Jump to content

Recommended Posts

Postado (edited)

Amigos

Aqui, 50 anos, funcionário público, moradia em casa de condomínio longe da cidade com os gastos de transporte/tempo com dois carros.
Imóvel com valor líquido pós venda aproximado de 1,5M. 
Valor sentimental, pois remete à infância na roçam meus avós etc, e aqui os filhos cresceram; não consigo analisar de forma imparcial. Onde moro é um paraíso da natureza e espaço para o bem-estar (casa 250m², terreno de 1.200m², pomar, piscina etc.)

Pensando em vender, e investir, morando de aluguel na zona urbana durante um tempo e, enquanto isso, procurar  apartamento adequado no valor aproximado de 700 mil para comprar e deixar a diferença investida (algum prédio que não seja frio, tenha arquitetura e planta um pouco maior, além de algum parque por perto. Já vi ser possível).

Dessa forma, conseguiria um aporte inicial melhor, baixaria o padrão de vida para deixar de gastar com despesas do carro, além de ganhar tempo relativo ao translado.

A resposta parece óbvia para que haja a venda, mas fico preso à ideia de que poderia produzir mais em atividade complementar/mudança de atividade e continuar onde estou.

Como vocês analisam?
Há aplicação segura de resgate imediato para R$ 700 mil a fim de deixar garantida a quantida para compra de outro imóvel?

Valeu.

Editado por Derlan Furlan
Esqueci um dado.
Postado
16 minutes ago, Derlan Furlan disse:

Amigos

Aqui, 50 anos, funcionário público, moradia em casa de condomínio longe da cidade com os gastos de transporte/tempo com dois carros.
Imóvel com valor líquido pós venda aproximado de 1,5M. 
Valor sentimental, pois remete à infância na roçam meus avós etc, e aqui os filhos cresceram; não consigo analisar de forma imparcial. Onde moro é um paraíso da natureza e espaço para o bem-estar (casa 250m², terreno de 1.200m², pomar, piscina etc.)

Pensando em vender, e investir, morando de aluguel na zona urbana durante um tempo e, enquanto isso, procurar  apartamento adequado no valor aproximado de 700 mil para comprar e deixar a diferença investida (algum prédio que não seja frio, tenha arquitetura e planta um pouco maior, além de algum parque por perto. Já vi ser possível).

Dessa forma, conseguiria um aporte inicial melhor, baixaria o padrão de vida para deixar de gastar com despesas do carro, além de ganhar tempo relativo ao translado.

A resposta parece óbvia para que haja a venda, mas fico preso à ideia de que poderia produzir mais em atividade complementar/mudança de atividade e continuar onde estou.

Como vocês analisam?
Há aplicação segura de resgate imediato para R$ 700 mil a fim de deixar garantida a quantida para compra de outro imóvel?

Valeu.

@Derlan Furlan lendo seu post eu pediria cautela, muita cautela!

vamos la , hoje você eh casado ? Mora com filhos ainda ?

pelo que comentou você conquistou um paraíso de casa própria ! 

também citou 2 carros ? São carros luxo , simples , há necessidade de ter dois ?

você ainda trabalha ? Se sim , sua renda eh compatível com seus gastos ?

veja que são varias perguntas e um contexto único , estou entendendo que você quer ter um dinheiro em mãos para investir , se for isso , eu pensaria um pouco mais …

cenários = é se você não se adequar ao apto, e se no fim os gastos de condomínio etc empataram ou ficar próximos dos gastos atuais , e se este valor de 700 no apto subir pra 900 1MI?

se conseguir explicar melhor o por que é se possui já investimentos , renda mensal e os motivos pra querer vender a casa , o pessoal pode da pitacos.  

Postado (edited)
1 hora atrás, Henrique Magalhães disse:

@Derlan Furlan lendo seu post eu pediria cautela, muita cautela!

vamos la , hoje você eh casado ? Mora com filhos ainda ?

pelo que comentou você conquistou um paraíso de casa própria ! 

também citou 2 carros ? São carros luxo , simples , há necessidade de ter dois ?

você ainda trabalha ? Se sim , sua renda eh compatível com seus gastos ?

veja que são varias perguntas e um contexto único , estou entendendo que você quer ter um dinheiro em mãos para investir , se for isso , eu pensaria um pouco mais …

cenários = é se você não se adequar ao apto, e se no fim os gastos de condomínio etc empataram ou ficar próximos dos gastos atuais , e se este valor de 700 no apto subir pra 900 1MI?

se conseguir explicar melhor o por que é se possui já investimentos , renda mensal e os motivos pra querer vender a casa , o pessoal pode da pitacos.  

Olá
Então, sou casado. Um filho ainda mora aqui, mas já está quase independente. A outra estuda fora, ainda depende de nós.
Os carros são necessários. São simples e com dez anos, não pretendo renovar a "frota".
Trabalho, mas o orçamento tá bem mais curto que antes. Acredito que eu deveria ter um padrão de vida menor relativo ao gasto de deslocamento e de manutenção da casa (piscina, jardim, IPTU alto e tals).

Já moramos em apartamento há 15 anos. Na época, senti fortemente um grande ganho de qualidade na mudança para casa. Por ora, na minha cabeça, sobre essa eventual mudança, fica a questão do custo alto em morar aqui se considerar mais 15 a 20 anos até eu me aposentar.

A esposa tá abrindo empresa na cidade, deixando a carreira letiva e partindo para clinicar. Também pesa a questão dela ter uma rotina mais dinâmica com o passar dos anos, não tendo necessidade de pegar estrada numa região em que os engarrafamentos estão ficando mais constantes. (melhorar a logística)

Sobre os valores dos imóveis, tenho acompanhado o preço de apartamentos usados e não vi alterações substanciais nos últimos anos se considerarmos prazos curtos de um a dois anos.

Sobre investimentos, já iniciei duas vezes antes e retirei o dinheiro. Agora, recomecei e tenho muito pouco, média de 45 mil.

Sobre necessidades pessoais, somos pessoas simples, nos acostumamos com pouco. Contudo, o que pega é o prazer de viver bem em relação à liberdade de um lugar bucólico, em contrapartida de viver na selva de pedra e competição por espaço na cidade. (Às vezes, também penso que a vida poderia se dinamizar mais na cidade, sobrando mais dinheiro para destinar a viajar, visitar os parentes noutro estado, ir a eventos etc, pois morando aqui ficamos muito em casa no nosso "mundinho")

No geral, economizaria uns R$ 2mil/mês com combustível e manutenções dos veículos, pneus etc; uns R$2.4 mil/ano com IPTU; R$600/mês com piscina+jardineiro (tem sido mais esporádica essa despesa, mas tá meio sem manutenção); Uns R$ 1mil/mês com empregada, passando para uma diarista semanal (Total: R$ 3.8mil/mês). Ganharia 1.5h/dia a mais pela falta de deslocamento longo com engarrafamento. Na visão pessoal e momentânea: perderia qualidade de moradia morando em apartamento, sendo que somos muito caseiros.

Fico pensando que toda essa economia poderia ser revertida para investir, viagens, saúde física (academia, natação etc) e rotina mais dinâmica e integração com o comunicade, em vez de isolamento como ocorre agora. Além de aporte inicial substancial nos investimentos com caráter previdenciário com a diferença pretendida de valores entre os imóveis.

Foi mal pelo textão.
O que puder ajudar com sua visão, fico muito grato.

Obs: Atualmente estamos numa sensação ruim causada pelo orçamento apertado pelos investimentos na empresa nova da esposa. Isso está gerando essa vontade toda de mudança, mesmo sabendo que o motivo da "seca" é para crescimento. Fica uma voz assim: Você deveria ter o padrão de vida menor para que sobre dinheiro o bastante para os projetos etc.

Editado por Derlan Furlan
Apresentar mais dados.
Postado

Ei Derlan, boa tarde, tudo bem?

Começando a responder de trás pra frente, existe sim várias opções com liquidez diária ou em até 02 dias que permitiriam resgate rápido para compra de um outro imóvel. Frequentemente comentamos sobre esses investimentos nos tópicos de renda fixa, mas, em resumo, Tesouro Selic e AUPO11 (vantagem financeira em relação a alíquota de impostos) seriam uma boa opção. 

Agora passando ao cerne de sua dúvida, eu, Matheus, com meus apenas 26 anos de idade, acredito que minha análise aos 50 seria menos financeira (a não ser que dependa de redução do padrão de vida de forma imediata), e, passaria a ser mais emocional, considerando justamente os pontos que você levantou (você e sua família caseiros, vivendo em uma casa que sempre sonhou, tendo a oportunidade de ter vivido antes em um apartamento, e, desejado justamente a casa e o estilo de vida que você tem hoje). 

Penso da seguinte forma, será que o desejo de vender a casa não é algo condicionado pelo momento que estão vivendo, e, daqui um, dois, três anos que seja não olharão para a nova vida em um apartamento no meio da cidade e não terão saudade de morar em uma casa? Além disso, se de fato a mudança for algo pensando em um curto/médio prazo, apenas nesse momento atual que citou, será que passado esse tempo vão conseguir, com facilidade, voltar a morar próximo de onde moram, ou, em outro local que ofereça tamanha tranquilidade? Digo, pois, possivelmente investindo 800 mil reais, e, passando a viver em um apartamento de 700 mil, por mais que ele venha a se valorizar, caso o venda, não compraria novamente a casa que está pensando em deixar, e, acredito que não estará disposto a mexer nesse valor investido pensando em liberdade financeira / aposentadoria (acredito eu que seja sua ideia). 

Portanto, eu pensaria da seguinte forma. Se atualmente, por mais apertado que o orçamento esteja, for possível manter a casa que você sempre sonhou, os carros e o padrão de vida que tem atualmente, aguarda um pouco pra ver se retornando a um orçamento mais folgado, seja com o término dos investimentos na empresa da esposa ou até mesmo com a independência por completo do filho quase independente, terá esse mesmo desejo de se mudar ou não. 

Caso o orçamento apertado na realidade seja um orçamento beirando o negativo, gerando conflitos em seu relacionamento pela falta de flexibilidade financeira no orçamento doméstico, e, com imóvel e carros respirando por aparelhos para manutenções que não terá condições de arcar, passa a ser válido a ideia de mudança, e, até mesmo, necessária. 

Por fim, não sei onde mora e os custos com aluguel na sua região, mas, com a economia de 2mil da manutenção e combustível dos carros + 1mil da empregada doméstica, será que não é uma possibilidade alugar um apartamento onde deseja, para, em primeiro lugar, sem vender a casa atual, testar se conseguem se adaptar a essa nova vida, e, estarem mais pertos da empresa da esposa, reduzindo o tempo de deslocamento atual?

Espero ter ajudado um pouco com essa reflexão. Te desejo boa sorte nessa decisão!

• Me ajudou 1
Postado
3 horas atrás, Matheus Paulino Soares disse:

Ei Derlan, boa tarde, tudo bem?

Começando a responder de trás pra frente, existe sim várias opções com liquidez diária ou em até 02 dias que permitiriam resgate rápido para compra de um outro imóvel. Frequentemente comentamos sobre esses investimentos nos tópicos de renda fixa, mas, em resumo, Tesouro Selic e AUPO11 (vantagem financeira em relação a alíquota de impostos) seriam uma boa opção. 

Agora passando ao cerne de sua dúvida, eu, Matheus, com meus apenas 26 anos de idade, acredito que minha análise aos 50 seria menos financeira (a não ser que dependa de redução do padrão de vida de forma imediata), e, passaria a ser mais emocional, considerando justamente os pontos que você levantou (você e sua família caseiros, vivendo em uma casa que sempre sonhou, tendo a oportunidade de ter vivido antes em um apartamento, e, desejado justamente a casa e o estilo de vida que você tem hoje). 

Penso da seguinte forma, será que o desejo de vender a casa não é algo condicionado pelo momento que estão vivendo, e, daqui um, dois, três anos que seja não olharão para a nova vida em um apartamento no meio da cidade e não terão saudade de morar em uma casa? Além disso, se de fato a mudança for algo pensando em um curto/médio prazo, apenas nesse momento atual que citou, será que passado esse tempo vão conseguir, com facilidade, voltar a morar próximo de onde moram, ou, em outro local que ofereça tamanha tranquilidade? Digo, pois, possivelmente investindo 800 mil reais, e, passando a viver em um apartamento de 700 mil, por mais que ele venha a se valorizar, caso o venda, não compraria novamente a casa que está pensando em deixar, e, acredito que não estará disposto a mexer nesse valor investido pensando em liberdade financeira / aposentadoria (acredito eu que seja sua ideia). 

Portanto, eu pensaria da seguinte forma. Se atualmente, por mais apertado que o orçamento esteja, for possível manter a casa que você sempre sonhou, os carros e o padrão de vida que tem atualmente, aguarda um pouco pra ver se retornando a um orçamento mais folgado, seja com o término dos investimentos na empresa da esposa ou até mesmo com a independência por completo do filho quase independente, terá esse mesmo desejo de se mudar ou não. 

Caso o orçamento apertado na realidade seja um orçamento beirando o negativo, gerando conflitos em seu relacionamento pela falta de flexibilidade financeira no orçamento doméstico, e, com imóvel e carros respirando por aparelhos para manutenções que não terá condições de arcar, passa a ser válido a ideia de mudança, e, até mesmo, necessária. 

Por fim, não sei onde mora e os custos com aluguel na sua região, mas, com a economia de 2mil da manutenção e combustível dos carros + 1mil da empregada doméstica, será que não é uma possibilidade alugar um apartamento onde deseja, para, em primeiro lugar, sem vender a casa atual, testar se conseguem se adaptar a essa nova vida, e, estarem mais pertos da empresa da esposa, reduzindo o tempo de deslocamento atual?

Espero ter ajudado um pouco com essa reflexão. Te desejo boa sorte nessa decisão!

Obrigado.
O que falou faz muito sentido e havíamos passado por alguns temas nas conversas aqui em casa.
Preciso segurar a ansiedade e deixar um ou dois anos passarem. Acredito, então, que será a melhor opção no momento, já que ainda há uma gordurinha para queimar.

Saúde e paz, com mil agradecimentos.

• Brabo 1

Crie uma conta ou entre para comentar

You need to be a member in order to leave a comment

Crie sua conta

Matricule-se na AUVP e faça parte da maior comunidade de influenciadores do Brasil.

Matricule-se na AUVP

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Login
  • Criar novo...