Jump to content

Recommended Posts

Postado

Vou confessar uma coisa: eu estava frustrado pra c@r4lh0.

Trabalho há quase uma década como dev front-end.
Mas sempre tive aquela coceira de meter mais a mão no back-end, banco, infra, CRUD e todo esse paranuê.

E, no meio dessa frustração técnica, eu tinha voltado a ler sobre dinheiro, performance, negócios… e toda hora esbarrava no mesmo problema: o que ler em seguida?

Ou era lista genérica de blog, indicação de IA, ou indicação de gente que nem leu de verdade o que prega.
Aí veio a ideia: e se eu fizesse o contrário?

Então eu construí um projeto Fullstack (Front, Back, Banco, Infra, Cache, com dark e light theme e por ai vai...).

Nasceu assim o Skin in the Books.
Pegou a sacada do "Skin in the game", do Taleb?

A Stack é: NextJS, Tailwind, Postgres, Node e foi arquitetado para escalar.
A infra foi feita com a Vercel e com o Neon para o banco de dados.

Um projeto inteiro do zero, pra meter um pouco a mão no back-end e ainda resolver um problema real: achar boas indicações de leitura.

E, como o capitalismo é maravilhoso, eu pensei:
se eu já vou investir meu tempo construindo isso, por que não monetizar de forma honesta e ainda dar mais visibilidade pra quem influencia e tirou um tempo pra indicar?

Então o modelo de monetização é simples e transparente: utilizo links de afiliado da Amazon.

Parte da monetização vai pra infraestrutura do projeto;
Parte pra pagar meus boletos, óbvio;
E uma parte eu vou doar para uma instituição, ONG ou pessoa específica que precise de ajuda, que será escolhida por mim.

No momento, a lista de influenciadores é esta (e agradeço demais todo o tempo disponibilizado na internet pra indicar os livros):
Augusto Galego
Bruno Perini
Eduardo Feldberg (Primo pobre)
Eitonilda Neta
Eslen Delanogare
Joel Jota
Lara Nesteruk
Lucas Faria
Raul Sena
Renato Augusto
Sophia Spadão
Tallis Gomes
Thiago Lolkus Nigro
Ícaro de Carvalho

E na moral? A curadoria deu trabalho demais, bicho. De verdade.
São mais de 220 livros.
Passei horas cadastrando livro por livro, categorizando, pensando em experiência, já que aquela API da Amazon é coisa de louco.
Trabalhei bastante pra tudo ficar minimamente digno.

Então, se você curtir a ideia, deixar um like e dar repost não vai fazer seu dedo cair, ein.
Mas pode ajudar esse projeto a chegar em alguém que está exatamente precisando do próximo livro certo.

Aceito feedbacks, críticas, sugestões de feature (que no futuro vão ter bastante!) e por ai vai!

Segue o link: https://skininthebooks.com/

• Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Postado
7 horas atrás, Sergio Tanaka disse:

Cara, gostei

fiquei curioso com uma coisa, vc cogitou nao ter banco de dados?

imagino q vc utilize banco por causa do cadastro de e-mails

Mas tem banco de dados, pô!
Eu utilizo o Postgres com a plataforma Neon.

E a captura de leads é feita via Buttondown, que é de graça!

Postado
1 hour ago, Sergio Tanaka disse:

Rs escrevi meio torto. Minha dúvida eh pq q vc tá usando banco de dados

Pq como teu sistema eh bem estático, não ter banco seria interessante 

Mais ou menos.
A parte da listagem de livros tem um infinity scroll, onde eu preciso fazer a chamada na API.
Por mais que seja uma página cacheada, o cache é atualizado de tempos em tempos. Ou seja: é uma página dinâmica.

Para uma questão de escalabilidade, o banco se faz necessário já no setup atual.
Exemplo: se, no futuro, eu quiser uma página de login, um painel de administrador, uma comunidade etc, eu preciso armazenar os usuários de alguma forma.
Se eu quiser adicionar uma feature de lista de leitura, eu preciso persistir esses dados em algum ponto.

Então por questões de escalabilidade, o banco se faz necessário.

Crie uma conta ou entre para comentar

You need to be a member in order to leave a comment

Crie sua conta

Matricule-se na AUVP e faça parte da maior comunidade de influenciadores do Brasil.

Matricule-se na AUVP

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Login
  • Criar novo...