Jump to content

Pergunta

Postado

Boa noite a todos da comunidade, estou no começo do módulo 4 e recentemente estava estudando a Weg e ativos como ela, (PVP, PL, e Preço elevados) e comecei a pensar sobre como uma ação se valoriza, se o mercado é irracional e de humanas como o Raul já disse varias vezes, e para uma ação se valorizar eu preciso que mais pessoas do mercado compre a mesma ação que eu, como uma empresa como a Weg com preço alto e que paga pouco dividendo poderia se valorizar? Porque eu entendo que ela tenha uma ótima gestão e que a receita só cresce ano após ano, mas ela não oferece o que 90% do mercado brasileiro busca que é dividendo. Ou seja não importa se eu vejo ela como uma empresa incrível que só vai crescer, se as outras pessoas não verem isso ela não se valoriza, por que quem precifica e o mercado. A estratégia seria esperar a Weg se consolidar até pagar bons dividendos? Por que assim que ela ficaria mais atrativa para o mercado. No final das contas a Weg pode apresentar um RI incrível que só visa crescer mais e mais, mas do que adianta se ela não distribui esse crescimento.

Esse é só um pensamento que eu tive e queria compartilhar com vocês, para saber o que vocês acham e pensam. Talvez a longo prazo uma empresa com boa gestão e que não paga bons dividendos vá crescer independente, mas vendo o mercado pessoa física e irracional como ele é, isso não parece ser o mais provável. Uma boa noite e fiquem com esse pensamento doido e talvez burro que eu tive.

• Brabo 1

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
Postado

Boa noite @Pedro Borges tudo beleza ?

Primeiramente, tem vários fatores que levam uma empresa a pagar dividendos, como atrair novos investidores, recompensar acionistas, ou se manter atraente no mercado, nenhum deles é positivo pro crescimento da empresa em si, só pro investidor, tirando que geralmente quando você receber o dividendo, o ideal é recomprar a ação com o dividendo.

O dividendo não é um fator relevante pra demonstrar a eficiência de uma empresa, não ajuda no crescimento e nem nos investimentos de uma empresa, na verdade ele reduz, uma empresa pode tirar milhões ou ate bilhões pra mandar de dividendo, e nisso ela deixa de investir em sua própria estrutura, e tem vários exemplos de empresas mal geridas que usam o dividendo pra manter os investidores, mas isso não é sustentável a longo prazo, porque o caixa livre acaba, lucro diminui e no final consumir o próprio patrimônio pra isso seria catastrófico.

Existem vários tipos de investimentos e estratégias, que visam dividendos ou crescimento de patrimônio, geralmente cotação irá seguir o lucro, então não importa quanto uma empresa esteja sendo especulada no mercado, se o lucro não acompanhar ela vai cair com muita força, por que o longo prazo acaba corrigindo a irracionalidade do mercado.

O que acontece é que você está procurando uma receita, e isso infelizmente ninguém tem, tem que pesquisar pela gestão, pelos investimentos já feitos e pelo planejamento futuro da empresa, coisas boas geralmente são mais caras, e se você olhar direito o P/L e o P/VP da WEG o múltiplo está dentro da mesma média a anos, só aumentou quanto ela foi mais falada, e enquanto tiver gente disposta a pagar um valor mais alto, ela vai se manter nessa faixa de valor, porque ela está sempre se reinventando, geralmente precisa de notícias e indicativos ruins tanto internos quanto do setor pra isso mudar, e isso depende da gestão, e geralmente uma gestão ruim tem um histórico ruim, diferente do que você vê no histórico da weg.

Mas segue um spoiler, acabei de sair da eletrolar show, e tinha lá um estande da Weg oferecendo carregadores para carros elétricos, então sei lá né, é difícil apostar contra o longo prazo de uma empresa que vive se reinventando, porque você sabe como isso é escasso isso e como está crescendo os carro elétricos.

• Brabo 1
  • 0
Postado

Amigo, o tópico sobre a WEG ser o não um bom investimento é discutido mensalmente aqui na comunidade.

Antes de mais nada, aqui vai um estudo que o @Eddy Paulini fez sobre a WEG. Absolute cinema!

Alguém com certeza vai escrever um texto muito informativo aqui pra você, mas recomendo que você de uma pesquisada na comunidade e veja as últimas discussões, ás dúvidas levantadas por pessoas diferentes, se ela tá cara, se tá barata, se compensa para quem é conservador, agressivo, para quem é mais velho ou mais novo, etc.

Não que você esteja errado em levantar a dúvida, acho muito justo. Teve até um aluno que trouxe para a Live de ontem. No entanto, veja os outros post também, pois sempre tem algo novo e novas posições nesse debate.

Aqui alguns dos últimos posts:

• Brabo 2
  • 0
Postado
3 minutes ago, Pedro Borges disse:

Boa noite a todos da comunidade, estou no começo do módulo 4 e recentemente estava estudando a Weg e ativos como ela, (PVP, PL, e Preço elevados) e comecei a pensar sobre como uma ação se valoriza, se o mercado é irracional e de humanas como o Raul já disse varias vezes, e para uma ação se valorizar eu preciso que mais pessoas do mercado compre a mesma ação que eu, como uma empresa como a Weg com preço alto e que paga pouco dividendo poderia se valorizar? Porque eu entendo que ela tenha uma ótima gestão e que a receita só cresce ano após ano, mas ela não oferece o que 90% do mercado brasileiro busca que é dividendo. Ou seja não importa se eu vejo ela como uma empresa incrível que só vai crescer, se as outras pessoas não verem isso ela não se valoriza, por que quem precifica e o mercado. A estratégia seria esperar a Weg se consolidar até pagar bons dividendos? Por que assim que ela ficaria mais atrativa para o mercado. No final das contas a Weg pode apresentar um RI incrível que só visa crescer mais e mais, mas do que adianta se ela não distribui esse crescimento.

Esse é só um pensamento que eu tive e queria compartilhar com vocês, para saber o que vocês acham e pensam. Talvez a longo prazo uma empresa com boa gestão e que não paga bons dividendos vá crescer independente, mas vendo o mercado pessoa física e irracional como ele é, isso não parece ser o mais provável. Uma boa noite e fiquem com esse pensamento doido e talvez burro que eu tive.

Se vc pegar no gráfico mais longo de wege3, vai perceber que ela só subiu, mesmo com algumas quedas momentâneas, já pensou se vc for esperar, só qndo ela pagar dividendos para se posicionar, vai deixar de lado toda a VALORIZAÇÃO pelo tempo.

Sendo bem especifico com WEGE3, se gosta da empresa, gosta do fundamentos, entende o que a empresa faz e reinveste os "dividendos", que não paga no momento, mas isso volta em valorização da empresa, vale ter uma % da carteira e ir se posicionando.

Ela tem que ser atrativa para vc.

Preço é o  que vc desembolsa, valor é o benefício real, que vai impactar ao longo do tempo.

• Criar novo...