Erik Shine Postado 19 horas atrás Postado 19 horas atrás (edited) Muito se fala que “dinheiro não traz felicidade”, mas será que essa frase ainda faz tanto sentido no mundo em que a gente vive hoje? Ontem mesmo ouvi o @Raul falando sobre isso, sobre como a vida muda quando a gente entende que o dinheiro não precisa ser um fim, mas um meio. Meio de viver melhor, com mais liberdade, com mais tempo, com menos peso nas costas. E isso mexeu comigo. A verdade é que, por mais que a felicidade não esteja à venda, o dinheiro tem sim um papel importante. Ele traz conforto, segurança, tranquilidade e, às vezes, até abre espaço pra gente respirar e aproveitar o que realmente importa. O ponto talvez não seja ter muito ou pouco, mas saber o que fazer com o que se tem. Fiquei pensando: será que a verdadeira conquista não é justamente essa? Ter dinheiro e saber viver? Viver de verdade, com leveza, propósito e consciência. Pra você pensar... O que o dinheiro já te proporcionou que aumentou sua felicidade? Em que momento ele não resolveu nada? Qual é o verdadeiro equilíbrio entre realizar sonhos materiais e cultivar aquilo que o dinheiro não compra? Editado 4 horas atrás por Erik Shine 1 1
Erik Shine Postado 18 horas atrás Author Postado 18 horas atrás (edited) Começando por mim, a 10 anos atrás eu não imaginava que teria a vida que tenho hoje, e sou grato a Deus, ao trabalho e ao pensamento que foi mudando com o passar do tempo, principalmente de estudar sobre investimentos (antes tarde do que mais tarde rs) Pensando nas perguntas que deixei aqui, acho que o dinheiro já me proporcionou muitas coisas que realmente aumentaram minha felicidade. Não estou falando só de comprar coisas, mas de experiências. Poder viajar sem sufoco, pagar um jantar pra minha família, investir na minha saúde, ajudar alguém quando eu quis, isso tudo tem um peso emocional muito grande. E sim, isso me fez feliz. Mas também vivi momentos em que o dinheiro não resolveu nada. Quando a cabeça não tá bem, quando as relações estão difíceis, coisa que o dinheiro não toca. A paz, por exemplo, não dá pra comprar. A presença de alguém que você ama também não. Isso me ensinou que o equilíbrio está em usar o dinheiro como um aliado, não como um objetivo final. Hoje, vejo que conquistar estabilidade financeira é, sim, uma vitória. Mas mais ainda é saber viver com consciência. É entender que o dinheiro pode ampliar nossas possibilidades, mas ele sozinho não preenche os vazios que a vida às vezes deixa. Ter dinheiro e saber viver, pra mim, virou sinônimo de liberdade: de escolher com quem estar, onde colocar minha energia, como cuidar de mim e dos que amo. A conquista não é só material. É emocional, é espiritual, é relacional. E quando tudo isso caminha junto, a vida ganha outro ritmo, mais leve, mais verdadeiro, mais nosso. Ainda não tenho minha liberdade financeira, e não estou perto de ter, mas estou melhor do que ontem, e pior do que amanhã! Editado 18 horas atrás por Erik Shine 2
Recommended Posts