Jump to content

Finanças Pessoais - Planilha do Orçamento (Meu sistema X Sistema do Raul)


Recommended Posts

Chegamos num assunto que eu amo... Já havia compartilhado antes que faço o controle no Organizze... Mas neste módulo tive o desafio, encaixar meu controle com o proposto pelo Raul.. Não está sendo uma tarefa fácil. Hoje gosto de separar os gastos entre: Básico, Extra, Futuro Impostos, Empreendimentos, Prejuízo, Outros, Programa de Fidelidade e Solidariedade.
E criei algumas regras pra mim: tentar fazer o básico ser menor que o extra, afim de conter os excessos. Manter meus gastos com futuro acima dos 25\% eu já faço.. Ainda invisto pouco com empreendimento, mas isso vai aumentar, por causa da startup educacional que estou criando. Prejuízo é a categoria pra saber quanto custa pisar na bola, deixar de usar algo que comprou, pagar uma multa, deixar algo perder, ou perder algo... Essas coisas. E um orçamento para solidariedade, afim de ter como contribuir com algo que eu queira ao longo do mês.
Eu ajudo meus pais, estou querendo mover os país do básico para uma categoria do nível principal.
Eu não tenho metas, prazeres futuros e reserva de oportunidade explicitamente separados como proposto no exercício. Está tudo dentro do bolo Futuro, onde eu separo 90\% pro longo (>15 anos) e 10\% pro curto prazo (3-5 anos), afim de lá poder usar esse dinheiro como quiser.
Prazeres e conforto estão juntos, e eu estou tratando como Extra: coisas que consigo viver sem numa crise.
Minha dúvida é, se meu processo tá muito distante do proposto, se vocês conseguiram mudar seu sistema (pra quem já tinha)...
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 6
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Khyquer Ronaldy De Oliveira Camargo eu acho que essa planilha é uma referencia (e uma ferramenta importante para quem não usa nada), mas para quem já respira isso faz tempo, como é seu caso, penso que é mais uma referencia ainda, você já pratica e já faz, acredito que tenha que controlar os percentuais como tem feito e mandar bala!
Deixa eu perguntar uma coisa fora do assunto rs, sua startup seria sobre o que ? Eu empreendo e gosto muito, talvez possa existir uma sinergia... Vamos abrir um tópico la no Empreendedorismo pra falar um pouco sobre isso se quiser
Link para compartilhar
Share on other sites

Pelo que entendi o Raul manteve algumas planilhas para simplificar, poderia até ter colocado em um sistema, mas para uma maioria em aula realmente se torna mais simples. Agora quem já tem um rotina com sistemas de controles financeiros, fica simples extrair estes relatórios, que é o ponto chave para entender o conceito desta aula.
Link para compartilhar
Share on other sites

Khyquer Ronaldy De Oliveira Camargo Eu não mudaria. Acredito fortemente que o Raul fez um convite ao pessoal que não usa o sistema. Eu ainda mantenho tudo em excel por ser uma ferramenta do meu dia-dia e está muito mais simples do que o que você faz. Não vou migrar para o sistema que o Raul indicou pq não tem o meu banco lá e me daria muito trabalho manual para fazer isso. A ideia é fazer o aluno prestar atenção aos seus ganhos, aportes e despesas e com isso melhorar o futuro. Você já faz isso.
Link para compartilhar
Share on other sites

Acredito que a proposta da planilha é controlar os gastos e analisar onde estão os gargalos, buscando a melhoria contínua. Sendo assim, o sistema que você usa, mesmo com tópicos diferentes, te levam ao mesmo objetivo final. Então, apesar de não estar parecido, resolve o problema, atinge o resultado, faz sentido pra você? Eu acho que é isso. Inclusive estou fazendo um 'benchmark' aqui e levando a ideia de prejuízo para as minhas anotações, faz muito sentido isso, ver o quanto custa um erro.
Obrigada por dividir esse conhecimento ; )
Link para compartilhar
Share on other sites

O que eu acho que você precisa ter em mente é que isso aqui é um curso desenhado para atingir todo tipo de público, inclusive quem tem ZERO conhecimento de finanças combado com escolaridade precária. Assim, os primeiros módulos, bem como as ferramentas disponibilizadas nele, são simples, muitas vezes com objetivo de nivelamento. Na medida que o curso vai seguindo adiante e os alunos passando nas avaliações, você vai notar que conteúdo e ferramentas vão ficando um pouco mais complexas até chegar na ferramenta da carteira e no diagrama do Serrado.
Assim, se você já pratica controle de finanças há muito tempo e tem seu próprio método de controle, minha sugestão seria não se apegar demais a encaixar um modelo no outro. Apenas observa se o modelo do curso tem algum fundamento que pode agregar qualidade ao controle que você já vinha fazendo. Enfim, aproveita aquilo que vai aprimorar seu controle sem se prender a detalhes...
Quem dá muito essa dica é o Ray Dalio... Às vezes a gente já tem um sistema ou ideia que resolve 95\% dos problemas, mas gasta um tempo enorme para elevar isso até 100\%. Mas o tempo e o esforço gastos para ganhar esses 5\%, sem que isso agregue nada de valor prático, pois esses 5\% de problemas quase nunca acontecerão no nosso dia a dia, você teria aproveitado melhor fazendo outras coisas ou desenvolvendo novos projetos.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...