Jump to content

Recommended Posts

Postado

Adolescência batendo e games NFT bombando... de longe a minha maior cagada, despreparo emocional vendo o coleguinha ganhando. O FOMO foi forte ! Querer estar no hype em vez de aceitar o caminho tijolo por tijolo em uma renda fixa (que era o que eu entendia no momento e não tão profundamente como hoje)

O lado bom é que aprendi cedo, perdi uma quantia de dinheiro baixa comparada ao que já conquistei hoje. Talvez foi um passo para trás para avançar em aprendizado e evoluir depois, buscar recuperar com estudo e consciência

Desviando um pouco o foco, mas um ponto que considero extremamente importante para questão pessoal e, consequentemente, financeira. Andar com pessoas erradas, ver o caminho do inferno que parecia o caminho do paraíso e seguir nele por anos no início da jornada. O preço vem, não foi tanto gasto ou desperdício financeiro. Até porque nem tinha muito o que gastar 🤣. O tempo que perdi focado em situações que não agregavam, poderia ter estudado mais, ter escolhido lazer com mais propósito, é sobre investir melhor o recurso escasso que temos 🙏

• Brabo 3
Postado

Aos 30 anos, foram tantos:

- Já sofri um golpe com uma venda de ps5 na OLX há muito tempo atrás. = 4k de prejuizo

- Já fui perdidamente apaixonado por uma menina de outro estado, e investi cerca de 20k nessa empreitada romantica, o que terminou em uma desilução completa. = 20k de prejuizo.

- Já fui consumidor impulsivo de várias coisas, coleção de perfumes, roupas e até espadas. = Por volta de uns 40k de gasto no periodo.

- Foram certa de 12 anos produtivos da minha vida que simplismente ignorei por completo a necessidade de investir.

Porem, apesar de tantos vacilos assim, dentre outros menores não listados, estes não são analisados hoje por mim com arrependimento, para a cabeça que eu tinha na época é o que eu faria mesmo, mas cada um gerou um aprendizado muito valioso, que em questão de auto-aprimoramento, trouxe a mim um retorno financeiro ainda maior do que o prejuizo gerado.

Graças ao golpe eu estudei tudo o que podia sobre padrões de golpes e hoje dificilmente eu cairia em qualquer golpe de novo.

Graças aquela paixão irracional eu virei uma chave e passei a investir muito mais energia em mim, entrei para academia, criei uma disciplina de rotina muito rigida e de ótimos resultados, busquei desenvolvimento profissional que me propiciou em 2 anos o que não consegui em 10, ao ponto de triplicar a renda.

E graças ao meu impulso consumista passei a estudar, por hobby, toda a psicologia envolvida no consumo humano, o que me deu uma noção muito maior de marketing de negocio entre outras coisas.

Ou seja, independente do seu vacilo, esteja em paz, não julgue o seu eu do passado com a cabeça do seu eu atual, quem você se tornou hoje só foi possível por conta dos vacilos do passado. Entenda que enquanto ser, não somo nada, mas estamos tudo.

• Brabo 2
Postado

Não vender meu estoque de PENDLE a 7 dolares.

PENDLE e SUI eram as criptomoedas que eu mais tinha confiança e quando a PENDLE estava a 1 dolar (exatamente 5 reais na época) eu comprei 10 mil reais em PENDLE. Na época peguei cerca de 2 mil moedas.

Em dezembro do ano passado (após 1 ano segurando os tokens) vi a PENDLE bater 7.1 dolares na minha mão (deixando meu dinheiro a 85 mil reais) e por pura confiança no token, não vendi nem 1 moedinha se quer.

Pendle despencou e no mesmo mês, fiquei desempregado, minha carteira nao estava diversificada e esse era meu maior token (em quantidade). Em maio tive que começar a me desfazer dos tokens, por falta de grana pra pagar minhas contas e vendi 1k das moedas a 1.9 dolares (10 mil reais mais ou menos).

Ja tinha recuperado meu investimento e ainda possuia mil tokens, que posteriormente vendi a 2.8 dolares (uns 16 mil reais ao todo)

Sai no lucro? Com certeza! Mas o amargo gosto de ter quase 6 digitos em mao e "trocar" por 17 mil de lucro, ainda segue comigo.

• Sad 1
Postado

O básico: Cair em golpe; Emprestar dinheiro pra quem já tá te devendo; Querer ajudar pagando dívidas da pessoa; Pagar cursos que não levam a lugar nenhum; Comprar coisas por impulso; Comprar roupa menor com desculpa de "quando eu emagrecer eu entro" e nunca emagrecer, ou seja, nunca nem teve chance de usar; encher pessoas de presentes caros. 🤡 

Mas o maior que considero: não ter tido educação financeira e noção antes. Passei 4 anos ganhando bem e gastando tudo que ganhava. Fui obrigada a baixar meu padrão de vida porque passei a ganhar menos, hoje ganho bem de novo e só consigo imaginar que com o padrão de vida que tenho hoje, naquela época teria juntado muito dinheiro. E no caso assim que conhecesse o Raul já poderia ter feito o curso (porque na época já queria, mas não tinha dinheiro) e hoje todo aquele dinheiro estaria nos juros compostos a muitos anos. Sendo que agora estou engatinhando pra "correr atrás" do prejuízo. 🥲

• Brabo 1
Postado
21 minutes ago, Camila Sousa disse:

O básico: Cair em golpe; Emprestar dinheiro pra quem já tá te devendo; Querer ajudar pagando dívidas da pessoa; Pagar cursos que não levam a lugar nenhum; Comprar coisas por impulso; Comprar roupa menor com desculpa de "quando eu emagrecer eu entro" e nunca emagrecer, ou seja, nunca nem teve chance de usar; encher pessoas de presentes caros. 🤡 

Mas o maior que considero: não ter tido educação financeira e noção antes. Passei 4 anos ganhando bem e gastando tudo que ganhava. Fui obrigada a baixar meu padrão de vida porque passei a ganhar menos, hoje ganho bem de novo e só consigo imaginar que com o padrão de vida que tenho hoje, naquela época teria juntado muito dinheiro. E no caso assim que conhecesse o Raul já poderia ter feito o curso (porque na época já queria, mas não tinha dinheiro) e hoje todo aquele dinheiro estaria nos juros compostos a muitos anos. Sendo que agora estou engatinhando pra "correr atrás" do prejuízo. 🥲

Curso inútil é osso, relutei muuuito pra comprar a AUVP pq a tempos atrás paguei 3mil no curso do “professor” mira.(aquele idiota que faz vídeo com Natália arcuri) cara foi no hotmart vc não conseguia ver módulos a frente pq liberavam com o tempo (a desculpa era pra vc n se afobar mas a real era pra passar os 7 dias), não aprendi NADA!!! É só enchi o bolso dele. Com a AUVP foi outro rolê kkkkk

• Sad 1
Postado

Vamos lá de forma resumida tenho 25 anos e já me meti em algumas merdas financeiras. Trabalho desde os 14 e ganho por dia e vivia um completo caos.

- Torrei uma grana em jogos online 

- Fiz + de 8x empréstimos praticamente colados sendo no sempre 2/3 simultâneos

- Viajei sem reserva nenhuma pra caso acontecesse uma merda 

- Estourei cartão inúmeras vezes chegando a ter um limite negativo de quase 5mil 

- comprei um curso de um merda por 3mil n aprendi nd e perdi o dinheiro 💵 pq era pelo hotmart 

- Montei uma carteira de quase 10mil mas foi gastando toda minha grana em aportes e pagando contas no crédito e antes dos 10k tive que vender pra quitar dívidas.

- comprei uma bike elétrica de 9k que só me deu prejuízo pq n aguentei esperar e juntar pra pegar uma scooter que queria.(fora o valor a bike me fez gastar +de 5k em manutenção)

- Fiquei num buraco de dívidas imenso pelo menos pra mim

Antes do curso não tinha uma reserva de verdade, tinha zerado minha carteira e eu não tinha controle. Hoje tenho minha reserva tanto cpf quanto cnpj, tenho minha carteira, uso meu cartão igual gente kkkkkkk e as vezes fico desacreditado que consegui 

• Criar novo...