Jump to content

Pago JCP para Aumentar capital emitindo ações


Recommended Posts

Bom dia,

Vi uma noticia que para investidor não ta fazendo sentido. Transcrevo a noticia, abaixo, depois o que entendi dela...

"PGMN3 aprova distribuição de 82mi de JCP... Foi aprovado o aumento de capital da empresa, no montante max de 82mi, com emissão de ações..."

Empresa ao mesmo tempo que resolveu distribuir JCP, fazendo com isso a perda de valor dela, além de retirar dinheiro de caixa. Ela resolve aprovar também emissão de mais ações, para conseguir mais dinheiro, fazendo com que as ações percam ainda mais valor.

Por isso questiono os colegas, meu entendimento esta correto ou não enxergo uma manobra brilhante ai da empresa.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 6
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

6 horas atrás, James Da Silva Desiderio disse:

Bom dia,

Vi uma noticia que para investidor não ta fazendo sentido. Transcrevo a noticia, abaixo, depois o que entendi dela...

"PGMN3 aprova distribuição de 82mi de JCP... Foi aprovado o aumento de capital da empresa, no montante max de 82mi, com emissão de ações..."

Empresa ao mesmo tempo que resolveu distribuir JCP, fazendo com isso a perda de valor dela, além de retirar dinheiro de caixa. Ela resolve aprovar também emissão de mais ações, para conseguir mais dinheiro, fazendo com que as ações percam ainda mais valor.

Por isso questiono os colegas, meu entendimento esta correto ou não enxergo uma manobra brilhante ai da empresa.

 

@James Da Silva Desiderio porque a empresa perderia valor emitindo novas ações? Em teoria o JCP pago é descontado do preço da ação, porém o seu dinheiro continua o mesmo, só que agora parte está na ação e parte está no seu bolso.

Link para compartilhar
Share on other sites

Não perde valor emitindo novas ações?

Vejo que seguindo a logica da oferta/demanda, quanto mais ações ela emitir mais barata ficara, além de ter mais ações para dividir os lucros.

O valor das ações e de mercado esta relacionado ao quanto as pessoas estão dispostas a pagar pelas ações. Observo que essa manobra, se não for para atender a estatuto da empresa, que seja obrigada a distribuir dividendos, é uma ilusão.

Ela distribui dividendos para demonstrar para o mercado que é pagadora de dividendos, e se "individa" porque precisa de caixa.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

45 minutes ago, James Da Silva Desiderio disse:

Não perde valor emitindo novas ações?

Vejo que seguindo a logica da oferta/demanda, quanto mais ações ela emitir mais barata ficara, além de ter mais ações para dividir os lucros.

O valor das ações e de mercado esta relacionado ao quanto as pessoas estão dispostas a pagar pelas ações. Observo que essa manobra, se não for para atender a estatuto da empresa, que seja obrigada a distribuir dividendos, é uma ilusão.

Ela distribui dividendos para demonstrar para o mercado que é pagadora de dividendos, e se "individa" porque precisa de caixa.

 

Bom dia James,

Eu também não entendo muito esse mecanismo, mas é mais ou menos o que o @Flavio Prado falou.
O seu dinheiro continua o mesmo, parte esta na empresa e parte voltou para o seu bolso.
O que você pode fazer é reinvestir esse dinheiro na mesma empresa. Isso vai diminuir o seu preço médio e aumentar o Yield on Cost.
Posso estar errado, mas acho que é por ai...
Espero ter ajudado.

Link para compartilhar
Share on other sites

23 horas atrás, James Da Silva Desiderio disse:

Bom dia,

Vi uma noticia que para investidor não ta fazendo sentido. Transcrevo a noticia, abaixo, depois o que entendi dela...

"PGMN3 aprova distribuição de 82mi de JCP... Foi aprovado o aumento de capital da empresa, no montante max de 82mi, com emissão de ações..."

Empresa ao mesmo tempo que resolveu distribuir JCP, fazendo com isso a perda de valor dela, além de retirar dinheiro de caixa. Ela resolve aprovar também emissão de mais ações, para conseguir mais dinheiro, fazendo com que as ações percam ainda mais valor.

Por isso questiono os colegas, meu entendimento esta correto ou não enxergo uma manobra brilhante ai da empresa.

 

Não acompanho a empresa de perto, mas existem muitos fatores para esse JCP. Pela lei das SAs as empresas são obrigadas a distribuir Dividendos. Pode ser esse o caso. Claro que existem manobras contábeis para driblar essa distribuição de dividendos, por exemplo a empresa fazer algum investimentos zerando resultados e portanto sem resultados não há dividendos a ser distribuído, mas na teoria existe a obrigatoriedade e portanto ela pode estar apenas seguindo a lei. 
Por outro lado, visando a recomposição desse capital, a empresa pode estar fazendo novas emissões para atrair de volta esse dinheiro para o caixa. De certa forma, você tem razão em dizer que perderá valor dependendo da ótica que você olha, pois o que ocorrerá é um diluição dos sócios, a menos que eles também participem da subscrição. Seria o caso, você poderia utilizar seu JCP para comprar novas ações e aumentar sua participação, evitando sua diluição de poder. 
Portanto, seria necessário analisar mais a fundo sua contabilidade e momento para entender esse movimento todo. Mas realmente existem várias manobras no mundo dos investimentos.

Link para compartilhar
Share on other sites

8 minutes ago, Lucas Marques De Paula disse:

Bom dia James,

Eu também não entendo muito esse mecanismo, mas é mais ou menos o que o @Flavio Prado falou.
O seu dinheiro continua o mesmo, parte esta na empresa e parte voltou para o seu bolso.
O que você pode fazer é reinvestir esse dinheiro na mesma empresa. Isso vai diminuir o seu preço médio e aumentar o Yield on Cost.
Posso estar errado, mas acho que é por ai...
Espero ter ajudado.

É por aí, acredito que a empresa está apenas cumprindo a lei de distribuição de dividendos e recompondo por outro lado. Mas como disse há pouco, não acompanho de perto a empresa.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 semanas depois...

Se for pelo lado da obrigatoriedade de pagamento via lei e estatuto da empresa faz mais sentido.

Analisando que o meu patrimonificaria o mesmo mas divididos em ações e JCP, acredito que não se levou em consideração o IR sobre JCP, logo perdi 15% do patrimonio, então se usasse o JCP para comprar mais ações não conseguiria atingir o empate.

 

Não sou acionista da dessa empresa, estaava analisando ela e vi essa manobra toda ai, e com certeza esse bolo todo não me atraiu em nada em comprar ações dela. 

Mas o aprendizado foi bom

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...