Jump to content

Recommended Posts

Postado

Boa tarde pessoal, tudo certo? Estou com prospectos para trabalhar como Contractor para os Estados Unidos e gostaria de saber sobre abrir MEI, Simples Nacional, emissão de nota fiscal e etc. Se a transição vale a pena de CLT para PJ(perde uma certa segurança). Ainda tenho que fazer entrevista técnica porém vou passar os valores que pedi na primeira entrevista. Salário atual bruto: R$7,011 CLT. Salário pedido como contractor: $2000 - $2500. Eai, acham que vale a pena a mudança?

• Brabo 1
Postado
16 minutes ago, Thalles Valinho Rezende disse:

Boa tarde pessoal, tudo certo? Estou com prospectos para trabalhar como Contractor para os Estados Unidos e gostaria de saber sobre abrir MEI, Simples Nacional, emissão de nota fiscal e etc. Se a transição vale a pena de CLT para PJ(perde uma certa segurança). Ainda tenho que fazer entrevista técnica porém vou passar os valores que pedi na primeira entrevista. Salário atual bruto: R$7,011 CLT. Salário pedido como contractor: $2000 - $2500. Eai, acham que vale a pena a mudança?

@Thalles Valinho Rezende estas mudanças não se medem apenas  pelo salário !

vamos lá , que segurança o CLt te daria ? Pq você pode ser demitido a qq hora , não há garantia alguma. 

Sobre Pj x CLt, você deve calcular o salário anualizado, sendo 12 meses , + 13o + 1/3 de férias , ou seja  os 7000 x 13,33 =93.310 seu valor anual !

com este número aí você já tem como comparar e aí pode adicionar uma margem pela troca de clt pra PJ!

pontos importante seriam plano de carreira, possibilidades com novo emprego etc, é muito relativo comparar só salário 

• Brabo 1
Postado

Eu fiz a transição do CLT para Contractor tem pouco mais de um ano, e posso te ajudar com alguns insights.
Primeiro como o Henrique comentou tem mais coisas para contar além do salário bruto, como plano de saúde, fgts, seguro desemprego, além de custos de manutenção de empresa como por exemplo o contador e algumas empresas internacionais pedem seguros de Professional Liability por exemplo.

Em tese não se pode trabalhar com TI com MEI, teria que abrir um empresa como Simples.

E para quem trabalha fora uma reserva de emergência robusta é indispensável, o ideal é que se for fazer a transição tentar conseguir um acordo de demissão para conseguir sacar uma parte do FGTS e já incrementar a reserva, outro ponto de atenção é não subir muito o padrão de vida.

• Brabo 2
Postado
On 05/03/2026 at 13:00, Thalles Valinho Rezende disse:

Boa tarde, @Thalles Valinho Rezende ! Tudo bom?

Para complementar nossos amigos, falando especificamente de valores você pode usar e abusar em algumas simulações nas calculadoras que o Investidor Sardinha dispõe:

https://investidorsardinha.r7.com/calculadoras/

Falo isso pois se tem uma específica para fazer esse comparativo de valores entre CLT X PJ:

https://investidorsardinha.r7.com/calculadoras/calculadora-comparativa/

E por fim, ainda para acrescentar sobre este tema, tem esse vídeo que poderá também te ajudar a pensar:

Espero que ajude!

Crie uma conta ou entre para comentar

You need to be a member in order to leave a comment

Crie sua conta

Matricule-se na AUVP e faça parte da maior comunidade de influenciadores do Brasil.

Matricule-se na AUVP

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Login
  • Criar novo...