Gabriel Luchtenberg Postado 10 de Janeiro Postado 10 de Janeiro Bom dia pessoal, tudo bem? Recentemente tenho sido abordado por muitas pessoas querendo vender mentorias sobre vagas na gringa, vocĂȘs jĂĄ fizeram elas? O que acharam? Meu inglĂȘs Ă© mediano/bom (comecei a procurar vagas gringas em dez, consegui chegar ao final de alguns processos seletivos gringos, mas ainda nĂŁo consegui nenhuma offer)  1
Mikhail Koslowski Postado 10 de Janeiro Postado 10 de Janeiro Qual a tua ĂĄrea? Quando vocĂȘ diz que o teu inglĂȘs Ă© mediano, dĂȘ um exemplo.  Vou dar meus 10 centavos aqui: Existem "fĂłrmulas" que ajudam a aumentar as abordagens, mas a base Ă©: 1. ter a experiĂȘncia tĂ©cnica na tua ĂĄrea. vejo pouca oferta de vaga para estrangeiros de nĂvel JR. se estĂĄ no inĂcio da carreira, corra atrĂĄs de experiĂȘncia independente de onde seja, nĂŁo se acomode e nĂŁo crie dependĂȘncia em IA (use, mas nĂŁo seja usado).  2. se garantir na comunicação oral e escrita. nĂŁo precisa necessariamente provar com documentos, eu mesmo nunca precisei. mas tem que desenrolar. comunicação Ă© a base de qualquer função. se nĂŁo estiver seguro, comece a praticar com mais frequĂȘncia.  3. ter o linkedin em inglĂȘs e com resultados. linkedin principal em inglĂȘs, deixe o ptbr como secundĂĄrio mas mantenha ambos atualizados. pra cada experiĂȘncia escreva utilizando o mĂ©todo "XYZ" que basicamente Ă© dizer qual foi o resultado que trouxe pro negĂłcio e como fez isso. https://www.wonsulting.com/job-search-hub/the-power-of-quantifiable-results-how-to-use-the-xyz-formula-to-supercharge-your-resume se vocĂȘ consegue articular resultados e nĂŁo sĂł dizer o que fazia, jĂĄ sai na frente tambĂ©m. 1 1
Gabriel Luchtenberg Postado 13 de Janeiro Author Postado 13 de Janeiro On 10/01/2026 at 11:13, Mikhail Koslowski disse: Qual a tua ĂĄrea? Quando vocĂȘ diz que o teu inglĂȘs Ă© mediano, dĂȘ um exemplo.  Vou dar meus 10 centavos aqui: Existem "fĂłrmulas" que ajudam a aumentar as abordagens, mas a base Ă©: 1. ter a experiĂȘncia tĂ©cnica na tua ĂĄrea. vejo pouca oferta de vaga para estrangeiros de nĂvel JR. se estĂĄ no inĂcio da carreira, corra atrĂĄs de experiĂȘncia independente de onde seja, nĂŁo se acomode e nĂŁo crie dependĂȘncia em IA (use, mas nĂŁo seja usado).  2. se garantir na comunicação oral e escrita. nĂŁo precisa necessariamente provar com documentos, eu mesmo nunca precisei. mas tem que desenrolar. comunicação Ă© a base de qualquer função. se nĂŁo estiver seguro, comece a praticar com mais frequĂȘncia.  3. ter o linkedin em inglĂȘs e com resultados. linkedin principal em inglĂȘs, deixe o ptbr como secundĂĄrio mas mantenha ambos atualizados. pra cada experiĂȘncia escreva utilizando o mĂ©todo "XYZ" que basicamente Ă© dizer qual foi o resultado que trouxe pro negĂłcio e como fez isso. https://www.wonsulting.com/job-search-hub/the-power-of-quantifiable-results-how-to-use-the-xyz-formula-to-supercharge-your-resume se vocĂȘ consegue articular resultados e nĂŁo sĂł dizer o que fazia, jĂĄ sai na frente tambĂ©m. Valeu por compartilhar seus 10 centavos Mikhail! Sobre a minha ĂĄrea, sou software engineer, tenho quase 10 anos de experiĂȘncia com web, e tenho focado em fintechs nos ultimos 4 anos (parte financeira do QuintoAndar, e nubank) Sobre exemplos em relação a comunicação, acho que tem alguns pontos que me colocam como mediano: 1. Ă comum eu precisar pedir pra uma pessoa refrasear algo, mais de uma vez durante a entrevista 2. Me falta vocabulĂĄrio, entĂŁo nĂŁo Ă© raro eu precisar "explicar" algo para chegar em um ponto, o ultimo exemplo que me recordo, nĂŁo lembrava como eu poderia falar um "emprĂ©stimo para PJ" Â
Mikhail Koslowski Postado 13 de Janeiro Postado 13 de Janeiro 2 horas atrĂĄs, Gabriel Luchtenberg disse: tenho quase 10 anos de experiĂȘncia com web, e tenho focado em fintechs nos ultimos 4 anos (parte financeira do QuintoAndar, e nubank) 2 horas atrĂĄs, Gabriel Luchtenberg disse: Sobre exemplos em relação a comunicação, acho que tem alguns pontos que me colocam como mediano: Por essas duas frases eu te diria pra focar teu tempo e dinheiro em melhorar o inglĂȘs entĂŁo.  consultoria nenhuma vai resolver isso, sĂł vocĂȘ mesmo. imagine se uma consultoria te garantisse uma vaga top, garantido 100%. vocĂȘ ia entrar e ter dificuldades de entregar por conta da comunicação. entĂŁo resolve isso agora, e enquanto estiver resolvendo isso vai colocando o linkedin em inglĂȘs e fazendo pequenos ajustes. daqui uns 3~6 meses vocĂȘ jĂĄ estĂĄ com o inglĂȘs melhor e jĂĄ começa a arranjar umas entrevistas.  tem vĂĄrios tĂłpicos aqui na comunidade sobre inglĂȘs, mas pelo que falou sĂł falta um empurrĂŁozinho mesmo. desligue as legendas de YT e passe a assistir tudo o que for possĂvel em inglĂȘs. tanto de coisas da ĂĄrea como lazer e hobbies. 3
Bruno Andreghetti Dantas Postado 13 de Janeiro Postado 13 de Janeiro Uma forma mais acessĂvel de conseguir vagas gringas Ă© atravĂ©s das agĂȘncias: BairesDev, Qubika, Turing, X-Team... Todas elas sempre tĂȘm vagas abertas e se seu inglĂȘs for bom o suficiente Ă© sĂł uma questĂŁo do seu currĂculo bater com a vaga. Sua experiĂȘncia tĂ©cnica parece ser adequada pro nĂvel das vagas que eu vejo por lĂĄ.
Lucas Borin Postado 13 de Janeiro Postado 13 de Janeiro Com que frequĂȘncia surgem oportunidades de trabalho remoto para empresas estrangeiras? HĂĄ algum tempo vi algumas vagas, mas a maioria exigia algum vĂnculo com a Europa ou EUA, como ID, etc.
Sergio T Postado 13 de Janeiro Postado 13 de Janeiro 1 hora atrĂĄs, Lucas Borin disse: Com que frequĂȘncia surgem oportunidades de trabalho remoto para empresas estrangeiras? HĂĄ algum tempo vi algumas vagas, mas a maioria exigia algum vĂnculo com a Europa ou EUA, como ID, etc. pra dev em consultoria, ainda tem de baciada toda semana pipocam dezenas de msg automaticas de vagas mas a maioria eh 100% remoto 1
AndrĂ© Rashid Yasin Postado 14 de Janeiro Postado 14 de Janeiro On 13/01/2026 at 11:52, Mikhail Koslowski disse: Por essas duas frases eu te diria pra focar teu tempo e dinheiro em melhorar o inglĂȘs entĂŁo.  consultoria nenhuma vai resolver isso, sĂł vocĂȘ mesmo. imagine se uma consultoria te garantisse uma vaga top, garantido 100%. vocĂȘ ia entrar e ter dificuldades de entregar por conta da comunicação. entĂŁo resolve isso agora, e enquanto estiver resolvendo isso vai colocando o linkedin em inglĂȘs e fazendo pequenos ajustes. daqui uns 3~6 meses vocĂȘ jĂĄ estĂĄ com o inglĂȘs melhor e jĂĄ começa a arranjar umas entrevistas.  tem vĂĄrios tĂłpicos aqui na comunidade sobre inglĂȘs, mas pelo que falou sĂł falta um empurrĂŁozinho mesmo. desligue as legendas de YT e passe a assistir tudo o que for possĂvel em inglĂȘs. tanto de coisas da ĂĄrea como lazer e hobbies. Gabriel, eu trabalho como recrutador hĂĄ 3 anos em uma empresa internacional, o que o Mikhail disse foi perfeito! Nenhuma consultoria vai te ajudar se vc nĂŁo ter o inglĂȘs muito bom. VocĂȘ pode ser a pessoa mais foda do mundo tecnicamente, mas se vc nao consegue transmitir ou adquirir uma fala/pensamento em inglĂȘs, Ă© isso que estĂĄ te travando. Vc parece ter passado por empresas grandes, com um bom nĂvel tĂ©cnico. Foca no inglĂȘs o max possĂvel que vc puder, mude tudo para o ingles, pc, celular, sĂł consuma videos em ingles sem legenda e etc. No inicio vai doer, mas vai ser a forma mais rĂĄpida de acelerar seu vocabulĂĄrio. Depois que resolver o inglĂȘs, começa a falar com essas outsourcings de vagas gringas, Deel, BairesDev e etc. Ă uma porta de entrada mais fĂĄcil do que conseguir emprego direto para fora. 2
Victor Ribeiro De Mattos Postado 25 de Fevereiro Postado 25 de Fevereiro Oi @Gabriel Luchtenberg, Curiosamente, um amigo direcionou um cara que estava tentando furar a bolha para uma vaga na gringa. Ele chegou a contratar uma consultoria, mas nĂŁo estava tendo resultado. A consultoria focou muito em LinkedIn e habilidade de conversação em inglĂȘs, que sĂŁo coisas importantes, nĂŁo me entenda mal. Mas a minha opiniĂŁo Ă© que elas nĂŁo sĂŁo as mais importantes, que vĂŁo trazer o melhor resultado com menor esforço. A consultoria que ele contratou nĂŁo levou em conta o contexto dos contratantes. Empresas americanas preferem profissionais americanos nĂŁo sĂł por questĂŁo de proximidade cultural, mas tambĂ©m por questĂ”es legais. Trabalho para a gringa desde o inĂcio da pandemia. Todas as minhas experiĂȘncias foram com consultorias intermediĂĄrias entre mim e a empresa com a qual eu trabalho. Exemplos famosos sĂŁo Baires Dev e X-Team. Elas resolvem o problema de avaliar os profissionais (que dificulta em vĂĄrias ordens de grandeza por conta de quantidade ao aceitar profissionais estrangeiros), manter a "relação empregatĂcia" e centralizar o custo numa Ășnica entidade ao invĂ©s de ficar controlando o pagamento individual. A consultoria que ele contratou nĂŁo trouxe esse ponto. Ele tava submetendo o currĂculo somente no LinkedIn, diretamente para as empresas americanas, que por conta da IA virou um canal virtualmente inĂștil para contratação. --- Dito isso, consultorias nĂŁo sĂŁo iguais, assim como pessoas nĂŁo sĂŁo iguais. Vai de avaliar a instituição com qual vocĂȘ estĂĄ interagindo, que Ă© o jogo do mercado. --- Espero ter ajudado. Boa sorte!
Recommended Posts
Crie uma conta ou entre para comentar
You need to be a member in order to leave a comment
Crie sua conta
Matricule-se na AUVP e faça parte da maior comunidade de influenciadores do Brasil.
Matricule-se na AUVPSign in
Already have an account? Sign in here.
Login