Jump to content

Recommended Posts

Bom dia Sardinhas, 

Atualmente estou com minha reserva de emergência no Picpay, gostaria de saber se existe outros lugares para deixa a reserva com um rendimento um pouco melhor?

O mercado pago me enviou uma mensagem para colocar dinheiro em um CDB de 3 meses com a taxa CDI pela Orama de 120% 3 meses, qual opnião de vocês?

 

Valeu

Link para compartilhar
Share on other sites

4 minutes ago, Nilson Ricardo Pires De Assis disse:

Bom dia Sardinhas, 

Atualmente estou com minha reserva de emergência no Picpay, gostaria de saber se existe outros lugares para deixa a reserva com um rendimento um pouco melhor?

O mercado pago me enviou uma mensagem para colocar dinheiro em um CDB de 3 meses com a taxa CDI pela Orama de 120% 3 meses, qual opnião de vocês?

 

Valeu

Bom necessariamente não precisa ter rendimento a reserva... esse CDB tem liquidez diária ? porque se for travar seu dinheiro não é bom negocio ainda mais pra reserva de emergência

Link para compartilhar
Share on other sites

57 minutes ago, Thiago Alves disse:

Bom necessariamente não precisa ter rendimento a reserva... esse CDB tem liquidez diária ? porque se for travar seu dinheiro não é bom negocio ainda mais pra reserva de emergência

Isso oque pensei, vou tentar verificar nas entre linhas kkkk

Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Nilson Ricardo Pires De Assis disse:

Bom dia Sardinhas, 

Atualmente estou com minha reserva de emergência no Picpay, gostaria de saber se existe outros lugares para deixa a reserva com um rendimento um pouco melhor?

O mercado pago me enviou uma mensagem para colocar dinheiro em um CDB de 3 meses com a taxa CDI pela Orama de 120% 3 meses, qual opnião de vocês?

 

Valeu

@Nilson Ricardo Pires De Assis complementando as respostas, outro fator a se levar em conta é que se você ficar pulando de oferta em oferta, nunca vai sair da alíquota máxima do IR. Apesar do foco da reserva de emergência não ser a rentabilidade, a cada resgate para uma nova aplicação você deixa de ter os juros compostos atuando por conta do constante desconto do IR.

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@Nilson Ricardo Pires De Assis Perfeito a colocação do @Flavio Prado, no caso de reserva de emergência esqueça um pouco os banners de promoções e "venha rápido que eu te pago mais", no final das contas com a alíquota do IR ficando sempre na máxima, pulando de galho em galho, e com o objetivo principal da reserva de emergência ser ganhar da inflação e ter a liquidez diária, o que importa de verdade é você ter o suficiente entre 6 e 12 meses dos seus gastos, e colocar em instituições que tem o mínimo risco de quebrar.

No meu caso eu divido entre Itaú (100% do CDI, banco com mais patrimônio do Brasil), e o banco que eu movimento e recebo minha grana, que por hora é o Santander!

o/

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

4 horas atrás, Flavio Prado disse:

@Nilson Ricardo Pires De Assis complementando as respostas, outro fator a se levar em conta é que se você ficar pulando de oferta em oferta, nunca vai sair da alíquota máxima do IR. Apesar do foco da reserva de emergência não ser a rentabilidade, a cada resgate para uma nova aplicação você deixa de ter os juros compostos atuando por conta do constante desconto do IR.

Gratidão pelo retorno 

Link para compartilhar
Share on other sites

4 horas atrás, Bruno Simões de Oliveira disse:

@Nilson Ricardo Pires De Assis Perfeito a colocação do @Flavio Prado, no caso de reserva de emergência esqueça um pouco os banners de promoções e "venha rápido que eu te pago mais", no final das contas com a alíquota do IR ficando sempre na máxima, pulando de galho em galho, e com o objetivo principal da reserva de emergência ser ganhar da inflação e ter a liquidez diária, o que importa de verdade é você ter o suficiente entre 6 e 12 meses dos seus gastos, e colocar em instituições que tem o mínimo risco de quebrar.

No meu caso eu divido entre Itaú (100% do CDI, banco com mais patrimônio do Brasil), e o banco que eu movimento e recebo minha grana, que por hora é o Santander!

o/

Já tenho um capital no Itaú, outra parte no Picpay e uma merreca no Nubank.

Vou manter assim 

Link para compartilhar
Share on other sites

On 10/10/2022 at 15:31, Heberth Jorge Feres disse:

Pra quem já é macaco velho nos mundo dos investimento esse tópico não vai ajudar em muita coisa, mas pra maioria dos iniciantes da Turma 13 acredito que vai ser de grande valia.

Desde o inicio da turma foi conversado muito sobre a reserva de emergência e onde deixar do dinheiro rendendo. Foi uma verdadeira caçada aos X porcentos do CDI. Deu uma boa discussão. Alguma contas digitais rendem lá seus 102% como o PicPay e o BGT Bank. Talvez tenha outros rendendo até mais, mas não me lembro. No entanto, na gana de ganhar aqueles 2% a mais esquecemos de um ponto muito importe, fora a segurança, é claro, que é a mão do governo em nossa rentabilidade. O bendito do imposto de renda. Vou mostrar com número que as vezes não vale a pena correr atrás 2% a mais no rendimento.

Para começar, isso só se aplica para investimento em renda fixa com liquidez diária como contas digitais, tesouro selic, CDB, fundos DI, etc. Como nos novatos estamos com sangue nos olhos pra ficar rico ficamos procurando a mina de ouro para deixar aquele dinheirinho da reserva de emergência logo que na maioria das vezes é a nossa maior parcela do patrimônio acumulado até então.

Quando eu iniciei a AUVP eu já tinha minha reserva constituída. Deixei um parcela dela rendendo 100% CDI em uma conta digital aí qualquer. Depois de muita discussão nos tópicos da antiga comunidade descobrimos essas outras contas que estariam pagando 102% do CDI, então a mão começa a coçar para mover o dinheiro pra lá. Eu acabei dando aquela adiada no processo e finalizando o Modulo 3 - Renda Fixa, meu acendeu uma luz aqui sobre a maldita tabela de imposto de renda regressiva:

Até 180 dias ou 6 meses: 22,5%
De 180 dias até 360 dias, 1 ano: 20,0%
E por aí vai...

Essa tabela me fez questionar se valeria a penas mesmo mover o dinheiro para pegar aqueles 2%a.a. a mais. Abri a calculadora do investido sardinha e fui fazer uma continhas.

Imaginando o cenário onde eu deixo meu dinheiro (R$ 1.000,00) parado no mesmo lugar por 5 anos rendendo 100% CDI (13,65). No final eu teria:
Bruto = R$ 1.896,04
Liquido Imposto de 15% = R$ 1.761,63

Agora se eu tenho esse dinheiro parado na conta há 1 ano, resolvo tirar e jogar no outro investimento rendendo 102%:
Ano rendendo 100%:
Bruto = R$ 1.136,50
Liquido Imposto de 20% = R$ 1.109,20

Agora eu aporto os 1.109,20 a uma taxa de 102%. 13,92% a.a. por 4 anos:
Bruto = R$ 1.868,14
Liquido, importo de 15% = R$ 1.754,30

No final do quinto ano, ter deixado o dinheiro rendendo 100% do CDI foi um melhor negócio no final das contas e o resultado seria pior ainda se você tivesse deixa o dinheiro em um Fundo DI onde ocorre a antecipação do imposto de renda "come-cotas" a cada 6 meses. O Raul foi taxativo que os fundos de investimento são um mau negócio.

Conclusão:
Para de ser mão de alface 🥬 e deixa o juros composto trabalhar!

Quando for aportar em renda fixa, faça quando tiver certeza do que está fazendo, pois se arrepender e trocar de investimento pode ser um mau negócio. Ponha sempre na ponta do lápis para ver se o resultado é realmente o que você espera.

Outra coisa. Nas contas digitais você pode acabar não vendo o imposto de renda, pois como você precisa de liquidez diária, o rendimento que mostra na sua conta já está descontado o imposto. Como se você já tivesse sacado o dinheiro. Se você está contente com o valor que tá lá, fique sabendo que poderia ser muito mais. 🤣  
 

Para mais dicas de investimentos, rolê pra cima. 👆

WhatsApp Image 2022-10-10 at 15.23.43.jpeg

@Nilson Ricardo Pires De Assis cuidado ao ficar mudando os investimentos por causa de rentabilidade. Olha só este poste. 👆

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Cara, eu particularmente não confio muito no PicPay em me deixar sacar qualquer quantia necessária a qualquer momento. O que eu fiz foi deixar uma parte (uns 30%) no bancão mesmo que consigo sacar a qualquer momento em uma agência em uma eventual emergencia, e o resto deixei em Tesouro só para não ficar parada mesmo. Não vejo muito a reserva como sendo algo que deva me gerar rendimentos.

Link para compartilhar
Share on other sites

14 minutes ago, Nilson Ricardo Pires De Assis disse:

To com uma duvida ai galera, eu sempre estou colocando um troco a mais na reserva de emergencia isso me gera alguma perda da liquidez?

 

 

@Nilson Ricardo Pires De Assis em teoria não muda nada. Se está "pegando" títulos com liquidez imediata, está tudo OK.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...