Jump to content
  • 0

Seria LCI e LCA o melhor para investir a grana de uma viagem programada para 2024?


Eduardo Kazuyuki Kumi

Pergunta

to começando a guardar dinheiro pra uma viagem pra 2024, to com 900 reais no momento e bateu uma duvida, mês que vem esses 900 viram 1200, compensa eu ir colocando na caixinha do nubank ate chegar uma data que de com o vencimento proximo a data da viagem ou sempre que bater o valor minimo do investimento eu pego um bom LCI/LCA ate chegar a data da viagem?

To na duvida na questao de oportunidades para achar uma boa LCI e LCA, alguem ja fez uma estrategia parecida?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

14 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Olá Eduardo,

Depende do seu perfil de risco, pessoalmente eu usaria as seguintes opções:

1- Se a viagem for para o exterior, eu investiria em um fundo de investimento cambial, assim cada valor aportado seria resgatado o valor  próximo ao equivalente em dólar/euro de quando fosse feito o resgate.

2- Colocar em LCI/LCA protegeria da inflação, poderia ser um de liquidez diária ou poderia ser um com vencimento próximo ao período de viagem.

3- Colocar em um tesouro selic

4- Colocar em um CDB de liquidez diária ou com vencimento anterior a viagem.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Entao Leandro, eu queria mesmo a LCI/LCA, apesar de ser uma viagem pro exterior eu ainda nao tenho conhecimento sobre.

minha maior duvida do LCI/LCA é sber se eu espero pra colocar um grande valor acumulado de uma vez proximo a data de vencimento ou vou aportando o valor minimo toda vez q eu juntar sabe?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Na realidade acho que acaba dando no mesmo. O quê você precisa ver é se o rendimento do LCI/LCA no final vai ser maior que o da Selic menos o imposto renda. Se sim, vai de LCI se não. Vai de Selic, deixa na caixinha.

Se fosse um valor muito grande, ai era melhor deixar no tesouro que é mais seguro que o banco digital.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Pergunta um pouco difícil.... Mas antes, acho que precisamos ponderar algumas coisinhas. Vc tá guardando dinheiro pra essa viagem TODOS os meses? A média de grana que vc tá guardando é superior a mil reais por mês?

E pq eu tô perguntando isso? Bom, no meu jeitinho de enxergar as coisas, um plano de viagem com data marcada como a sua, eu só usaria renda fixa. Se vc estiver conseguindo juntar mais de mil por mês pra essa viagem, acho que seria legal investir em LCI/LCA que tenha vencimento próximo da data da sua viagem todos os meses. Agora, se não tá rolando guardar toda essa quantia por mês, acho melhor colocar em caixinhas do nubank (como vc citou) ou qualquer cdb com valor mínimo bem baixo.

Esperar pra juntar um valor que dê pra investir em LCI/LCA pode ser ruim pq o dinheiro vai ficar parado sem render durante o tempo que tá acumulando, ou vai render alguma coisa e vc vai pagar IR quando chegar no valor suficiente pra mudar pra LCI/LCA. No final das contas, acho que o mais importante é vc adequar seus aportes de modo que vc não vá perder dinheiro pagando IR nem deixe dinheiro parado sem render nada

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

então é isso, meu aporte mensal por enquanto ta bem baixo, vou deixar na caixinha ate achar um bom LCI/LCA que vença perto da data da viagem e fazer tudo de uma vez só ou dividir metade selic e metade LCI/LCA.

 

vlw glr voces ajudaram bastante, a ansiedade fala forte nesses momentos ai e bom vir conversar ne kkk

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Na renda fixa, a gente deve exigir rendimento compatível com o risco. Geralmente você vai ter a seguinte cadeia: governo, banco grande, banco pequeno, empresa listada na bolsa, empresa não listada na bolsa. O governo é o de menor risco e o risco vai subindo até chegar em empresa não listada na bolsa.

No caso de LCI ou LCA, você está restrita a bancos (grandes ou pequenos). Aí, você precisaria comparar o rendimento dessa LCI com o dos títulos do tesouro para ver se a diferença de rendimento compensa o risco. Se o seu LCI/LCA é de um banco pequeno, por exemplo, você também deveria observar quanto os bancos grandes estão oferecendo para ver se a diferença compensa.

 

Além disso, claro, dar uma olhada na saúde do banco que está oferecendo o título: balanço, imobilização, Basileia...

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 horas atrás, Leandro Yung disse:

Olá Eduardo,

Depende do seu perfil de risco, pessoalmente eu usaria as seguintes opções:

1- Se a viagem for para o exterior, eu investiria em um fundo de investimento cambial, assim cada valor aportado seria resgatado o valor  próximo ao equivalente em dólar/euro de quando fosse feito o resgate.

2- Colocar em LCI/LCA protegeria da inflação, poderia ser um de liquidez diária ou poderia ser um com vencimento próximo ao período de viagem.

3- Colocar em um tesouro selic

4- Colocar em um CDB de liquidez diária ou com vencimento anterior a viagem.

Concordo com as opções, porém 2024 não tá longe e nem perto... Quando se planeja viagens, principalmente pro exterior, a rentabilidade não seria o foco, pois não se tem "prazo suficiente" (mais do que a Selic você não ganhará em 1 ano de maneira "garantida" e com liquidez imediata). 

O que quero dizer é o seguinte... estamos em out/22, dependendo do mês da viagem em 2024, ele terá que comprar/reservar as coisas já em 2023. Portanto os DESCONTOS obtidos por oportunidade (ter dinheiro com liquidez na hora certa) vai ser superior à rentabilidade neste prazo. Ou seja... vai de qualquer renda fixa com liquidez imediata.

Paralelo a isto, eu faria um cartão em dólar (tipo o da Nomad) e jogaria o mínimo possível por mês para conseguir fazer a conversão (acho que é R$ 500 ou o suficiente para dar USD 100) e um preço médio legal no dólar. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Eduardo Kazuyuki Kumi você fala que é uma viagem para o exterior. Já tem a moeda estrangeira? Se não tiver uma opção também seria ir comprando ao longo do tempo para fazer um preço médio e não correr o risco de deixar para comprar depois e aí ter uma alta na cotação. Um cartão em moeda estrangeira é bom também, porém vai depender para onde você vai, pois tem lugares que pagar em espécie tem um desconto bom ou mesmo tem lugares que não aceitam cartão.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 07/10/2022 at 13:42, Flavio Prado disse:

@Eduardo Kazuyuki Kumi você fala que é uma viagem para o exterior. Já tem a moeda estrangeira? Se não tiver uma opção também seria ir comprando ao longo do tempo para fazer um preço médio e não correr o risco de deixar para comprar depois e aí ter uma alta na cotação. Um cartão em moeda estrangeira é bom também, porém vai depender para onde você vai, pois tem lugares que pagar em espécie tem um desconto bom ou mesmo tem lugares que não aceitam cartão.

Entao Flavio eu vou para o Japão, no Japão pelo o que andei pesquisando lá majoritariamente é em espécies mesmo, eu ainda não consegui achar informações sobre como comprar pricipalmente em especies, como eu sou do interior de rondonia as opções sao BEEEEEM rasas por aqui 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Eduardo Kazuyuki Kumi disse:

Entao Flavio eu vou para o Japão, no Japão pelo o que andei pesquisando lá majoritariamente é em espécies mesmo, eu ainda não consegui achar informações sobre como comprar pricipalmente em especies, como eu sou do interior de rondonia as opções sao BEEEEEM rasas por aqui 

@Eduardo Kazuyuki Kumi entendi. Não sei como é para trocar Dólar ou Euro lá no Japão. Quando eu fui para a Argentina em 2019 fui comprando um pouco de dólar e perto da viagem eu usei a Western Union para fazer uma remessa onde o remetente era minha namorada e o destinatário era eu. Chegando na Argentina fui em uma loja da Western Union e saquei o valor. Como a sua viagem ainda está longe, precisaria analisar se esta seria uma possibilidade, pois há limite de valores para enviar e para sacar na loja.

Você pode verificar na iSaEx se eles vendem Ienes, aí você poderia ir comprando aos poucos também.

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Flavio Prado disse:

@Eduardo Kazuyuki Kumi entendi. Não sei como é para trocar Dólar ou Euro lá no Japão. Quando eu fui para a Argentina em 2019 fui comprando um pouco de dólar e perto da viagem eu usei a Western Union para fazer uma remessa onde o remetente era minha namorada e o destinatário era eu. Chegando na Argentina fui em uma loja da Western Union e saquei o valor. Como a sua viagem ainda está longe, precisaria analisar se esta seria uma possibilidade, pois há limite de valores para enviar e para sacar na loja.

Você pode verificar na iSaEx se eles vendem Ienes, aí você poderia ir comprando aos poucos também.

Não sabia dessa possibilidade aidna, vou pesquisar mais um pouco, mas de qualquer forma vlw pela ajuda Flavio, sucesso meu parceiro

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
11 minutes ago, Eduardo Kazuyuki Kumi disse:

Não sabia dessa possibilidade aidna, vou pesquisar mais um pouco, mas de qualquer forma vlw pela ajuda Flavio, sucesso meu parceiro

@Eduardo Kazuyuki Kumi usei por muito tempo Western Union para enviar dinheiro para o meu irmão que morou em Barcelona/Espanha e hoje mora em Limache/Chile. Sempre funcionou muito bem.

Nessa minha experiência na viagem para a Argentina em 2019 só não me atentei ao valor da remessa. Na época enviei 75.000 pesos argentinos (uns R$4.000 na época) e o limite da agência no aeroporto de Buenos Aires era de 25.000 pesos argentinos por remessa, então tive que buscar uma loja de rua e quando falei o valor, o atendente pediu para voltar no fechamento da loja, pois o valor era alto para eles pagarem, e precisaria ver se tinha o valor em caixa depois de atender os clientes. Mas no final deu tudo certo. E durante a viagem deixei minha mãe/irmã avisadas que se precisasse de mais dinheiro, eu mandaria o dinheiro para elas fazerem a transferência como remetentes para sacarmos em alguma loja na Argentina.

PS: a remessa para a Argentina não precisava indicar a cidade de saque, porém há países onde você precisa indicar a cidade onde o destinatário sacará o dinheiro. Vale sempre dar uma boa olhada como está hoje em dia.

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...