Jump to content
  • 0

Quando o Tesouro IPCA vale mais que o Tesouro Selic


Matheus Lima

Pergunta

Fala galera, tudo bem?

Estou começando a investir e gostaria de investir no Tesouro, porém fiquei com dúvida e gostaria de validar com vocês qual compensaria mais e quando saber qual vale mais a pena:

O tesouro IPCA+ vale a pena quando o valor da inflação + a rentabilidade do mesmo é maior que a rentabilidade do Tesouro Selic?

Outra questão: Em cenários de deflação é ruim se ter IPCA+?

Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

E aí Matheus beleza? Turma 14?

Cara. Essa questão tem haver o momento do mercado. Hoje o IPCA tá 7 e o premio tá quase 6. 7+6 = 13%. Selic em 13,75%

Parece melhor ficar na Selic. Só que tipo. Quando o IPCA tá subindo o governo sobe a Selic pra tentar acalmar a inflação.

O IPCA voltou ao controle, então eles cortam a Selic até o inflação voltar a subir. São ciclos de mercado.

Qual sua expectativa pro futuro? É complicado.

O que eu tenho feito hoje. Estou contando que até final do ano que vem a Selic vai cair bastante. Então eu compro prefixado com premio de +- 13%. Assim eu garanto rentabilidade alta mesmo com Selic em baixa.
E compra também IPCA+ porque inflação no brasil é sempre um zona. Vai baixar mas logo volta a 10%. 😅

O Raul vai explicar melhor nas aulas, porém olha este vídeo que ele fez recente:

🚨 A SELIC VAI COMEÇAR A CAIR E AS ARMADILHAS JÁ ESTÃO NA MESA!

Vai te ajudar e entender um pouco a dinâmica do contrafluxo.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Matheus Lima disse:

Fala galera, tudo bem?

Estou começando a investir e gostaria de investir no Tesouro, porém fiquei com dúvida e gostaria de validar com vocês qual compensaria mais e quando saber qual vale mais a pena:

O tesouro IPCA+ vale a pena quando o valor da inflação + a rentabilidade do mesmo é maior que a rentabilidade do Tesouro Selic?

Outra questão: Em cenários de deflação é ruim se ter IPCA+?

@Matheus Lima não necessariamente é ruim ter IPCA em um cenário de deflação, tudo vai depender da sua expectativa futura do IPCA, da sua estratégia, do seu perfil de investidor etc. A deflação atual é pontual e foi artificial e, provavelmente não vai se sustentar havendo deflação vários meses seguidos. O provável é que tenhamos um aumento da inflação a curto prazo, mas não podemos afirmar com 100%, pois ninguém tem bola de cristal rsrsrsrsrs. 

De qualquer maneira o vídeo que o @Heberth Jorge Feres enviou explica muito bem este ponto.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...