Wesley Santos Postado 13 de Dezembro de 2022 Compartilhar Postado 13 de Dezembro de 2022 Olhando o cenário global de subida de juros para conter a inflação e todas as explicação da estratégia que os governos usam de subir a taxa de juros para conter a inflação, me surgiu a seguinte dúvida: Qual era o motivo dos EUA, há alguns anos, ter o cenário de juros e inflação baixa? Nesse caso, não era para os juros baixos induzirem ao consumo e por consequência elevar a inflação do país? (Sei que a inflação mais recente dos EUA foi causada pela injeção de dinheiro durante o Covid. Minha dúvida era do período que antecedia a esse cenário). Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Rodrigo Nunes Endres Postado 13 de Dezembro de 2022 Compartilhar Postado 13 de Dezembro de 2022 32 minutes ago, Wesley Santos disse: Olhando o cenário global de subida de juros para conter a inflação e todas as explicação da estratégia que os governos usam de subir a taxa de juros para conter a inflação, me surgiu a seguinte dúvida: Qual era o motivo dos EUA, há alguns anos, ter o cenário de juros e inflação baixa? Nesse caso, não era para os juros baixos induzirem ao consumo e por consequência elevar a inflação do país? (Sei que a inflação mais recente dos EUA foi causada pela injeção de dinheiro durante o Covid. Minha dúvida era do período que antecedia a esse cenário). Juros alto, Inflação Baixa = Ciclo da economia freando; Juros baixo, Inflação Alta = Ciclo da economia acelerando; Juros baixos, inflação baixa = alta credibilidade, mas sem dinheiro, Recessão; Juros altos, Inflação Alta = baixa credibilidade, e sem dinheiro, Hiperinflação; Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Matheus Malheiros Pinto Postado 13 de Dezembro de 2022 Compartilhar Postado 13 de Dezembro de 2022 3 horas atrás, Wesley Santos disse: Olhando o cenário global de subida de juros para conter a inflação e todas as explicação da estratégia que os governos usam de subir a taxa de juros para conter a inflação, me surgiu a seguinte dúvida: Qual era o motivo dos EUA, há alguns anos, ter o cenário de juros e inflação baixa? Nesse caso, não era para os juros baixos induzirem ao consumo e por consequência elevar a inflação do país? (Sei que a inflação mais recente dos EUA foi causada pela injeção de dinheiro durante o Covid. Minha dúvida era do período que antecedia a esse cenário). Boa tarde Wesley! Se a inflação está baixa, o governo pode se dar ao luxo de abaixar os juros, para incentivar a economia do país. O esperado é que essa medida acabe aumentando a inflação, que consequentemente vai aumentar os juros também, constituindo o ciclo econômico. Acontece que essa inversão do cenário (juros baixos e inflação baixa -> juros altos e inflação alta) não tem um momento certo pra ocorrer, então basicamente as medidas do governo funcionam até o momento que não funcionam mais, por n fatores. Na crise de 2008, por exemplo, a crise eclodiu quando os mutuários ficaram inadimplentes, era simplesmente uma bolha esperando pra estourar. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Lucas Marques De Paula Postado 13 de Dezembro de 2022 Compartilhar Postado 13 de Dezembro de 2022 (edited) 5 horas atrás, Wesley Santos disse: Olhando o cenário global de subida de juros para conter a inflação e todas as explicação da estratégia que os governos usam de subir a taxa de juros para conter a inflação, me surgiu a seguinte dúvida: Qual era o motivo dos EUA, há alguns anos, ter o cenário de juros e inflação baixa? Nesse caso, não era para os juros baixos induzirem ao consumo e por consequência elevar a inflação do país? (Sei que a inflação mais recente dos EUA foi causada pela injeção de dinheiro durante o Covid. Minha dúvida era do período que antecedia a esse cenário). Eu (bem leigo) creio que alto/baixo seja uma questão de perspectiva e, de certa maneira e dentro de alguns limites, relativa. Uma inflação, taxa de juros ou carga tributária considerada alta para o economia americana não são as mesmas para a economia brasileira. Essa relatividade se reflete, por exemplo, nas especulações. A questão não é se a cenário economico esta bom ou ruim dado um parâmetro absoluto, mas sim se vai melhorar ou piorar relativamente ao atual. Claro que com uma economia global essa relatividade tende a diminuir, mas ainda não deixará de existir nucleos locais onde uma verdade se aplica mas não se aplica a outros. Olhando-se especificamente para os EUA vemos que eles historicamente eles mantem uma taxa de juros abaixo de 0.5% e uma e mesmo assim a inflação se mantém muitas vezes abaixo de 3%. Podemos considerar isso como um ponto de equilíbrio para a economia americana dentro de um histórico. Meu ponto é, não é que a taxa de juros estava alta ou baixa. Ela estava equilibrada dada um cenario economico. Agora como o cenário se alterou (injeção de dinheiro por parte do governo) ela precisa ser re-especificada para voltar ao equilibrio. TD;LD; Entende? Creio que deva ser classificado como alta ou baixa dado o cenario vigente, e não relativo ao histórico. No caso da sua pergunta,e desculpe se estou enganado, me parece que houve uma mistura entre o que deve ser relativisado para considerar alto ou baixo. o histórico ou o momento. Falei demais mas falei bosta, disgurpi. Espero ter ajudado. Fontes:https://www.ceicdata.com/pt/indicator/united-states/policy-rate#:~:text=Os dados de Taxas de Juros dos Estados Unidos são,% pa em 2011-12.https://www.inflation.eu/pt/taxas-de-inflacao/estados-unidos/inflacao-historica/ipc-inflacao-estados-unidos.aspx Editado 13 de Dezembro de 2022 por Lucas Marques De Paula Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts