Mateus Souza Postado 6 horas atrás Author Postado 6 horas atrás On 24/06/2025 at 12:00, Leonardo Borella Santos disse: OI BELEZA ME CHAMA PRO CHURRASCO Mano vem para São Paulo que a gente organiza sem crise, mais que convidado! On 24/06/2025 at 12:00, Leonardo Borella Santos disse: Quando eu começar a ter opinião sobre temas que não são do meu interesse, eu vou ficar preocupado Que seria sobre o que por exemplo? 1
Mateus Souza Postado 6 horas atrás Author Postado 6 horas atrás On 24/06/2025 at 18:03, Bruno Alex Pereira Rodrigues disse: Olá, amigo! Na minha opinião, faz sentido ter opinião sobre tudo o que realmente impacta e é relevante para a sua vida. Ganhar tempo e inteligência dedicando-se apenas ao que importa também evita o desperdício de energia mental — você poderá investir esse foco em atividades muito mais produtivas, em outras palavras: Ter opinião sobre tudo, TUDO QUE REALMENTE FAZ DIFERENÇA E É RELEVANTE PARA SUA VIDA. Bom ponto Bruno!
Mateus Souza Postado 6 horas atrás Author Postado 6 horas atrás On 25/06/2025 at 01:05, Mateus Paz Santos disse: Eu não sei de tudo. Pq deveria então ter uma opinião formada de tudo? Eu tbm não sei, mas acho engraçado conversar com quem tem opiniões sobre todos os assuntos.
Mateus Souza Postado 6 horas atrás Author Postado 6 horas atrás On 25/06/2025 at 04:14, Matheus P S disse: Oi Xará, Rapaz, tem muito Matheus/Mateus nessa comunidade, né? Só percebi isso agora! On 25/06/2025 at 04:14, Matheus P S disse: Acho que o grande problema é o acesso indiscriminado às redes sociais. Esse é um tema interessante, e eu até gostaria de opinar, mas no momento só tenho estudado e acompanhado o que psicólogos falam sobre. On 25/06/2025 at 04:14, Matheus P S disse: Eu não sei como resolver isso, mas acho que não tem fim e só tende a piorar. Eu também não. De certa forma, a gente precisa se policiar, mas fora isso, não temos controle.
Mateus Souza Postado 6 horas atrás Author Postado 6 horas atrás 16 horas atrás, Daniel S disse: visão de mundo ou se posicionar sobre algum tema, não significa morrer com essa idéia e nem necessariamente veicular ela como verdade absoluta! O contexto que me levou a fazer essa pergunta foi o seguinte: em um ambiente X, deram opiniões sobre guerra, futuro da economia e até sobre quais são as melhores raças de cachorro para não dar muito trabalho. Sim, totalmente aleatório, mas o curioso é que, nesses temas, todo mundo parecia ter uma opinião "formada". 16 horas atrás, Daniel S disse: Por isso preferi fazer uma leitura do post pelo lado de exercitar a liberdade de expressão, contar com uma regulação social lenta e gradual que leva a uma melhoria implícita e validar que as pessoas expressem mesmo o máximo de opiniões em um mercado livre, amplo e irrestrito. Sob essa ótica, eu gosto que todos sejam o mais livres possível especialmente no Twitter, onde, com o "anonimato", as pessoas tendem a falar o que realmente pensam. Isso torna mais fácil diferenciar quem você quer por perto ou não. Sobre liberdade, indico até um livro filosófico chamado Coletivismo. Se você curte esse tema, é uma boa leitura para refletir não como uma verdade absoluta, mas como um ponto de partida para pensar. 1
Daniel S Postado 6 horas atrás Postado 6 horas atrás 10 minutes ago, Mateus Souza disse: Sobre liberdade, indico até um livro filosófico chamado Coletivismo. Se você curte esse tema, é uma boa leitura para refletir não como uma verdade absoluta, mas como um ponto de partida para pensar. valeu pela dica meu caro, não sei se consigo identificar o livro só pelo título... se quiser me manda o autor! o tema me interessa bastante sim, e se for uma base filosófica legal vou acabar lendo, de fato pode me ajudar até como contraponto a linha de pensamento que em geral eu acompanho mais e que "ataca o coletivismo com argumentos sólidos" essa linha é bem desenvolvida pela Ayn Rand (várias obras...) em especial acho que "A virtude do egoísmo" deveria ser leitura fundamental em sociedades capitalistas pois desmistifica muito o termo e esclarece a moralidade do autointeresse racional sobre o contexto do post acho que acabei "sequestrando" o tema pra falar de outra coisa, desculpa se foi o caso, tmj!! 1
Mateus Souza Postado 5 horas atrás Author Postado 5 horas atrás 12 minutes ago, Daniel S disse: valeu pela dica meu caro, não sei se consigo identificar o livro só pelo título... se quiser me manda o autor! O autor é o Dennys Xavier e Priscila Cysneiros, livro todo vermelho. 14 minutes ago, Daniel S disse: essa linha é bem desenvolvida pela Ayn Rand (várias obras...) em especial acho que "A virtude do egoísmo" deveria ser leitura fundamental em sociedades capitalistas pois desmistifica muito o termo e esclarece a moralidade do autointeresse racional sobre o contexto do post acho que acabei "sequestrando" o tema pra falar de outra coisa, desculpa se foi o caso, tmj!! Então acho que você vai gostar! Ele faz várias citações à obra dela. Ainda não li nenhum livro específico, mas está na minha lista para as próximas leituras. 1
Daniel S Postado 5 horas atrás Postado 5 horas atrás (edited) 19 minutes ago, Mateus Souza disse: livro todo vermelho. tenho medo!! brincadeira... interessou sim Editado 5 horas atrás por Daniel S
Matheus Marcelino Postado 5 horas atrás Postado 5 horas atrás Particularmente acho que essa necessidade de ter opinião sobre tudo está tornando as pessoas mais vazias do que o oposto. A impressão que tenho é que na maioria das vezes que vejo alguém dando suas "opiniões" sobre guerras, política, ciência, etc, na verdade elas estão só repetindo um discurso pronto de outra pessoa. Em muitos casos a pessoa se enrolaria para explicar se você começasse a questionar o porquê de ela pensar de tal forma, porque nem ela sabe dizer ao certo, ela só acolheu aquele discurso. Outro problema que vejo nisso é que muita gente toma essa opinião como verdade absoluta e o diálogo acaba ficando muito mais próximo de uma briga do que de um debate. As pessoas tem pouco conhecimento sobre determinado assunto, mas agem como se conhecessem o suficiente (efeito Dunning-Kruger). Confesso que costumo ficar na minha quando determinados assuntos surgem ao meu redor, a não ser que sejam pessoas realmente próximas ou que demonstrem estar dispostas a aprender mais ao invés de só cuspir certezas. É melhor ter paz do que razão.
Leonardo Borella Santos Postado 4 horas atrás Postado 4 horas atrás 1 hora atrás, Mateus Souza disse: Mano vem para São Paulo que a gente organiza sem crise, mais que convidado! Que seria sobre o que por exemplo? olha, sobre o que seria eu não sei geralmente procuro saber a fundo o que eu gosto e as outras coisas eu prefiro a surpresa de conhecer em uma roda de boteco kkkk
Jônatas Welte Postado 3 horas atrás Postado 3 horas atrás Só pesquiso aquilo que tenho interesse pessoal. Pesquiso loucamente e profundamente. Todo o resto é ignorado, mas se alguém quiser me contar ficarei feliz em ouvir e em fazer o máximo de perguntas possíveis. A pessoa fica feliz por falar e eu fico feliz em conhecer como a pessoa enxerga aquilo já que não considero nenhuma opinião como verdade.
Recommended Posts