Jump to content

Recommended Posts

Postado

Fala, pessoal!

Já trabalhei como dev (fiz um estágio de 1 ano) em uma empresa pequena e, em fevereiro, vou começar como Dev Júnior em uma empresa maior.

Acredito que já tenho uma base de júnior, mas estou com uma dúvida: vale a pena tentar fazer uma renda extra enquanto evoluo, ou é melhor focar 100% em crescer no trabalho para virar pleno mais rápido?

Também penso em criar alguns projetos pessoais para praticar e, quem sabe, gerar uma renda extra, mas não sei o que faz mais sentido no início.

Além disso, fico na dúvida se alguém confiaria em um júnior para esse tipo de trabalho(freelance).

Se vocês puderem me dar um norte, eu agradeço muito:

• Dá para conciliar trabalho + estudos + renda extra (freelance) + projetos pessoais?

• Se sim, quais tipos de projetos/serviços são mais realistas para um júnior começar?

• No que vocês recomendam eu focar para acelerar a evolução e ganhar confiança no dia a dia?

Queria muito a visão de alguém mais experiente para me orientar sobre como guiar minha carreira — sou novo e sei que ainda tenho muito chão pela frente.

• Brabo 1
Postado

Salve. Quanto a freelancer, não posso te responder porque não tenho experiência, mas atuo como dev sênior a algum tempo e sempre que tentei conciliar muitas coisas ao mesmo tempo, não foi sustentável. Minha dica rápida é: identifica o que vai te fazer crescer na sua empresa (olha o plano de carreira se tiver) e foca nisso. Se não tiver plano de carreira, estuda as tecnologias que você trabalha.

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Postado

Fala Jailson!

1 hour ago, Jailson Roth disse:
  • Dá para conciliar trabalho + estudos + renda extra (freelance) + projetos pessoais?

Aqui é o famoso “depende” kk Isso vai muito do contexto pessoal de cada um e do tipo de freelas que você atuaria. Se você perceber que na sua rotina, além do trabalho, estudos, lazer e, principalmente, descanso, já tiver pelo menos dois projetos que tenha certo orgulho, ainda tiver ócio, valeria avaliar pegar freelas.

Porém, além de ter que considerar que esses trabalhos não podem afetar negativamente de forma alguma os demais itens que citei ali, talvez seja um pouco cedo. Mas cabe você avaliar se consegue entregar.

1 hora atrás, Jailson Roth disse:
  • Se sim, quais tipos de projetos/serviços são mais realistas para um júnior começar?

Isso vai muito do que você tem costume de fazer. Geralmente demandas relacionadas a frontend, como landing pages e Wordpress são bastante requisitadas e não exigem tanta complexidade, mas podem ser extensas (de bastante atenção no escopo).

1 hora atrás, Jailson Roth disse:
  • No que vocês recomendam eu focar para acelerar a evolução e ganhar confiança no dia a dia?

Fazer projetos pessoais sobre assuntos que você gosta podem ser uma boa, pois te ajudam manter o foco, mas não recomendo ter vários, pois acaba perdendo o propósito. Contribuir para a comunidade Open Source pode ser uma ótima experiência também, porque além de ser útil, você vai passar por vários critérios utilizados no mercado (talvez até mais rígidos do que muitas empresas).

Espero que possa ter contribuído um pouco. Sucesso pra ti!

Postado
2 horas atrás, Jailson Roth disse:

Fala, pessoal!

Já trabalhei como dev (fiz um estágio de 1 ano) em uma empresa pequena e, em fevereiro, vou começar como Dev Júnior em uma empresa maior.

Acredito que já tenho uma base de júnior, mas estou com uma dúvida: vale a pena tentar fazer uma renda extra enquanto evoluo, ou é melhor focar 100% em crescer no trabalho para virar pleno mais rápido?

Também penso em criar alguns projetos pessoais para praticar e, quem sabe, gerar uma renda extra, mas não sei o que faz mais sentido no início.

Além disso, fico na dúvida se alguém confiaria em um júnior para esse tipo de trabalho(freelance).

Se vocês puderem me dar um norte, eu agradeço muito:

Queria muito a visão de alguém mais experiente para me orientar sobre como guiar minha carreira — sou novo e sei que ainda tenho muito chão pela frente.

Começo de carreira? Foca tudo no trabalho 

Vc não tem experiência suficiente pra pegar freelas q valem a pena.

Como citaram, vai pra projetos open source pra vc pegar tração principalmente em boas práticas, mas vai por diversão.

Vc vai aprender de verdade com os sr q vão trampar contigo 

Postado

Já passei por essa fase aí, quase no mesmo momento de carreira rs 

Hoje eu diria que não faz sentido tentar abraçar muita coisa nesse começo. Foca no que você tá trabalhando, se aperfeiçoa no que você está mexendo que você deve evoluir mais rápido. A grana vai ser consequência da sua capacidade de resolver problemas maiores.

Se a empresa é bacana e tem plano de carreira foca no que dá pra crescer, se não, aprende tudo que der, faz alguns projetos, tenta participar de várias etapas de um projeto, desde concepção até o go-live e depois suportando essa aplicação em produção. Você vai aprender muita coisa boa e vai criar uma casca importante.

Aí quando você estagnar na evolução técnica e conhecimento vai ser hora de buscar voos maiores e você vai estar preparado.

Crie uma conta ou entre para comentar

You need to be a member in order to leave a comment

Crie sua conta

Matricule-se na AUVP e faça parte da maior comunidade de influenciadores do Brasil.

Matricule-se na AUVP

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Login
  • Criar novo...