Jump to content

Recommended Posts

Postado

Bom dia pessoal, tudo bem? 
Recentemente tenho sido abordado por muitas pessoas querendo vender mentorias sobre vagas na gringa, vocĂȘs jĂĄ fizeram elas? O que acharam?

Meu inglĂȘs Ă© mediano/bom (comecei a procurar vagas gringas em dez, consegui chegar ao final de alguns processos seletivos gringos, mas ainda nĂŁo consegui nenhuma offer)

• Brabo 1
Postado

Qual a tua ĂĄrea?

Quando vocĂȘ diz que o teu inglĂȘs Ă© mediano, dĂȘ um exemplo.

Vou dar meus 10 centavos aqui:

Existem "fĂłrmulas" que ajudam a aumentar as abordagens, mas a base Ă©:

1. ter a experiĂȘncia tĂ©cnica na tua ĂĄrea.

vejo pouca oferta de vaga para estrangeiros de nĂ­vel JR.

se estĂĄ no inĂ­cio da carreira, corra atrĂĄs de experiĂȘncia independente de onde seja, nĂŁo se acomode e nĂŁo crie dependĂȘncia em IA (use, mas nĂŁo seja usado).

2. se garantir na comunicação oral e escrita.

nĂŁo precisa necessariamente provar com documentos, eu mesmo nunca precisei.

mas tem que desenrolar.

comunicação é a base de qualquer função.

se nĂŁo estiver seguro, comece a praticar com mais frequĂȘncia.

3. ter o linkedin em inglĂȘs e com resultados.

linkedin principal em inglĂȘs, deixe o ptbr como secundĂĄrio mas mantenha ambos atualizados.

pra cada experiĂȘncia escreva utilizando o mĂ©todo "XYZ" que basicamente Ă© dizer qual foi o resultado que trouxe pro negĂłcio e como fez isso.

https://www.wonsulting.com/job-search-hub/the-power-of-quantifiable-results-how-to-use-the-xyz-formula-to-supercharge-your-resume

se vocĂȘ consegue articular resultados e nĂŁo sĂł dizer o que fazia, jĂĄ sai na frente tambĂ©m.

• Brabo 1
  • AĂ­ cĂȘ deu aula... 1
Postado
On 10/01/2026 at 11:13, Mikhail Koslowski disse:

Qual a tua ĂĄrea?

Quando vocĂȘ diz que o teu inglĂȘs Ă© mediano, dĂȘ um exemplo.

Vou dar meus 10 centavos aqui:

Existem "fĂłrmulas" que ajudam a aumentar as abordagens, mas a base Ă©:

1. ter a experiĂȘncia tĂ©cnica na tua ĂĄrea.

vejo pouca oferta de vaga para estrangeiros de nĂ­vel JR.

se estĂĄ no inĂ­cio da carreira, corra atrĂĄs de experiĂȘncia independente de onde seja, nĂŁo se acomode e nĂŁo crie dependĂȘncia em IA (use, mas nĂŁo seja usado).

2. se garantir na comunicação oral e escrita.

nĂŁo precisa necessariamente provar com documentos, eu mesmo nunca precisei.

mas tem que desenrolar.

comunicação é a base de qualquer função.

se nĂŁo estiver seguro, comece a praticar com mais frequĂȘncia.

3. ter o linkedin em inglĂȘs e com resultados.

linkedin principal em inglĂȘs, deixe o ptbr como secundĂĄrio mas mantenha ambos atualizados.

pra cada experiĂȘncia escreva utilizando o mĂ©todo "XYZ" que basicamente Ă© dizer qual foi o resultado que trouxe pro negĂłcio e como fez isso.

https://www.wonsulting.com/job-search-hub/the-power-of-quantifiable-results-how-to-use-the-xyz-formula-to-supercharge-your-resume

se vocĂȘ consegue articular resultados e nĂŁo sĂł dizer o que fazia, jĂĄ sai na frente tambĂ©m.

Valeu por compartilhar seus 10 centavos Mikhail!

Sobre a minha ĂĄrea, sou software engineer, tenho quase 10 anos de experiĂȘncia com web, e tenho focado em fintechs nos ultimos 4 anos (parte financeira do QuintoAndar, e nubank)

Sobre exemplos em relação a comunicação, acho que tem alguns pontos que me colocam como mediano:

1. É comum eu precisar pedir pra uma pessoa refrasear algo, mais de uma vez durante a entrevista

2. Me falta vocabulårio, então não é raro eu precisar "explicar" algo para chegar em um ponto, o ultimo exemplo que me recordo, não lembrava como eu poderia falar um "empréstimo para PJ"

Postado
2 horas atrĂĄs, Gabriel Luchtenberg disse:

tenho quase 10 anos de experiĂȘncia com web, e tenho focado em fintechs nos ultimos 4 anos (parte financeira do QuintoAndar, e nubank)

2 horas atrĂĄs, Gabriel Luchtenberg disse:

Sobre exemplos em relação a comunicação, acho que tem alguns pontos que me colocam como mediano:

Por essas duas frases eu te diria pra focar teu tempo e dinheiro em melhorar o inglĂȘs entĂŁo.

consultoria nenhuma vai resolver isso, sĂł vocĂȘ mesmo.

imagine se uma consultoria te garantisse uma vaga top, garantido 100%. vocĂȘ ia entrar e ter dificuldades de entregar por conta da comunicação.

entĂŁo resolve isso agora, e enquanto estiver resolvendo isso vai colocando o linkedin em inglĂȘs e fazendo pequenos ajustes.

daqui uns 3~6 meses vocĂȘ jĂĄ estĂĄ com o inglĂȘs melhor e jĂĄ começa a arranjar umas entrevistas.

tem vĂĄrios tĂłpicos aqui na comunidade sobre inglĂȘs, mas pelo que falou sĂł falta um empurrĂŁozinho mesmo.

desligue as legendas de YT e passe a assistir tudo o que for possĂ­vel em inglĂȘs. tanto de coisas da ĂĄrea como lazer e hobbies.

• Brabo 3
Postado

Uma forma mais acessĂ­vel de conseguir vagas gringas Ă© atravĂ©s das agĂȘncias: BairesDev, Qubika, Turing, X-Team... Todas elas sempre tĂȘm vagas abertas e se seu inglĂȘs for bom o suficiente Ă© sĂł uma questĂŁo do seu currĂ­culo bater com a vaga. Sua experiĂȘncia tĂ©cnica parece ser adequada pro nĂ­vel das vagas que eu vejo por lĂĄ.

Postado
1 hora atrĂĄs, Lucas Borin disse:

Com que frequĂȘncia surgem oportunidades de trabalho remoto para empresas estrangeiras? HĂĄ algum tempo vi algumas vagas, mas a maioria exigia algum vĂ­nculo com a Europa ou EUA, como ID, etc.

pra dev em consultoria, ainda tem de baciada
toda semana pipocam dezenas de msg automaticas de vagas

mas a maioria eh 100% remoto

• Brabo 1
Postado
On 13/01/2026 at 11:52, Mikhail Koslowski disse:

Por essas duas frases eu te diria pra focar teu tempo e dinheiro em melhorar o inglĂȘs entĂŁo.

consultoria nenhuma vai resolver isso, sĂł vocĂȘ mesmo.

imagine se uma consultoria te garantisse uma vaga top, garantido 100%. vocĂȘ ia entrar e ter dificuldades de entregar por conta da comunicação.

entĂŁo resolve isso agora, e enquanto estiver resolvendo isso vai colocando o linkedin em inglĂȘs e fazendo pequenos ajustes.

daqui uns 3~6 meses vocĂȘ jĂĄ estĂĄ com o inglĂȘs melhor e jĂĄ começa a arranjar umas entrevistas.

tem vĂĄrios tĂłpicos aqui na comunidade sobre inglĂȘs, mas pelo que falou sĂł falta um empurrĂŁozinho mesmo.

desligue as legendas de YT e passe a assistir tudo o que for possĂ­vel em inglĂȘs. tanto de coisas da ĂĄrea como lazer e hobbies.

Gabriel, eu trabalho como recrutador hĂĄ 3 anos em uma empresa internacional, o que o Mikhail disse foi perfeito!

Nenhuma consultoria vai te ajudar se vc nĂŁo ter o inglĂȘs muito bom. VocĂȘ pode ser a pessoa mais foda do mundo tecnicamente, mas se vc nao consegue transmitir ou adquirir uma fala/pensamento em inglĂȘs, Ă© isso que estĂĄ te travando. 

Vc parece ter passado por empresas grandes, com um bom nĂ­vel tĂ©cnico. Foca no inglĂȘs o max possĂ­vel que vc puder, mude tudo para o ingles, pc, celular, sĂł consuma videos em ingles sem legenda e etc. No inicio vai doer, mas vai ser a forma mais rĂĄpida de acelerar seu vocabulĂĄrio. 

Depois que resolver o inglĂȘs, começa a falar com essas outsourcings de vagas gringas, Deel, BairesDev e etc. É uma porta de entrada mais fĂĄcil do que conseguir emprego direto para fora. 

• Brabo 2
  • 1 month later...
Postado

Oi @Gabriel Luchtenberg,

Curiosamente, um amigo direcionou um cara que estava tentando furar a bolha para uma vaga na gringa. Ele chegou a contratar uma consultoria, mas não estava tendo resultado. 

A consultoria focou muito em LinkedIn e habilidade de conversação em inglĂȘs, que sĂŁo coisas importantes, nĂŁo me entenda mal. Mas a minha opiniĂŁo Ă© que elas nĂŁo sĂŁo as mais importantes, que vĂŁo trazer o melhor resultado com menor esforço. 

A consultoria que ele contratou não levou em conta o contexto dos contratantes. Empresas americanas preferem profissionais americanos não só por questão de proximidade cultural, mas também por questÔes legais. 

Trabalho para a gringa desde o inĂ­cio da pandemia. Todas as minhas experiĂȘncias foram com consultorias intermediĂĄrias entre mim e a empresa com a qual eu trabalho. Exemplos famosos sĂŁo Baires Dev e X-Team. Elas resolvem o problema de avaliar os profissionais (que dificulta em vĂĄrias ordens de grandeza por conta de quantidade ao aceitar profissionais estrangeiros), manter a "relação empregatĂ­cia" e centralizar o custo numa Ășnica entidade ao invĂ©s de ficar controlando o pagamento individual. 

A consultoria que ele contratou nĂŁo trouxe esse ponto. Ele tava submetendo o currĂ­culo somente no LinkedIn, diretamente para as empresas americanas, que por conta da IA virou um canal virtualmente inĂștil para contratação. 

---

Dito isso, consultorias nĂŁo sĂŁo iguais, assim como pessoas nĂŁo sĂŁo iguais. Vai de avaliar a instituição com qual vocĂȘ estĂĄ interagindo, que Ă© o jogo do mercado. 

---

Espero ter ajudado. Boa sorte!

Crie uma conta ou entre para comentar

You need to be a member in order to leave a comment

Crie sua conta

Matricule-se na AUVP e faça parte da maior comunidade de influenciadores do Brasil.

Matricule-se na AUVP

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Login
  • Criar novo...