Jump to content

Orçamento familiar


Recommended Posts

Tenho contas em vários lugares… dinheiro aplicado… vou citar: ITI, Pagbank, 99pay, C6, Inter entre outros como Nomad, Wise… tenho diversos cartões de crédito também sem ter conta nos bancos emissores. Fora as corretoras ? Não tenho tempo pra fazer esse controle todo dos gastos manualmente ? é muita coisa! Alguma sugestão de como fazer esse controle de “gargalo” da aula 2 do módulo 2? Porque no guia bolso não tem os principais bancos que uso.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 8
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Bom dia Luana! Nossa, vamos precisar dividir em partes... a questão para tentar equacina-la. 1. Sobre as diversas contas, comece analisando os motivos que levaram você a abri-las. Se os motivos continuam se sustentando ou se já pode encerrar algumas. Principalmente devido a uma ou duas contas (3 no máximo) normalmente serem suficientes para suprir todas as necessidades de movimentações bancárias. 2. Diversos Cartões. Veja se consegue centralizar os gastos em um ou dois Cartões. Se for manter mais que 2, que sejam do banco que você manterá relacionamento (lembra, dois... até 3 bancos no máximo). 3. Faça isso já nesse mês, selecione 2 cartões para centralizar os gastos, veja aqueles 2 que fazem tudo o que os outros fazem e com vantagens, mas dê preferência para o cartão da conta que você manterá ativa. Se precisar ligue para o cartão e veja transferência de divida de um cartão que vai cancelar e para o que ficará ativo, normalmente você ganha desconto ou parcelamento para equacionar dívida se precisar... Espero que estas dicas tenham ajudado. Se quiser perguntar outras questões sobre o caso fique à vontade.
Link para compartilhar
Share on other sites

É Luana Cogo Lima você está em um mato sem cachorro.
Usar movimentar várias contas para ter esses benefícios tem este problema. Por isso vale a pena por na ponta do lápis se os ganhos que tem tido são superiores às adversidades que encontrará como está tendo agora.
Eu movimento só duas contas. NuBank é um cartão de crédito da Porto. Isso pra gasto cotidiano. Mas tenho diversas outras contas pra investimento e tal.
Eu faço manual. Uso um aplicativo de controle de gastos e lanço tudo que eu gasto manualmente já categorizando.
Se pegar todo dia 5 a 10 minutinhos pra atualizar o app você já resolve. É também não precisa fazer isso todo mês. Só até achar os gargalos e acabar com eles depois nós meses seguintes é só pegar as porcentagens e dividir o dinheiro.
Link para compartilhar
Share on other sites

Amiga. vc usa todos esses bancos e corretoras com frequência? Quem sabe se vc separar cada conta/cartão para uma (algumas) coisa(s) específica(s)? Exemplo: minha conta no Nubank é exclusiva para poder fazer TED sem taxa e é onde tenho minha renda fixa com liquidez e rendimento diários. Exemplo 2: eu tenho um cartão de crédito que é somente para compras à vista. As compras parceladas são todas feitas em outro cartão.
Link para compartilhar
Share on other sites

Luana Cogo Lima,

uma das opções que provavelmente não resolve o problema mas talvez ajude no médio prazo é solicitar no próprio Guia Bolso que seu banco seja integrado ao aplicativo deles. Ao fim da página de adição de nova conta bancária é possível clicar em "Não encontrei meu banco" e indicar uma instituição financeira.

Já para o controle de milhas e outros tipos de benefícios, existe um aplicativo de controle denominado "Oktoplus". Talvez valha listar quais os benefícios de cada cartão (fora o limite usado para "girar" a estratégia de milhas) de cada um dos bancos, pois muito provavelmente há interseções entre esses benefícios.

Apenas para tentar exemplificar uma possível solução de médio prazo, dependendo dos cartões que você possuir, talvez algum cartão como o C6 Black te atenda bem (isenta anuidade acima de R$ 8000,00 de gastos, 2,5 ptos por dólar gasto e 4 entradas por ano em Sala VIP, no Lounge Key), de modo que seria possível traçar um caminho para criar relacionamento com o banco e posteriormente unificar seus gastos, como pontuado pelo restante dos colegas. Tal conta ainda não vincula com o Guia Bolso, mas parece estar no radar. Os benefícios de cada cartão podem ser encontrados facilmente nos vídeos do canal "Cartões de crédito alta renda" ou no Blog do dono desse canal.

Uma última possibilidade, seria criar algum tipo de RPA que automatize essa extração pra você (não indico, pois você precisaria do seu login/senha no código) ou ainda verificar em cada banco se o mesmo possui alguma API que forneça as informações de extrato, mediante alguma senha secundária, com permissão apenas de visualização. Caso exista, é possível criar a automação usando o próprio Excel ou Power BI.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...