algum ponto crítico em relação a BBAS3 ou WEGE3?
Há notícias, perspectivas ou riscos que possam reforçar ou contradizer minha visão atual sobre esses ativos?
Agradeço muito se puderem compartilhar experiências, opiniões ou atualizações recentes sobre essas empresas. Toda ajuda é bem-vinda para quem está começando agora e quer sempre aprender mais!
obs: agora estou pensando em analisar um setor que deixe com maior diversificação como:
Klabin (KLBN11) – Setor de papel e celulose, exportadora, resiliente e com exposição cambial;
Sanepar (SAPR11) – Saneamento, empresa defensiva com boa geração de caixa;
Engie (EGIE3) – Energia, dividendos estáveis e perfil conservador.
Pergunta
Lucas Bertachini Abatepietro
Bom dia, pessoal! Hoje comprei minhas primeiras ações nacionais e, como é comum nesse início, bate aquele nervosismo de "será que fiz besteira?". Tentei ser o mais racional possível e segui tanto o relatório trimestral da AUVP quanto outras análises fundamentadas. Acabei optando por dois ativos bastante conhecidos e sólidos: BBAS3 (Banco do Brasil) e WEGE3 (Weg).
Sobre BBAS3:
O Banco do Brasil é um dos ativos mais procurados por brasileiros — e com razão. Os indicadores fundamentalistas são fortes, a relação com o investidor é transparente, e o banco possui uma trajetória de solidez.
O que me deixou um pouco apreensivo foi o resultado do 1T25, com uma queda considerável no lucro, justificada principalmente por:
O próprio CEO afirmou que estamos em um período de transição, o que pode representar uma boa janela de entrada para o longo prazo. Ainda assim, me preocupam algumas questões recentes:
Sobre WEGE3:
A Weg é uma blue chip consolidada, com excelente governança, crescimento consistente, e forte atuação global — especialmente em setores promissores como automação, energia renovável e mobilidade elétrica.
Sei que é uma ação cara em termos de múltiplos (P/L alto), mas também muito resiliente e segura, sendo frequentemente recomendada para perfis mais conservadores que buscam estabilidade e qualidade.
Minhas dúvidas:
Agradeço muito se puderem compartilhar experiências, opiniões ou atualizações recentes sobre essas empresas. Toda ajuda é bem-vinda para quem está começando agora e quer sempre aprender mais!
obs: agora estou pensando em analisar um setor que deixe com maior diversificação como:
Alguma dica?
Top Posters For This Question
1
1
1
DIAS POPULARES
16/Jun
3
Top Posters For This Question
Eddy Paulini 1 post
Wesley Silveira 1 post
Lucas Bertachini Abatepietro 1 post
DIAS POPULARES
16/Jun 2025
3 posts
Os mais famosos desse tópico
Wesley Silveira
Seja bem-vindo à sociedade! 👊 Também sou sócio de BBAS3 e WEGE3 - duas gigantes que combinam solidez e ótimos fundamentos. Esse friozinho na barriga é normal no começo, mas com estudo e visão de longo
Lucas Bertachini Abatepietro
Bom dia, pessoal! Hoje comprei minhas primeiras ações nacionais e, como é comum nesse início, bate aquele nervosismo de "será que fiz besteira?". Tentei ser o mais racional possível e segui tanto o re
Eddy Paulini
Bom dia, @Lucas Bertachini Abatepietro ! Acho que você começou bem na análise. O que eu deixaria como extra aqui para pensar são dois pontos. Primeiro que um resultado trimestral nã
2 respostas para essa pergunta
Recommended Posts