Jump to content
  • 0

Quando começar a utilizar o diagrama do cerrado?

Pergunta

Postado

Olá amigos, terminei o curso e segui a dica de mtos de vcs que foi a de evitar alocar antes de finalizar o curso, porem agora chegou o momento de realmente começar a montar a carteira.

No momento estou estudando com bastante calma e separando as ações que eventualmente vão fazer parte da minha carteira (inclusive quando eu terminar esse estudo irei fazer outra postagem pra coletar opinião de vcs rsrs), a ideia não é realizar todo aporte de uma só vez, pretendo ir aportando mês a mês, sem pressa... Porem existem algumas ações que já tenho 100% de ctz que vão compor minha carteira e estão em um ótimo momento para entrar (como por exemplo WEGE3 e BBAS3), então a duvida é:

Nesses primeiros aportes, faz sentido aproveitar as ações que estão com boa oferta, ou é melhor bater o martelo com todas as ações que vão compor minha carteira, alimentar o diagrama do cerrado e ir aportando de acordo com o que for indicado pelo diagrama do Cerrado?

O motivo dessa dúvida é que tenho receio do diagrama utilizar uma "logica" em que me faça "perder" boas ofertas que estamos tendo no momento, pois como eu não tenho nenhuma ação, eu entendo que o diagrama irá tentar distribuir o risco entre várias ações, ou seja, ao invés de estar aproveitando boas ofertas como WEGE3 ele possivelmente irá indicar  a distribuição em várias ações com o objetivo de minimizar o risco.

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

Boa noite @Diego Ferreira, tudo bem?

Acredito que vale a pena utilizar o diagrama do cerrado desde o início e diversificar o risco em diversas ações, como você bem citou.

Muitas vezes acreditamos que possamos acertar aquela boa oportunidade de grande ganho, contudo, o nosso foco investindo deve ser principalmente a consistência. Logo, é melhor uma carteira balanceada de boas ações, do que uma carteira com várias boas "oportunidades", que podem ou não se concretizar.

Além disso, o diagrama ajuda você a balancear suas carteiras entre os diversos tipos de ativos. Se pretende utilizar ele, comece o quanto antes, ou seja, desde o seu primeiro investimento, pois depois terá dificuldade para rebalancear sua carteira.

Abraços!

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado

Eae jovem.

Sinceramente, não vejo problemas de já ir aportando. Até porque, depois de inserida as ações o próprio diagrama vai balancear a quantidade pra você (diminuindo os aportes nessas empresas que vc tem certeza e ja colocou).

Mas, o mais importante, é que se não for seguir o Diagrama é melhor nem usá-lo kkkkkkkkkkkkkkk

As oportunidades sempre vão aparecer, não se preocupe em 'não surfar' uma onda, pois sempre haverão ondas a serem surfadas.

• Brabo 1
  • 0
Postado
On 24/06/2025 at 20:06, Diego Ferreira disse:

Olá amigos, terminei o curso e segui a dica de mtos de vcs que foi a de evitar alocar antes de finalizar o curso, porem agora chegou o momento de realmente começar a montar a carteira.

No momento estou estudando com bastante calma e separando as ações que eventualmente vão fazer parte da minha carteira (inclusive quando eu terminar esse estudo irei fazer outra postagem pra coletar opinião de vcs rsrs), a ideia não é realizar todo aporte de uma só vez, pretendo ir aportando mês a mês, sem pressa... Porem existem algumas ações que já tenho 100% de ctz que vão compor minha carteira e estão em um ótimo momento para entrar (como por exemplo WEGE3 e BBAS3), então a duvida é:

Nesses primeiros aportes, faz sentido aproveitar as ações que estão com boa oferta, ou é melhor bater o martelo com todas as ações que vão compor minha carteira, alimentar o diagrama do cerrado e ir aportando de acordo com o que for indicado pelo diagrama do Cerrado?

O motivo dessa dúvida é que tenho receio do diagrama utilizar uma "logica" em que me faça "perder" boas ofertas que estamos tendo no momento, pois como eu não tenho nenhuma ação, eu entendo que o diagrama irá tentar distribuir o risco entre várias ações, ou seja, ao invés de estar aproveitando boas ofertas como WEGE3 ele possivelmente irá indicar  a distribuição em várias ações com o objetivo de minimizar o risco.

Olá, @Diego Ferreira. É exatamente o que o @João Vitor Bueno Da Silva disse.

O Diagrama do Cerrado é sua ferramenta de gestão de carteira e você deve respeitá-lo como tal.

• Brabo 1
  • Criar novo...