Jump to content

Pergunta

Postado

Fala pessoal da AUVP! Espero que todos estejam bem.

Finalizei uma primeira versão da minha carteira e gostaria da visão de vocês de como ela está, se está bem diversificada e se ela faz sentido na visão de vocês. Críticas são bem vindas. Se alguém puder me ajudar com uma analise de correlação eu agradeço.

CONTEXTO

• Perfil de acordo com PIAR: equilibrado;
  • Objetivo: crescimento
  • Metas:
    • Ações internacionais: 20%
    • Ações nacionais: 28%
    • Criptomoedas: 7%
    • Renda Fixa: 40%
    • Renda Fixa Internacional: 5%

ATIVOS

INTERNACIONAIS

• WisdomTree India ETF EPI (Ponta)
  • Frankling India ETF FLIN (Ponta)
  • Gold ETF IAUM (Base)
  • 20 year treasury bond ETF TLT (Ponta)
  • IVV (ponta)
  • Futuramente adicionar ETFs mais globais tipo VWO ou IEMG para emergentes, outro para paises desenvolvidos ou gerais tipo o VT (ponta)

NACIONAIS

Base

• WEG3
  • ITSA4
  • BBAS3
  • KLBN4

Meio

• EGIE3
  • SAPR4
  • FLRY3
  • SLCE3

Ponta

• JBSS3 (Talvez no futuro)
  • AGRO3
  • PRIO3
  • VIVA3
  • MDIA3

CRIPTOMOEDAS (Ponta)

• BTC
  • ETH

RENDA FIXA (Base)

• CDBs LCIs e LCAs prefixados

RENDA FIXA INTERNACIONAL (Base)

• Treasury Bonds

• Respostas 3
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

Boa noite!

Dependendo do seu patrimônio, considero sua carteira muito bem diversificada. Nesse formato, você pode seguir tranquilamente por anos, sem grandes preocupações.

Talvez valha estudar, conforme o tamanho do seu patrimônio, a adição de algumas boas small caps pagadoras de dividendos. Elas podem contribuir com uma renda tempestiva adicional e ainda oferecer um bom potencial de valorização. Veja o que acha da ideia!

Abraços.

• 0
Postado
10 horas atrás, Bruno Gonçalves Das Neves disse:

Fala pessoal da AUVP! Espero que todos estejam bem.

Finalizei uma primeira versão da minha carteira e gostaria da visão de vocês de como ela está, se está bem diversificada e se ela faz sentido na visão de vocês. Críticas são bem vindas. Se alguém puder me ajudar com uma analise de correlação eu agradeço.

CONTEXTO

• Perfil de acordo com PIAR: equilibrado;
  • Objetivo: crescimento
  • Metas:
    • Ações internacionais: 20%
    • Ações nacionais: 28%
    • Criptomoedas: 7%
    • Renda Fixa: 40%
    • Renda Fixa Internacional: 5%

ATIVOS

INTERNACIONAIS

• WisdomTree India ETF EPI (Ponta)
  • Frankling India ETF FLIN (Ponta)
  • Gold ETF IAUM (Base)
  • 20 year treasury bond ETF TLT (Ponta)
  • IVV (ponta)
  • Futuramente adicionar ETFs mais globais tipo VWO ou IEMG para emergentes, outro para paises desenvolvidos ou gerais tipo o VT (ponta)

NACIONAIS

Base

• WEG3
  • ITSA4
  • BBAS3
  • KLBN4

Meio

• EGIE3
  • SAPR4
  • FLRY3
  • SLCE3

Ponta

• JBSS3 (Talvez no futuro)
  • AGRO3
  • PRIO3
  • VIVA3
  • MDIA3

CRIPTOMOEDAS (Ponta)

• BTC
  • ETH

RENDA FIXA (Base)

• CDBs LCIs e LCAs prefixados

RENDA FIXA INTERNACIONAL (Base)

• Treasury Bonds

Oi Bruno,

Quero começar com algo que chamou minha atenção logo de cara: 7% de cripto. Não sei qual o seu conhecimento sobre o tema, mas isso pode ser um valor elevado a depender do contexto. Se você não tiver costume de mexer com cripto, considero uma porcentagem elevada. Mas se você for safo, aí a história é outra. Sobre as criptos em si, é isso mesmo, BTC e ETH. Talvez um pouco de SOL também seria bom, mas em menor proporção.

Outro ponto: se você quer crescimento, por que resolveu colocar 40% em renda fixa? Não que ela não cresça, mas ela é mais estável do que renda variável. Se você tem por objetivo crescimento, talvez pudesse rever essa porcentagem também.

Sobre os ETFs: qual a razão de você ter dois ETFs diferentes para Índia? Alguma razão específica? Além disso, o EPI tem TER de 0,85% - muito alta para o meu gosto. Ao investir nos dois você está pagando uma taxa de 1,04% que, ao meu ver, é "à toa". A correlação entre eles é altíssima (0,98 de 1) e não acho que faça muito sentido. Pessoalmente, para ETFs internacionais, acho que um já é suficiente (o VT que você mencionou), ou no máximo 3: S&P 500, países desenvolvidos ex-USA, e países emergentes. Em relação à renda fixa, também me parece ter certa redundância ao investir no TLT e em Treasury Bonds (imagino que seja diretamente, na parte d renda fixa internacional).

Sobre as ações, não tenho muito o que comentar porque são praticamente as mesmas que tenho, rsrsrs. De diferente, eu optei por SAPR11 em vez de SAPR4; não invisto em FLRY3 (optei por RDOR3 e ODPV3 na área da saúde); não invisto em JBSS3; e ainda não tenho VIVA3 (mas pretendo no futuro).

Na renda fixa brasileira, por que investir apenas em prefixados? Pelo contrafluxo é a melhor opção atual, ao meu ver, mas não quer dizer que os outros também não mereçam sua atenção, rsrsrs. Um IPCA+ também cai bem nesse momento. Sugeriria você rever esta opção para não ficar focado apenas em um tipo de ativo.

Um último ponto, mas voltando à parte internacional: não sei seu patrimônio, mas cuidado para não gastar demais com taxas, impostos, spread, etc., ao investir em dólar, pois isso pode acabar trazendo mais prejuízos do que benefícios em curto prazo.

Espero ter ajudado!

• Criar novo...