Jump to content

Recommended Posts

Postado

Galera, sou eu que tenho problemas com o equilíbrio entre o "bom o suficiente" e o "perfeito", ou é normal esse meu sentimento de não ter ideia por onde começar? Terminei o curso (falta o módulo de IR) e me sinto mais perdido que uma sardinha em um rebanho de gado. Alguma ideia de por onde começar?
Ah, e só para contextualizar, sou da Turma 26, mas por situações familiares, só agora consegui terminar os módulos. Alguma dica?

• Brabo 3
Postado

Buenas, comece pelo início. Siga o PIAR, estude o que vai alocar. Se está com muitas dificuldades, talvez seja uma boa rever as aulas.

Se for investir em renda variável, vai ter que estudar as empresas, fiis, etfs.

Renda fixa estudar o contrafluxo, e ai por diante. Mas começa pelo PIAR.

Postado
5 horas atrás, Aliesky Perez lopez disse:

Galera, sou eu que tenho problemas com o equilíbrio entre o "bom o suficiente" e o "perfeito", ou é normal esse meu sentimento de não ter ideia por onde começar? Terminei o curso (falta o módulo de IR) e me sinto mais perdido que uma sardinha em um rebanho de gado. Alguma ideia de por onde começar?
Ah, e só para contextualizar, sou da Turma 26, mas por situações familiares, só agora consegui terminar os módulos. Alguma dica?

Oi Aliesky,

Vou te dizer o que me ajudou a dar o pontapé inicial e ter segurança.

Quando estava fazendo o módulo 3, todo dia, durante umas duas semanas, eu abria o site da corretora pra ver as opções disponíveis. Eu tentei vincular o que eu via na tela com o que eu via no curso. Fui fazendo conexões, analisando o que estava sendo ofertado, por quê estava sendo ofertado, os rendimentos de cada oferta, e fui vinculando com os conceitos (CDB, LCI, LCA, CRI, CRA, debêntures, contrafluxo, etc.). Obviamente não comprei nada, mas isso me ajudou bastante a compreender "na prática" o que eu via no curso. Depois fiz a mesma coisa com ações, e também me facilitou bastante.

A partir daí fui colocando o pezinho na água devagar, mas funcionou e perdi o receio inicial de fazer besteira. Claro, fazendo aportes menores e tudo mais, mas desse jeito funcionou pra mim. De repente pode funcionar com você também.

Espero ter ajudado!

• Brabo 2
Postado
1 hora atrás, Charles T disse:

Buenas, comece pelo início. Siga o PIAR, estude o que vai alocar. Se está com muitas dificuldades, talvez seja uma boa rever as aulas.

Se for investir em renda variável, vai ter que estudar as empresas, fiis, etfs.

Renda fixa estudar o contrafluxo, e ai por diante. Mas começa pelo PIAR.

a doideira é q raul fala q o piar não é uma verdade escrita em pedra 😅, mas sim , o piar da. um bom norte 

Postado
10 horas atrás, Aliesky Perez lopez disse:

Fala amigo... 

Minha sugestão é Faça Novamente. 

Eu estou refazendo com calma e tirando mais aprendizados e olha que modéstia a parte quando acabei eu acho que entendi várias coisas...  Você falou que não entendeu nada então...  

Boa Sorte 

Is we

• Brabo 1
Postado
11 horas atrás, Aliesky Perez lopez disse:

Refaça o curso.  E nesse meio tempo, se for da sua escolha, vá investindo em Tesouro. 

Eu não consegui terminar o curso em 8 semanas, reassiti várias aulas, fiquei um ano só investindo em renda fixa antes de investir em renda variável. Como sou  AUVP Sempre, quero rever tudo ainda esse ano e, se não fosse as obrigações acadêmicas, eu ja tinha feito isso.

Postado
15 horas atrás, Alan Martins Silva disse:

Fala amigo... 

Minha sugestão é Faça Novamente. 

Eu estou refazendo com calma e tirando mais aprendizados e olha que modéstia a parte quando acabei eu acho que entendi várias coisas...  Você falou que não entendeu nada então...  

Boa Sorte 

Is we

13 horas atrás, Lavine M. disse:

Refaça o curso.  E nesse meio tempo, se for da sua escolha, vá investindo em Tesouro. 

Eu não consegui terminar o curso em 8 semanas, reassiti várias aulas, fiquei um ano só investindo em renda fixa antes de investir em renda variável. Como sou  AUVP Sempre, quero rever tudo ainda esse ano e, se não fosse as obrigações acadêmicas, eu ja tinha feito isso.

Mais ou menos isso... Também sou AUvp pra sempre! (Me divirto muito com o Raul dando pancada nas lives kkkkk). Tenho quase tudo no Selic e algumas besteiras aqui e ali, só pra lembrar que sou humano kkkk.

Estou passando pelo curso desde o começo, e é sempre bom (nunca se banha duas vezes no mesmo rio). Acho que parte do meu medo é exatamente esse: ficar em círculos, terminando e recomeçando a ver as aulas, e deixando tudo no Tesouro Selic porque acho que ainda não estou pronto. pagando auvp pra sempre imagino q pouco a pouco perda o temor 

• Brabo 1
Postado
16 horas atrás, Aliesky Perez lopez disse:

Mais ou menos isso... Também sou AUvp pra sempre! (Me divirto muito com o Raul dando pancada nas lives kkkkk). Tenho quase tudo no Selic e algumas besteiras aqui e ali, só pra lembrar que sou humano kkkk.

Estou passando pelo curso desde o começo, e é sempre bom (nunca se banha duas vezes no mesmo rio). Acho que parte do meu medo é exatamente esse: ficar em círculos, terminando e recomeçando a ver as aulas, e deixando tudo no Tesouro Selic porque acho que ainda não estou pronto. pagando auvp pra sempre imagino q pouco a pouco perda o temor 

Desse jeito!

Mas que tal estabelecer algumas metas? É assim que eu consigo (na maioria das vezes) avançar com as minhas coisas, no geral... Estabeleço um prazo pra tirar tal coisa do papel e vamos que vamos, rs. 

Minha meta p/ 2025 foi iniciar no bitcoin e meu primeiro aporte foi em fevereiro. Invisto um valor simbólico p/ ir aprendendo.

• Brabo 1
Postado (edited)
On 17/06/2025 at 23:18, Aliesky Perez lopez disse:

@Aliesky Perez lopez seu sentimento é completamente normal e, na verdade, muito comum entre quem conclui os módulos da AUVP ou começa a investir com mais seriedade. A busca pelo “perfeito” paralisa muita gente, mas o que gera resultado real é agir com o que é “bom o suficiente” e ir ajustando com o tempo.

Revise seu objetivo principal

• Você quer crescimento patrimonial, renda passiva, ou preservação de capital?
  • Isso já te ajuda a filtrar o que buscar: ações, FIIs, renda fixa, ETFs, etc.

Comece montando sua reserva de emergência se ainda não tiver:

• Renda fixa com liquidez diária (Tesouro Selic ou CDB 100%+ do CDI com FGC)
  • Valor ideal: 6 meses do seu custo de vida

Estruture sua carteira com base no que aprendeu

Exemplo de alocação inicial simples:

• 30% Renda Fixa (Selic + prefixado ou IPCA)
  • 40% Ações Setores Perenes (bancos, energia, saneamento, seguros)
  • 10% ETFs (IVVB11 ou um ETF setorial)
  • 10% FIIs (se quiser renda)
  • 10% Caixa (para oportunidades ou rebalanceamento)

LEMBRANDO QUE ESSA CARTEIRA ACIMA É UM EXEMPLO E NÃO UMA RECOMENDAÇÃO.

Crie uma rotina simples

• Aporte mensal definido
  • Um dia no mês para rebalancear e revisar (não precisa ficar vendo cotação todo dia)
  • Estudar uma empresa por semana/mês (com calma)
  • Acorde cedo e leia jornais de investimentos (Informoney, Investidor10, Investnews, etc..)

Volte em conteúdos complementares

• Lives de segunda (enquanto tiver acesso a elas)
  • Posts da comunidade: pegue tópicos com "carteira", "iniciante", "primeiros passos"
  • Use ferramentas como o Diagrama do Cerrado, AUVPanalitica, Orçamento Domestico.

Compartilhe suas dúvidas aqui na comunidade

• Você fez certo em vir aqui. Não tenha medo de parecer perdido. O fórum é para isso. Turmas diferentes aprendem em momentos diferentes — o importante é aplicar e evoluir.

Basicamente tudo que esta escrito aqui é o que a própria AUVP te ensina, siga os ensinamentos que você não falhará e evoluirá.

E lembre-se: agir com o que você já sabe hoje te coloca anos à frente de quem ainda espera entender tudo para começar. Bora pra cima, sardinha! 🐟💪

Editado por Bruno Alex Pereira Rodrigues
  • Aí cê deu aula... 1
  • Criar novo...