Jump to content

Falta de Energia Elétrica. E uma parte da reserva de emergência em dinheiro vivo.


Recommended Posts

Putz, acho que qualquer paranoia ou extremo é complicado…

Mas sei lá, aí vai de cada um…

Igual um amigo falou numa Live para o Raul… se todo mundo que tem Bitcoin morrer, o Bitcoin não vai valer mais nada … é verdade, mas improvável (pra não dizer impossível)

E nessa história que você narrou ? Qual foi o resultado final ? Restabeleceram as coisas e a vida continuou ?

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Tirando a moeda de 1 real que achei ontem no chão, deve ter uns belos 3 anos que não sei o que é dinheiro na mão (aqui no Brasil), eu não consigo ter essa disciplina. Felizmente tenho dólares americanos e australianos hahaha (que sobraram de viagens) e aí se eu gastar tudo na próxima viagem estarei no escambo numa falta de energia de muitos dias.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

34 minutes ago, Marcelo Ribeiro disse:

Putz, acho que qualquer paranoia ou extremo é complicado…

Mas sei lá, aí vai de cada um…

Igual um amigo falou numa Live para o Raul… se todo mundo que tem Bitcoin morrer, o Bitcoin não vai valer mais nada … é verdade, mas improvável (pra não dizer impossível)

E nessa história que você narrou ? Qual foi o resultado final ? Restabeleceram as coisas e a vida continuou ?

 

Essa história eu vivi. Foram apenas 3 dias, pois no 4º foi possível atravessar a ponte a pé e passei com minha família enquanto não arrumavam por completo. Passaram cabos de energia submarinos enquanto arrumavam a ponte. E em 1 semana estava tudo quase normal. Eu só retornei depois de 2 semanas e já estava tudo normal.

O que mais me chamou a atenção no episódio foi justamente ninguém vender fiado. Bastou 1 único dia e a percepção que iriam "demorar" a resolver o problema.


Criptomoedas precisam de 2 coisas para existir, energia elétrica e internet. E eu te garanto como engenheiro eletricista que nem uma nem outra são infinitas e 100% confiáveis. Não chega nem a ser improvável ou muito difícil. Basta guerras, terrorismo, ataques cibernéticos. Caramba, até uma mancha solar. E se você olhar para a história vai entender que não são tão difíceis assim de acontecer. Esse mesmo episódio do incêndio na ponte aconteceu por acidente na manutenção dos cabos de energia na galeria da ponte. Ninguém esperava.
 

Editado por Rodrigo Nunes Endres
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Quantos dias durou esse isolamento? 

Me lembrou um pouco da greve dos caminhoneiros, nao tem relaçao com a energia elétrica, mas é a principal fonte de abastecimento nacional. Se o pessoal decidir parar de novo, o país vira uma loucura.
Hoje eles estão confortaveis com o auxilio e o preço do combustivel lá em baixo, mas a tendencia para o proximo ano é voltar a subir disparadamente.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

5 minutes ago, Evelyn Santos disse:

Tirando a moeda de 1 real que achei ontem no chão, deve ter uns belos 3 anos que não sei o que é dinheiro na mão (aqui no Brasil), eu não consigo ter essa disciplina. Felizmente tenho dólares americanos e australianos hahaha (que sobraram de viagens) e aí se eu gastar tudo na próxima viagem estarei no escambo numa falta de energia de muitos dias.

Olá, tudo bem?
      Não falo da pessoa ter kilos de dinheiro em casa. Só acho que é confortável tem alguma reserva para poucos dias na mão no caso de algum problema com celular, ou com o banco. O suficiente para fazer uma compra de uma semana de supermercado.

Link para compartilhar
Share on other sites

5 minutes ago, Lucas Duarte Orestes disse:

Quantos dias durou esse isolamento? 

Me lembrou um pouco da greve dos caminhoneiros, nao tem relaçao com a energia elétrica, mas é a principal fonte de abastecimento nacional. Se o pessoal decidir parar de novo, o país vira uma loucura.
Hoje eles estão confortaveis com o auxilio e o preço do combustivel lá em baixo, mas a tendencia para o proximo ano é voltar a subir disparadamente.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Blecaute_na_Ilha_de_Santa_Catarina_em_2003

Aqui tem um pouco do que aconteceu. Mas eu me lembro de ser apenas no 4º dia que saí da ilha pela ponte, antes disso o asfalto da ponte borbulhava pelo calor do incêndio.

Link para compartilhar
Share on other sites

Bem antes de iniciar o curso aqui eu já guardava um pouco de dinheiro dentro de casa. Faz uns três anos já. Agora eu resolvi aumentar a quantia pra um valor entre 5 a 10% da minha reserva.

Sei que é um dinheiro que dificilmente irei utilizar, é até de difícil acesso. Não sabemos o que pode acontecer né. Melhor estar prevenido. A única coisa que tem a perder é o IPCA em uma parcela ínfima do seu patrimônio.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

29 minutes ago, Rodrigo Nunes Endres disse:

Olá, tudo bem?
      Não falo da pessoa ter kilos de dinheiro em casa. Só acho que é confortável tem alguma reserva para poucos dias na mão no caso de algum problema com celular, ou com o banco. O suficiente para fazer uma compra de uma semana de supermercado.

Sim, é algo que tenho que mudar, porque a gente se habitua ao que há de mais moderno e esquece o quanto as coisas podem ficar ruins.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

15 minutes ago, Heberth Jorge Feres disse:

Bem antes de iniciar o curso aqui eu já guardava um pouco de dinheiro dentro de casa. Faz uns três anos já. Agora eu resolvi aumentar a quantia pra um valor entre 5 a 10% da minha reserva.

Sei que é um dinheiro que dificilmente irei utilizar, é até de difícil acesso. Não sabemos o que pode acontecer né. Melhor estar prevenido. A única coisa que tem a perder é o IPCA em uma parcela ínfima do seu patrimônio.

Olha, não sei o tamanho da sua reserva, mas se não for o caso de guerra, não é preciso muito dinheiro na mão. Lembre-se que o dinheiro parado perde valor para a inflação e não rende nada.

Link para compartilhar
Share on other sites

Pessoal, em casos extremos vale a pena lembrar que o dinheiro não vai valer absolutamente nada.

Mas são todos cenários que vale a pena pensar… eu não tenho nem 50,00 reais em dinheiro vivo neste momento…

Fui comprar uns doces pra ajudar um cara outro dia na cidade, fiz PIX kkk

Como em tudo nesta vida existem várias percepções e limiares de risco que cada um enxerga.

Estou preparando minha reserva de valor, mas vou fazer em BTC (apesar dele não ser reserva de valor provado ainda)

 

PS. @Rodrigo Nunes Endres sou Eng também por coincidência. Quero sua opinião num outro post que fiz, se instalar energia solar é investimento ?

Link para compartilhar
Share on other sites

Rapaz,, parece narração de filme de terror!!! Imagino o sufoco que não foi.

Eu mantenho uma pequena quantia de dinheiro em mãos para completar minha reserva de emergência! eu chamo de 13º já que a reserva é um ano de custo...)  divido assim; meio salario em casa e meio salario na carteira para eventualidades... 

sempre tive esse habito... ja tive problemas na estrada, e uma oficina do interior que me socorreu, não aceitava cartão, o mecânico não tinha nem conta no banco...  mas num caso desse é importante sim ter alguma coisa em mãos... 

Link para compartilhar
Share on other sites

Igual eu falei, não faz mal ter um pouco de dinheiro, principalmente quando esta viajando, agora ter em casa um valor considerável, não vejo tanto necessário. Faz mais sentido ter um powerbank e um plano de 4G do que ter dinheiro em grande quantidade em casa.

 Se a pessoa acha importante e fica mais segura ter, faz todo sentido ela ter o dinheiro, já que essa reserva de emergencia é para dar segurança para a pessoa, no meu caso eu ficaria mais preocupado por ter dinheiro em casa que poderia ser roubado

Link para compartilhar
Share on other sites

13 horas atrás, Gonçalves Filho disse:

Rapaz,, parece narração de filme de terror!!! Imagino o sufoco que não foi.

Eu mantenho uma pequena quantia de dinheiro em mãos para completar minha reserva de emergência! eu chamo de 13º já que a reserva é um ano de custo...)  divido assim; meio salario em casa e meio salario na carteira para eventualidades... 

sempre tive esse habito... ja tive problemas na estrada, e uma oficina do interior que me socorreu, não aceitava cartão, o mecânico não tinha nem conta no banco...  mas num caso desse é importante sim ter alguma coisa em mãos... 

Exatamente. Ter um dinheirinho vivo para eventualidade é fundamental.

12 horas atrás, Marcelo Ribeiro disse:

Fico lembrando de um amigo de turma que queria sempre andar com um pouco de ouro…

Se houver ameaça de guerra, revolução, golpe de estado e etc, eu compraria muitas barras de ouro. Ou acha que o FGC iria cobrir? 😆
 

12 horas atrás, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Igual eu falei, não faz mal ter um pouco de dinheiro, principalmente quando esta viajando, agora ter em casa um valor considerável, não vejo tanto necessário. Faz mais sentido ter um powerbank e um plano de 4G do que ter dinheiro em grande quantidade em casa.

 Se a pessoa acha importante e fica mais segura ter, faz todo sentido ela ter o dinheiro, já que essa reserva de emergencia é para dar segurança para a pessoa, no meu caso eu ficaria mais preocupado por ter dinheiro em casa que poderia ser roubado

Powerback para 5 dias? Que plano 4G se as torres de celular estiverem desligadas?
E ter uma reserva para gastos de 1 semana não é ter kilos de dinheiro embaixo do sofá. Bem, depende do seu estilo de vida também. Mas no geral não é muito.
No meu caso, R$500,00 já é suficiente, sendo que destes uns R$85,00 fica na carteira comigo (uma nota de 50, uma de 20, uma de 10 e uma de 5). A uns 2 anos eu andava só com R$50,00 na carteira, mas percebi que até mandar lavar o carro no lava jato já está custando isso.
 

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

16 minutes ago, Rodrigo Nunes Endres disse:

Exatamente. Ter um dinheirinho vivo para eventualidade é fundamental.

Se houver ameaça de guerra, revolução, golpe de estado e etc, eu compraria muitas barras de ouro. Ou acha que o FGC iria cobrir? 😆
 

Powerback para 5 dias? Que plano 4G se as torres de celular estiverem desligadas?
E ter uma reserva para gastos de 1 semana não é ter kilos de dinheiro embaixo do sofá. Bem, depende do seu estilo de vida também. Mas no geral não é muito.
No meu caso, R$500,00 já é suficiente, sendo que destes uns R$85,00 fica na carteira comigo (uma nota de 50, uma de 20, uma de 10 e uma de 5). A uns 2 anos eu andava só com R$50,00 na carteira, mas percebi que até mandar lavar o carro no lava jato já está custando isso.
 

Isso é verdade hahahahahaha. Teve uma vez aqui, que caiu a torre da vivo, que ficamos o dia inteiro sem celular, tens razão. 

E que o dinheiro não vale mais nada é outro fato, mas pelo menos ainda esta pagando barato para valor o carro, aqui eu pago 100 reais 🙃🙃

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...