Jump to content

Precisei gastar minha reserva de emergência, e agora?


Recommended Posts

Vários imprevistos aconteceram uma única vez. Celular caiu na privada, gato precisou de cirurgia, entre outros mais pessoais.

 

Foi um ano difícil, então precisei usar minha reserva de emergência durante o ano.

 

Mas hoje vou precisar zerar ela.

 

Então gostaria de uma opinião:

 

Todo o dinheiro que entrar com trabalho eu repor minha reserva de emergência.

 

Mas sobre os rendimentos dos meus investimentos, para não prejudicar os juros compostos. Pensei em usar 2/3 para reserva de emergência e 1/3 para reinvestir em oportunidades até eu alcançar o valor da reserva.

 

É uma boa estratégia? Ou eu deveria usar todos os rendimentos e dividendos para reserva também?

 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

15 minutes ago, Douglas Quintanilha Miranda De Souza disse:

Vários imprevistos aconteceram uma única vez. Celular caiu na privada, gato precisou de cirurgia, entre outros mais pessoais.

 

Foi um ano difícil, então precisei usar minha reserva de emergência durante o ano.

 

Mas hoje vou precisar zerar ela.

 

Então gostaria de uma opinião:

 

Todo o dinheiro que entrar com trabalho eu repor minha reserva de emergência.

 

Mas sobre os rendimentos dos meus investimentos, para não prejudicar os juros compostos. Pensei em usar 2/3 para reserva de emergência e 1/3 para reinvestir em oportunidades até eu alcançar o valor da reserva.

 

É uma boa estratégia? Ou eu deveria usar todos os rendimentos e dividendos para reserva também?

 

 

Bom dia Douglas!

Para construir ou repor a reserva de emergência sem prejudicar os investimentos, o Raul recomenda que você use 1/2 para cada. Não é uma boa ideia ficar afastado do mercado, abaixo segue um estudo sobre o que ocorre caso você perca os melhores dias da bolsa. Os dividendos também mantenha nos investimentos pra não prejudicar os juros compostos.

Bons investimentos, Sardinha 🐟!

SmartSelect_20221103_085819_Chrome.jpg

  • Aí cê deu aula... 4
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Douglas Quintanilha Miranda De Souza disse:

Vários imprevistos aconteceram uma única vez. Celular caiu na privada, gato precisou de cirurgia, entre outros mais pessoais.

 

Foi um ano difícil, então precisei usar minha reserva de emergência durante o ano.

 

Mas hoje vou precisar zerar ela.

 

Então gostaria de uma opinião:

 

Todo o dinheiro que entrar com trabalho eu repor minha reserva de emergência.

 

Mas sobre os rendimentos dos meus investimentos, para não prejudicar os juros compostos. Pensei em usar 2/3 para reserva de emergência e 1/3 para reinvestir em oportunidades até eu alcançar o valor da reserva.

 

É uma boa estratégia? Ou eu deveria usar todos os rendimentos e dividendos para reserva também?

 

 

Olha, eu passei por isso esse ano também, ainda estou remontando minha reserva, mas assim, eu prefiro muito mais deixar de lucrar por um periodo e estar segura para uma emergência, se tiver querendo muito ir investindo junto eu recomendaria depoois de ter pelo menos uns 50% a 70% da reserva já completa aí sim começaria a voltar o investimento, mas no máximo uns 20% do valor só, colocando os 80% sempre na reserva até que ficasse completa, emergências podem ocorrer a qualquer momento e se vc não tiver esse dinheiro pode ser que vc precise vender e isso prejudica muito mais a sua carteira, pois pode ter um prezuízo muito grande

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Na minha humilde visão, eu aportaria 100% na reserva. A reserva te dá paz no coração de que se alguma nova merda acontecer, você vai estar protegido, isso é melhor que qualquer possível valorização que aconteça no curto prazo.

Editado por João Vitor Pedrosa Cavalcante
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu pessoalmente quando precisei usar a reserva eu a repus de imediato. Cancelei todos aportes para reerguer o mais rápido possível.

Penso mais como a @Priscylla Roberta Dos Santos disse. No máximo eu completaria 50% da reserva e depois eu dividiria 50% reserva e 50% investimentos dos próximos aportes. Não precisaria ser 50% de toda a reserva, poderia ser um valor que te deixe confortável. É algo muito pessoal...

Você comentou que o ano foi difícil. Conforme foi usando, você não foi repondo? Foi apenas tirando, tirando, até zera?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Matheus Malheiros Pinto disse:

Bom dia Douglas!

Para construir ou repor a reserva de emergência sem prejudicar os investimentos, o Raul recomenda que você use 1/2 para cada. Não é uma boa ideia ficar afastado do mercado, abaixo segue um estudo sobre o que ocorre caso você perca os melhores dias da bolsa. Os dividendos também mantenha nos investimentos pra não prejudicar os juros compostos.

Bons investimentos, Sardinha 🐟!

SmartSelect_20221103_085819_Chrome.jpg

E qual são esses melhores dias? Se você aporta uma vez por mês, qual a chance de acertar a mosca?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

8 minutes ago, Heberth Jorge Feres disse:

E qual são esses melhores dias? Se você aporta uma vez por mês, qual a chance de acertar a mosca?

Aportando mensalmente você se posiciona todo mês, ficando com mais investimentos para esses eventuais dias que fazem a diferença na rentabilidade. Não precisa acertar na mosca, só estar lá quando acontecer, e preferivelmente com o maior capital possível. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

13 minutes ago, Matheus Malheiros Pinto disse:

Aportando mensalmente você se posiciona todo mês, ficando com mais investimentos para esses eventuais dias que fazem a diferença na rentabilidade. Não precisa acertar na mosca, só estar lá quando acontecer, e preferivelmente com o maior capital possível. 

Seria comprar as ações quando a cotação cai por algum motivo qualquer? Se for isso é melhor ter um caixa para oportunidade.

Editado por Heberth Jorge Feres
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

36 minutes ago, Heberth Jorge Feres disse:

Seria comprar as ações quando a cotação cai por algum motivo qualquer? Se for isso é melhor ter um caixa para oportunidade.

Na realidade seria exatamente o oposto, o que estou falando é para comprar sempre. Se ficar de comprar sempre que cai por algum motivo você tenta acertar o timing ao invés de confiar no tempo. Pode parecer que o estudo do Jeremy Siegel e o dos melhores dias da bolsa são contraditórios, mas na realidade você consegue tirar a mesma conclusão dos dois: mantenha a constância e confie no tempo - comprando sempre você faz exatamente isso.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Matheus Malheiros Pinto disse:

Na realidade seria exatamente o oposto, o que estou falando é para comprar sempre. Se ficar de comprar sempre que cai por algum motivo você tenta acertar o timing ao invés de confiar no tempo. Pode parecer que o estudo do Jeremy Siegel e o dos melhores dias da bolsa são contraditórios, mas na realidade você consegue tirar a mesma conclusão dos dois: mantenha a constância e confie no tempo - comprando sempre você faz exatamente isso.

Eu entendo o ponto de vista de comprar sempre com constância que é a regra que eu levo pra mim nos investimento. Comprar sempre independente de cotação. Vou pesquisar sobre esse estudo dos melhores dias pra ver se entendo o conceito por trás disso.

Na questão da reserva eu acho melhor parar os aportes nos investimentos para criar uma gordura o mais rápido possível. Pois se a pessoa aporta 10k todo mês então resolve dividir 5k investimento e 5k reserva. Ele já tá perdendo por ficar um longo período com aportes menores que mesmo pegando bons preços não vão surtir tanto efeito no final das contas.

Link para compartilhar
Share on other sites

Just now, Heberth Jorge Feres disse:

Eu entendo o ponto de vista de comprar sempre com constância que é a regra que eu levo pra mim nos investimento. Comprar sempre independente de cotação. Vou pesquisar sobre esse estudo dos melhores dias pra ver se entendo o conceito por trás disso.

Na questão da reserva eu acho melhor parar os aportes nos investimentos para criar uma gordura o mais rápido possível. Pois se a pessoa aporta 10k todo mês então resolve dividir 5k investimento e 5k reserva. Ele já tá perdendo por ficar um longo período com aportes menores que mesmo pegando bons preços não vão surtir tanto efeito no final das contas.

Também faz sentido, mas meu receio é que nesse tempo que a pessoa cessa os aportes aconteçam ótimos dias, que como vimos acima podem afetar significativamente a rentabilidade. 

Acredito que depende muito do quanto da reserva foi gasto, mas no geral fico mais inclinado à dividir o dinheiro, que nem foi sugerido pelo Raul.

Link para compartilhar
Share on other sites

6 horas atrás, Douglas Quintanilha Miranda De Souza disse:

Vários imprevistos aconteceram uma única vez. Celular caiu na privada, gato precisou de cirurgia, entre outros mais pessoais.

 

Foi um ano difícil, então precisei usar minha reserva de emergência durante o ano.

 

Mas hoje vou precisar zerar ela.

 

Então gostaria de uma opinião:

 

Todo o dinheiro que entrar com trabalho eu repor minha reserva de emergência.

 

Mas sobre os rendimentos dos meus investimentos, para não prejudicar os juros compostos. Pensei em usar 2/3 para reserva de emergência e 1/3 para reinvestir em oportunidades até eu alcançar o valor da reserva.

 

É uma boa estratégia? Ou eu deveria usar todos os rendimentos e dividendos para reserva também?

 

 

 

6 horas atrás, Thiago Alves disse:

Estou em um dilema parecido também, mas eu ainda estou montando a reserva e geralmente mando metade do aporte para reserva e o restante divido em investimentos e mestas

Já no módulo 2 Raul fala que PRIMEIRO você precisa ter uma reserva de emergência ANTES de investir. Então, 100% do que seria investimento (se não tem reserva de oportunidade) irão para a reserva de emergência até estar completa, para só então voltar aos aportes normais.

 

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Rodrigo Nunes Endres disse:

 

Já no módulo 2 Raul fala que PRIMEIRO você precisa ter uma reserva de emergência ANTES de investir. Então, 100% do que seria investimento (se não tem reserva de oportunidade) irão para a reserva de emergência até estar completa, para só então voltar aos aportes normais.

 

Sim mas ele mesmo fala que sabe que muitos não fazem assim, que geralmente faz os dois juntos e eu nao acho errado não, trabalho desde meus 15 anos e nunca tive reserva de emergência nunca tive falta, quando iniciei noa investimentos nem ia fazer mas depois entendi a necessidade de ter por isso montei a minha.

Link para compartilhar
Share on other sites

5 minutes ago, Thiago Alves disse:

Sim mas ele mesmo fala que sabe que muitos não fazem assim, que geralmente faz os dois juntos e eu nao acho errado não, trabalho desde meus 15 anos e nunca tive reserva de emergência nunca tive falta, quando iniciei noa investimentos nem ia fazer mas depois entendi a necessidade de ter por isso montei a minha.

Precisa rever. Eu sempre tive reserva de emergência, mas de apenas 2 a 1 mês. Hoje tenho 6 meses.

att.

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Thiago Alves disse:

Sim mas ele mesmo fala que sabe que muitos não fazem assim, que geralmente faz os dois juntos e eu nao acho errado não, trabalho desde meus 15 anos e nunca tive reserva de emergência nunca tive falta, quando iniciei noa investimentos nem ia fazer mas depois entendi a necessidade de ter por isso montei a minha.

É aquilo. Você nunca precisa até que precise. 😅

Prefiro montar pelo menos 50% antes de dividir com os investimento. Mas é tudo muito pessoal. Eu mesmo nunca precisei. Como também nunca precisei acionar o seguro de vida, ou do carro e nem por isso deixo de tê-los.

Link para compartilhar
Share on other sites

On 03/11/2022 at 12:00, João Vitor Pedrosa Cavalcante disse:

Na minha humilde visão, eu aportaria 100% na reserva. A reserva te dá paz no coração de que se alguma nova merda acontecer, você vai estar protegido, isso é melhor que qualquer possível valorização que aconteça no curto prazo.

Concordo com o colega. Principalmente por conta do efeito psicológico de ter o colchão de reserva para investir com calma depois. Também focaria em aportar 100% em construir novamente a reserva de emergência. 

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...