Jump to content

Política de Investimentos Pessoais


Recommended Posts

Fala pessoal, tudo certo? Me chamo Anderson, tenho 28 anos e moro atualmente na zona sul de São Paulo-SP. Comecei o contato com investimento há cerca de 3 anos, mas comecei a olhar com firmeza para o tema recentemente, então ainda não tenho tanto conhecimento sobre o assunto e estamos ai buscando aprimoramento. Sou aluno da atual turma 13 e espero agregar algo para a comunidade.

Criei esse tópico para tentar obter alguma informação sobre o seguinte caso. Atualmente estou trabalhando em uma gestora de investimentos que possui alguns fundos de investimento em ações. Porém, ao iniciar os meus estudos próprios de investimento em conjunto com a UVP, identifiquei que o compliance de minha empresa possui uma Politica de Investimentos Pessoais onde solicita validação de alguns tipo de investimento que eu venha a fazer e inclusive a vedação de alguns ativos.

Por favor, algum de vocês está nessa situação ou poderiam me ajudar falando sobre alguma forma de contorno disto ou ainda conselhos cabíveis para eu começar a montagem da minha carteira baseado nesse ponto?

Obs: O que tenho alocado hoje é uma parcela mínima investida em fundo de ação e o restante deixei disponível em cdb de 110% cdi, para começar a estruturar a carteira a partir de agora.

Editado por Anderson Xavier
Correção
Link para compartilhar
Share on other sites

@Anderson Xavier até onde sei do assunto, por você ter relação trabalhista com a gestora, você realmente tem restrição em realizar certos investimentos. O ideal seria você falar com o RH, colocar para eles quais são os ativos em que você pensa aportar e verificar com eles se há restrição. Seria bom que eles disponibilizassem formalmente as restrições para que no dia de amanhã eles não venham a falar algo contra.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Time AUVP (Admin)
On 06/10/2022 at 16:57, Anderson Xavier disse:

Fala pessoal, tudo certo? Me chamo Anderson, tenho 28 anos e moro atualmente na zona sul de São Paulo-SP. Comecei o contato com investimento há cerca de 3 anos, mas comecei a olhar com firmeza para o tema recentemente, então ainda não tenho tanto conhecimento sobre o assunto e estamos ai buscando aprimoramento. Sou aluno da atual turma 13 e espero agregar algo para a comunidade.

Criei esse tópico para tentar obter alguma informação sobre o seguinte caso. Atualmente estou trabalhando em uma gestora de investimentos que possui alguns fundos de investimento em ações. Porém, ao iniciar os meus estudos próprios de investimento em conjunto com a UVP, identifiquei que o compliance de minha empresa possui uma Politica de Investimentos Pessoais onde solicita validação de alguns tipo de investimento que eu venha a fazer e inclusive a vedação de alguns ativos.

Por favor, algum de vocês está nessa situação ou poderiam me ajudar falando sobre alguma forma de contorno disto ou ainda conselhos cabíveis para eu começar a montagem da minha carteira baseado nesse ponto?

Obs: O que tenho alocado hoje é uma parcela mínima investida em fundo de ação e o restante deixei disponível em cdb de 110% cdi, para começar a estruturar a carteira a partir de agora.

@Anderson Xavier, é uma política bastante comum. A sua gestora busca se precaver do chamado Front Running de colaboradores no mercado. Em resumo, é o crime de se obter ganhos com informações privilegiadas -> se posiciona em determinados ativos antes do gestor do fundo. 

A alternativa legal seria buscar internamente, com a área de compliance ou a efetivamente responsável, uma forma de contornar isso. Seja declarando periodicamente no que você tem aplicado; solicitar autorização periódica para se posicionar em determinados ativos e por aí vai...existem formas assim praticadas em outras instituições, mas vai depender muito da leitura da sua gestora.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...