Jump to content

Aluguel de E-Books


Recommended Posts

Ante de começar, adianto que essa ideia tem um cheiro bravo de processos por violação de direitos autorais. Mesmo assim acho que vale a pena a discussão e talvez tenho pessoal aqui na comunidade com conhecimento jurídico para agregar no conteúdo.

Estava eu por esses dias no meu tempinho para pensar em novas fontes de renda, havia acabado de ler algumas páginas do livro "Pai Rico, Pai Pobre" onde o autor conta sobre sua biblioteca de gibis que ele cobrava das crianças um valor para entrarem e ler quantos gibis eles quisessem.

Como sou do mundo digital, programador de sites, sistemas e aplicativos. Sempre pego como exercício, negócios do mundo real e vejo como desenvolve-los de forma digital. Então me levei a alguns questionamentos sobre:

1º Uma biblioteca adquire livros físicos e disponibiliza para milhares de pessoas. Essa distribuição não seria uma quebra de direitos autorais? Talvez tenha algum respaldo jurídico para bibliotecas, eu não pesquisei. Outra coisa. Se a biblioteca cobrar mensalidade dos clientes? Ainda assim é legal?

2º Sebos comercializam livros usados. A venda como a distribuição também são crimes de violação de direitos autorais.

3º Nós podemos adquirir exemplares físicos das obras literárias e emprestar quantas vezes quisermos e até revende-los sem o menor pudor.
Pensando sobre esses três pontos, seria violação de direitos autorais criar uma plataforma onde usuários poderiam alugar livros digitais para outro usuários? Eu sou adepto do e-book. Desde sua popularização eu não compra mais nenhum livro físico. Porque eu não poderia vender e ou alugar/emprestar meus livros digitais?
Eu sei que existem outras questões mais complexas quando a geração de cópias. Um livro físico é um livro. Se você fizer copias sim, você comete crime e no digital é muito mais fácil de copiar, na verdade o ato de abrir o ebook para leitura já é uma cópia pois você tem o arquivo físico no disco então o software irá ler seus dados, carregar a cópia dos dados na memoria para poder exibir na tela.
Mas se a plataforma impedisse o usuário de baixar a cópia do ebook alugado? Ainda sim seria um crime? Como um streaming. Você não vai baixar de fato o vídeo e mesmo quando faz download para assistir offline, só consegue assistir usando o aplicativo de streaming, não consegue pegar essa cópia e enviar para outras pessoas.

Um pouco sobre o funcionamento da plataforma:

O locatário iria registrar seus e-books na plataforma. Só poderia registrar um exemplar de cada ebook para evitar criar mais livros do que existe, do que foi adquirido previamente.

Esses ebooks seriam catalogados e receberiam um código, como em uma biblioteca convencional. Então teriam lá 10 exemplares do livro Pai Rico Pai Pobre disponíveis para locação. Esses exemplares foram disponibilizados por 10 locatários distintos.
O cliente, locador, iria acessar a plataforma, chegar a disponibilidade dos exemplares e alugar por um espaço curto de tempo. "Eu quero reservar livro tal no dia de hoje das 15h até às 16h". O sistema iria pegar um dos exemplares disponíveis e deixa-lo indisponível para locação no período da reserva, impedindo que outros usuários o aluguem.
Funcionaria como livros físicos. Se tem 10 exemplares, só pode emprestar 10. Se a pessoa levou pra casa, você só pode emprestar quando ela devolver.
Um ponto importe é. O cliente não pode baixar o livro. Ele iria ler sobre demanda, para não poder copiar e distribuir.
E então. O que vocês acham? Sei que é um texto muito grande pra uma sexta-feira.

PS: Vou suar esse poste para me assegurar que ninguém roube minha ideia. kkkk....
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 4
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Um fato que esqueci de citar é que nos EUA tem uma empresa que age como locadora de videogames online. A Nintendo tentou processa-la mas perdeu. O sistema que essa locadora online usa é no qual eu me baseei. Eles tem exemplares físicos em sua posse então os cliente pagam pra jogar no próprio site. E enquanto tem alguém jogando o exemplar do jogo fica indisponível.
Link para compartilhar
Share on other sites

Heberth Jorge Feres um palpite sem pesquisar nada... a grande diferença entre um livro fisico e um e-book é que o segundo pode ser alugado um monte de vezes AO MESMO TEMPO, pois ele é digital, a menos que surjam livros NFT kkkk unicos....
Mas acho que o grande problema é isso... Inclusive na Amazon você pode (pelo menos podia) emprestar um e-book para seu amigo... como eles são donos da porra toda, o aplicativo tira da sua biblioteca por X tempo, e fica "emprestado" para seu amigo...
Acho que ferrei seu empreendimento :-) :-) sorry
https://pt.wikihow.com/Emprestar-um-Livro-do-Kindle

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...