Jump to content

Recommended Posts

Postado
On 11/12/2025 at 22:47, Thiago De Almeida Roela disse:

Não entendi, empresas de fora não precisam de Nota Fiscal, só o invoice, que é basicamente apenas um papel. Eu tenho que emitir a NF para o Brasil, meu contratante nem sabe o que é uma NF

Nota Fiscal é um documento que a empresa emite para informar o governo de uma transação financeira. 

Ele precisa ser emitido mesmo quando só uma das partes é brasileira. No nosso caso a única diferença é que o Fisco não consegue verificar essa transação com a empresa americana, mas precisamos declarar do mesmo jeito.

Postado (edited)

Eu uso Contador Direto, saí da Agilize pois eles eram fracos pra dev pra gringa.

Porém, no onboarding da Contador Direto eu falei que tinha interesse em deixar uma parte do dinheiro lá fora e eles falavam que conseguiam, depois de um tempo com as mudanças da receita e aumento de fiscalização eles me instruíram a fazer o cambio do montante total e depois mandar de volta.
Tem um pouco dessa discussão nesse tópico:

Infelizmente ainda não achei alternativa pra deixar dólar lá para investimentos PF e ficar de boas com a receita.

Eu mudei meu CNPJ recentemente para uma cidade que paga menos impostos municipais,

Hoje minhas retenções totais (taxas + impostos) ta em aprox 6,2%. trabalhando para reduzir isso, eu vou adotar a medida que falaram de colocar a companheira como socia da empresa para não aumentar pelo menos.

Eu estou fazendo cambio pela mesa de cambio da AUVP, eles cobram 0.8% de spread pra mim, mas negociam com cada pessoa, como tenho uns meses fazendo e vou começar 2026 fazendo cambios maiores eu vou tentar renegociar e reduzir esse valor ainda mais.

Uma sugestão que eu dou quando vcs fizerem o cambio é olhar se a taxa é tirada do montante ou da cotação do dolar pois isso faz diferença.
As vezes é melhor tirar 1% dos total de dolares que vc ta trazendo do que 0.5% do valor do dolar, e vice versa, se atentem a isso...
Eu recebo também pela deel e ele permite que eu envie para locais diferentes de forma simples, então eu mandava 50% pra uma casa e 50% pra outra pra conseguir identificar melhor qual era a melhor opção, pq as vezes a taxa é menor mas a cotação do cambio tbm é.. enfim, é bom testar
 

Editado por Yan Jovita Ramos
Postado

Galera, existe um método onde você consegue deixar o dinheiro no exterior, escolhe o quanto trazer e só paga imposto sobre o que trazer.
Além disso, tem como não trazer nada e gastar só no débito, pagando 0 de imposto.

Mas nesse caso, é obviamente sonegação, mas funciona e não tem como a receita saber porque tudo é baseado em cripto dolar.

Postado
On 30/12/2025 at 08:57, Amanda Santos#2716 disse:

Oie @Rodrigo Ferreira Sandrini tudo bem?

Claro que posso!

Se a prestação do seu serviço é feita para empresas que estão fora do Brasil e o resultado do serviço acontece lá fora também, você é o que chamamos de exportador de serviços.

Quando você realiza uma exportação de serviços, entende-se que a natureza de alguns impostos não acontecem e por isso existe uma legislação que isenta a sua empresa de pagar esses impostos, são eles: PIS, COFINS e ISS.

Obs. Mas aqui é importante ter muito bem baseado se os resultados realmente acontecem fora do Brasil (através de contratos, invoice e nota fiscal com a informação de exportação).

Exemplo:

Se você é desenvolvedor de software e atende uma empresa de fora do BR mas o software que está sendo desenvolvido também será usado no BR, entende-se que os resultados do seu trabalho também terão impactos no Brasil e a Receita vai cobrar os impostos em sua totalidade (6%).

Agora se o resultado do seu trabalho será realmente somente no exterior, a sua empresa fica isenta de pagar PIS, COFINS e ISS, o que somando dá em torno de 3% e paga somente a diferença, os outros 3%.

Essa diminuição do imposto acontece de forma automática quando nós contadores geramos o seu impostos mensalmente e informamos a Receita que se trata de uma exportação. Automaticamente eles isentam os impostos.

Obs.: No seu caso teria que entender porque a isenção não está sendo aplicada. Conversa com o seu contador e explica sobre a exportação. Analisem sobre o resultado da prestação do serviço e veja se não é possível. Se a sua empresa se aplica  nisso, você poderia estar pagando 3%.

Se tiver alguma dúvida mais específica, fica a vontade para me perguntar.

Espero ter ajudado.

 


Muito obrigado Amanda, e desculpe a demora em agradecer, passei uns dias em off. Vou conversar com a contabilidade, valeu abraço

Postado

Pago R$380,00 para um contador que me atende muito bem sempre que eu preciso via Telegram. Ter acesso a uma pessoa é bem importante pra mim e as dores de cabeça que ele me evita passar compensam o valor que pago a ele.

Pela quantidade que recebo (~8k dólares) e a alíquota para esse CNAE, compensou enquadrar em Lucro Presumido em vez do Simples.

Recebo via TechFX e gosto bastante mas vou entrar em contato com o suporte pra ver se vale trazer pra a AUVP Câmbio.

  • Brabo 1

Crie uma conta ou entre para comentar

You need to be a member in order to leave a comment

Crie sua conta

Matricule-se na AUVP e faça parte da maior comunidade de influenciadores do Brasil.

Matricule-se na AUVP

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Login
×
×
  • Criar novo...