Jump to content

Pergunta

Postado

Eu já entendi o fenômeno, porém tenho dúvida de como isso se aplica no decorrer do tempo.

Esse título, por exemplo, que compre em março: 

image.png.5f8cc3e5c91cd8a76d7a650208ebe35d.png

Eu to com IPCA +43,95% nele atualmente. Ele não tá próximo do vencimento, mas já pagou uma rentabilidade muito elevada nesse período.

Pela minha lógica, não compensa vender ele, se eu vou comprar mais IPCA 2050. Pois eu vou vender ele por x e em seguida vou gastar x para pegar ele de volta. To trocando bananas por bananas, certo?

A mesma lógica pode ser aplicada à esse título, IPCA 2035?

image.png.89ca81fafd4c714a8347228359af63f0.png

Veja, esse eu já não pretendia vender mesmo, mas daria (IPCA +17,91 em apenas alguns meses). Se eu estou comprando IPCA 2040 (que substitui o 2035) por R$ 1650 hoje, será que vale a pena? Visto que compre esse 2035 quando o título valia R$ 2060?

Desculpa a confusão. O que eu quero fazer faz sentido?? Devemos apenas comprar quando as taxas estão altas, depois vender e esperar um novo ciclo de alta para repetir o processo?

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
9 horas atrás, Ademilton Carvalho disse:

Esse título, por exemplo, que compre em março: 

image.png.5f8cc3e5c91cd8a76d7a650208ebe35d.png

Eu to com IPCA +43,95% nele atualmente. Ele não tá próximo do vencimento, mas já pagou uma rentabilidade muito elevada nesse período.

Pela minha lógica, não compensa vender ele, se eu vou comprar mais IPCA 2050. Pois eu vou vender ele por x e em seguida vou gastar x para pegar ele de volta. To trocando bananas por bananas, certo?

@Ademilton Carvalho complementando os colegas. No caso do IPCA 2050, ou de qualquer outro Tesouro, não faz sentido você vender antecipado e comprar o mesmo título, pois na venda você está recebendo um valor X e para comprá-lo novamente pagará o mesmo valor X, porém terá pago o IR de 22,50% por conta do prazo decorrido.

9 horas atrás, Ademilton Carvalho disse:

A mesma lógica pode ser aplicada à esse título, IPCA 2035?

image.png.89ca81fafd4c714a8347228359af63f0.png

Veja, esse eu já não pretendia vender mesmo, mas daria (IPCA +17,91 em apenas alguns meses). Se eu estou comprando IPCA 2040 (que substitui o 2035) por R$ 1650 hoje, será que vale a pena? Visto que compre esse 2035 quando o título valia R$ 2060?

Pelo prazo do título você ainda está na alíquota máxima do IR (22,50%), então é preciso avaliar o tamanho da mordida vale a pena a saída dele.

De qualquer maneira a avaliação vai além disso. Quando analisamos a marcação a mercado a ideia é que resgatando um título antecipadamente, pois está com uma rentabilidade maior, nós iremos alocar o valor em outro título que vá render mais no mesmo prazo do título original. Ou seja, mesmo estando com uma boa marcação a mercado, como é o caso do título IPCA 2050, se não houver nenhum título atualmente que você consiga um valor maior, não faria sentido trocar, pois você estaria recebendo um valor igual ou menor com o título novo, então é melhor manter o título atual, pois já estamos escalando a tabela do IR, e mudando para um novo título, vamos iniciar a escalada novamente.

Especificamente em títulos muito longo, como o IPCA 2050, a avaliação de um novo título acaba sendo um pouco mais complicada, pois se olharmos um CDB, por exemplo, não teremos uma opção tão longa assim, então será preciso analisar qual seria o o valor teórico até o vencimento do novo título para avaliar se receberá um valor maior que do Tesouro IPCA 2050.

Espero ter ajudado.

• Aí cê deu aula... 1
  • 1
Postado

bom dia @Ademilton Carvalho

Cara, não entendi muito bem o que queres fazer não.

Mas marcação a mercado é algo que nao faz sentindo nesse momento de juros muito alto.

Investir na renda fixa pensando marcação a mercado é loucura.

Esse valores que mandou é muito pouco,  os impostos que vc provavelmente pagará não compensa essa suas movimentações - IR 22,5%.

sempre que investir na renda fixa, tenha o objetivo de levar o titulo até o fim.   marcação a mercado acontecem quando ha uma mudanca no ciclo economico, e agora não é o momento e nem sabemos quando será e se irá acontecer (acreditamos que as taxas vão cair, mas isso pode não acontecer).

por fim, sugiro mesmo levar até o fim esses titulos.

excelente dia

• Brabo 2
  • 0
Postado
8 horas atrás, Flavio Prado disse:

De qualquer maneira a avaliação vai além disso. Quando analisamos a marcação a mercado a ideia é que resgatando um título antecipadamente, pois está com uma rentabilidade maior, nós iremos alocar o valor em outro título que vá render mais no mesmo prazo do título original

Então, no caso do meu segundo exemplo. Ainda não compensaria trocar meu título 2035 que rende +7,67 por um título um título 2040 que rende 6,95%. Mesmo que o valor do título 2040 esteja mais barato, eu devo olhar é para a taxa que estão pagando. É isso né?

Eu coloquei no comparador de títulos aqui e ele me confirma. Faço certo em usar o comparador para saber se compensa ou não fazer a marcação a mercado?
image.png.e6a14126d40abe2278bf4e77ba13fb10.png

image.png.d0b4ad64f6f615fa0d292fd55b453ae2.png

• 0
Postado
12 horas atrás, Itallo Epaminondas De Queiroz Rêgo disse:

Mas marcação a mercado é algo que nao faz sentindo nesse momento de juros muito alto.

Eu nem estou correndo muito atrás disso, @Itallo Epaminondas De Queiroz Rêgo. Porém, eu preciso aprender como se deve fazer e, como um dos meus títulos já abriu uma grande diferença para com o valor teórico, achei muito propício tirar essa dúvida o quanto antes. É meramente didático.

12 horas atrás, Itallo Epaminondas De Queiroz Rêgo disse:

Investir na renda fixa pensando marcação a mercado é loucura.

Para algumas pessoas pode ser, mas eu tenho todo tempo do mundo para me aproveitar da marcação a mercado. É um trade sem risco. Eu invisto pensando na marcação a mercado e minha garantia é simplesmente não vender, pois não tem como perder dinheiro, capiche?😉

• Brabo 1
  • 0
Postado
17 minutes ago, Ademilton Carvalho disse:

Então, no caso do meu segundo exemplo. Ainda não compensaria trocar meu título 2035 que rende +7,67 por um título um título 2040 que rende 6,95%. Mesmo que o valor do título 2040 esteja mais barato, eu devo olhar é para a taxa que estão pagando. É isso né?

Eu coloquei no comparador de títulos aqui e ele me confirma. Faço certo em usar o comparador para saber se compensa ou não fazer a marcação a mercado?

@Ademilton Carvalho a diferença entre as duas rentabilidades é muito pequena, não vejo vantagem em fazer a manobra agora, pois ainda tem tempo para os juros baixarem e melhorar o ganho com a marcação a mercado, e se eventualmente não baixar até lá, você tem um ótimo título em carteira.

• Brabo 1
  • 0
Postado
19 minutes ago, Ademilton Carvalho disse:

Eu nem estou correndo muito atrás disso, @Itallo Epaminondas De Queiroz Rêgo. Porém, eu preciso aprender como se deve fazer e, como um dos meus títulos já abriu uma grande diferença para com o valor teórico, achei muito propício tirar essa dúvida o quanto antes. É meramente didático.

Para algumas pessoas pode ser, mas eu tenho todo tempo do mundo para me aproveitar da marcação a mercado. É um trade sem risco. Eu invisto pensando na marcação a mercado e minha garantia é simplesmente não vender, pois não tem como perder dinheiro, capiche?😉

Entendi. certeza. 

• Criar novo...