Gustavo Rodrigues Queque Postado Terça-feira às 14:38 Postado Terça-feira às 14:38 Bom dia galera, abrindo oficialmente o tópico de carreiras DEV. Cai meio que de paraquedas na área de QA, antes era suporte N2. Atualmente atuo como QA Jr em torno de 1 ano e meio, mas sempre foi mais na parte manual, testes manuais, criação de cards no Jira, criação de testes BDD e testes manuais de software num geral, quase nunca sobrava tempo pra tentar automatizar os testes das nossas plataformas. Atualmente faço faculdade de Sistemas de Informação e estou no 3° período, mas "codar" em si ainda é algo meio doloroso pra mim. Gosto da área por ser relativamente menos estressante que um DEV, porém em contrapartida também tende a ganhar menos. Atualmente tô meio perdido, pois não ganho muito (3k CLT), porém o trabalho não é muito exaustivo e ser homeoffice me agrada bastante, ainda mais no contexto de fazer faculdade. Me recomendam materiais de estudo, formas de estudar ou até mesmo formas de melhorar na carreira na área? 2
Sergio Tanaka Postado Terça-feira às 14:48 Postado Terça-feira às 14:48 7 minutes ago, Gustavo Rodrigues Queque disse: mas sempre foi mais na parte manual, testes manuais comecaria acabando com isso, de uns spoilers, qual a stack do seu dia a dia e do produto q vc trabalha? 8 minutes ago, Gustavo Rodrigues Queque disse: quase nunca sobrava tempo pra tentar automatizar os testes das nossas plataformas automatizar eh uma parada q vc tem sempre q calcular o esforco e resultado. se nao tem tempo e eh algo que vai ter realmente q fazer diariamente ou vc calcular o tempo desperdiçado/ganho para o seu lider ou vc simplesmente começa a automatizar fora do seu horario e usa isso para mostrar valor depois.
Time AUVP (Admin) Alyf Mendonça Postado Terça-feira às 15:18 Time AUVP (Admin) Postado Terça-feira às 15:18 Um ponto que pode agregar também e ser um direcionador pra você é entender como empresas gringas olham pro cargo de QA. Estamos acostumados com QA que só realiza testes manuais e não trabalha com código. Algumas empresas gringas tem o cara de QA como alguém que coda pouco e também automatiza os testes. É um nível mais técnico, que te permitirá ganhar mais grana (por receber em dólar), mas que não precisará ser um programador (já que você mencionou que é algo ruim pra você). No geral, não evite as coisas técnicas, isso vai te limitar demais na área. 2 1
Lucas Giacomelli Postado Terça-feira às 22:49 Postado Terça-feira às 22:49 Opa! Vou dar uma pequena contribuição de forma geral visto que tbm sou QA. De estudo, poderia começar com cursos mais "básicos" (Ex.: Udemy) onde encontra bons materiais por um preço bacana. Após isso, poderia ir avançando com cursos mais técnicos mas sempre priorizando a prática (famosa "mão na massa" para aplicar o que está aprendendo e errar onde não te cobram kkkkkk). Por exemplo, criar algumas aplicações básicas como jogos e sites em algumas linguagens para aprender como elas funcionam na prática. Isso já me auxiliou nos testes Web que faço na minha empresa (que cobra muito o teste manual também mas já mostrei ter esse diferencial por saber detalhes mais técnicos que outros QA's não sabem). Em conjunto, estudar as ferramentas para o QA como Cypress, Postman...pois, muitas das vezes, são nelas que as empresas trabalham para automatizar. O ideal é ir "testando" formas e ordens de estudo para ver o que mais se adequa a sua realidade e estilo. 7 horas atrás, Alyf Mendonça disse: No geral, não evite as coisas técnicas, isso vai te limitar demais na área. E isso que o Alyf mencionou é muito real. As melhores vagas, com maiores salários e mais oportunidades te exigem um mínimo de conhecimento mais técnico. Caso queira trocar uma ideia, chama ai 1
Gustavo Rodrigues Queque Postado ontem às 00:02 Author Postado ontem às 00:02 @Lucas Giacomelli Tudo certo? Agradeço as dicas, já mexi no postman pra fazer alguns testes de API, e tenho um leve conheicmento em cypress, playwright e robot. Mas tudo muito superficial. Vou aproveitar as férias da faculdade pra aprofundar em MCP playwright que tão pedindo lá no trabalho. 1
Sergio Tanaka Postado ontem às 02:28 Postado ontem às 02:28 Aqui no trampo portamos todos os e2e pro playwright, basicamente por causa de performance. Ganhamos 30% no tempo cobrindo mais cenários ainda por cima. Como aqui a gente roda tudo em container, o cypress acaba sendo um porre devido a problemas de memória conhecidos de longa data q nunca são priorizados pelos mantenedores.
Lucas Giacomelli Postado 20 horas atrás Postado 20 horas atrás 11 horas atrás, Gustavo Rodrigues Queque disse: @Lucas Giacomelli Tudo certo? Agradeço as dicas, já mexi no postman pra fazer alguns testes de API, e tenho um leve conheicmento em cypress, playwright e robot. Mas tudo muito superficial. Vou aproveitar as férias da faculdade pra aprofundar em MCP playwright que tão pedindo lá no trabalho. Showw meu querido!! É isso ai Interessante começar pelo que tua empresa tá pedindo pois assim fica mais fácil colocar em prática e fixar o conteúdo...Depois ir avançando para outras ferramentas utilizadas no mercado O importante é não parar pois sempre tem alguma coisinha para aprender kkkkk Tmj!
Edenilson Eleson Cordeiro Postado 19 horas atrás Postado 19 horas atrás Passei por isso alguns anos atrás. Eu trabalhava com suporte, depois virei analista funcional, e sentia que “precisava” me tornar desenvolvedor. Então fiz o que tinha que ser feito: sentei, estudei e pratiquei. Desenvolvimento é um ofício construído na prática — quanto mais você pratica, mais melhora, e com o tempo tudo vai ficando natural. E não fique preso esperando o “cenário perfeito”: qual é a melhor linguagem? qual é o melhor método? qual é o melhor ambiente? Isso só atrasa. O melhor momento é agora. A melhor máquina é a que você já tem. E a melhor linguagem é qualquer uma que você encontre boa documentação (e quase todas têm!). Com um pouco de insistência, as coisas começam a dar certo. 1
Recommended Posts
Crie uma conta ou entre para comentar
You need to be a member in order to leave a comment
Crie sua conta
Matricule-se na AUVP e faça parte da maior comunidade de influenciadores do Brasil.
Matricule-se na AUVPSign in
Already have an account? Sign in here.
Login