Jump to content

Pergunta

Postado

Boa noite, gostaria de saber dos grandes investidores daqui, como vocês colocam as perguntas de vocês? Pois assistindo a aula, o Raul fala que podemos alterar como bem entendermos, porém, não me sinto capacitado ainda para fazer as minhas proprias perguntas.

Outra duvida, quanto a Fiis, stoks e etf's internacionais, eu ja possuo algumas açoes e Fiis comprados anteriormente ao curso, o Raul explica melhor como coloca-los no diagrama, e também sobre as porcentagens de cada ativo?

• Brabo 1

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

Boa noite, @Emanuel Gonçalves Campos !

4 horas atrás, Emanuel Gonçalves Campos disse:

Boa noite, gostaria de saber dos grandes investidores daqui, como vocês colocam as perguntas de vocês? Pois assistindo a aula, o Raul fala que podemos alterar como bem entendermos, porém, não me sinto capacitado ainda para fazer as minhas proprias perguntas.

Acho legal ressaltar que mudar uma pergunta no diagrama não é uma obrigação e nem algo algo para ser feito o quanto antes. É aconselhável sim pois você consegue deixar o diagrama mais com sua cara. Como o diagrama é uam ferramenta que mede o risco das empresas, nada melhor do que o nosso diagrama medir aquilo que achamos de fato ser um risco e temos essa percepção. 

Só uqe isso vem no que você bem colocou que é tendo segurança. E essa segurança normalmente vem com o tempo, conforme estudamos mais, lemos relatórios das empresas, etc. É uma coisa que é construída com o tempo e conforme vamos abosrvendo e entendendo mais sobre o tema podendo assim criar nossos princípios. E isso vale para desde trocar os percentuais de algumas perguntas já existentes no diagrama padrão até deletar pergutnas ou colcoar novas.

Por ora, não precisa mudar as oergutnas. Pode seguir usando as perguntas que vem como padrão no diagrama que elas já dão um ótimo auxílio para este começo!

4 horas atrás, Emanuel Gonçalves Campos disse:

Outra duvida, quanto a Fiis, stoks e etf's internacionais, eu ja possuo algumas açoes e Fiis comprados anteriormente ao curso, o Raul explica melhor como coloca-los no diagrama, e também sobre as porcentagens de cada ativo?

Sim, no decorrer das aulas é mais abordado.

Mas aqui já deixo alguns adendos e dicas.

Para FIIs, tem um diagrama padrão mas você notará que ele é voltado para FIIs de tijolo.

Como os FIIs de papel no final das contas não passa de uma avaliação de renda fixa que seria algo semelhante com o que faríamos na avaliação de ativos dentro da categoria de renda fixa.

Agora quando o assunto é transpor isso ao diagrama em vista que as perguntas nele focam FIIs de tijolo, temos basicamente duas formas de proceder:

1 - cria-se perguntas duplas para responder também sobre os FIIs de papel. Por exemplo, "Vacância Física inferior a 5,00%? / Possui portfólio com indexadores diversificados?"

ou 

2 - avalia-se os FIIs por fora assim como fazemos na renda fixa elencando os critérios que julga importante e vai marcando perguntas como sim independente do que esteja escrito nelas até chegar a uma nota desejada para o ativo.

ETFs são adicionados na parte de ações internacionais e a medição do risco também diferente pois temos um ativo que é uam cesta de ações. O que você irá fazer é ir marcando perguntas como sim ou não até chegar a uma nota que você julgue coesa para aquele ETF. Isso pois hoje não existe uma categoria de ETF na ferramenta.

Espero que ajude e que tenha ficado claro!

• Brabo 1
  • Criar novo...