Thalles Valinho Rezende Postado 5 de Março Postado 5 de Março Boa tarde pessoal, tudo certo? Estou com prospectos para trabalhar como Contractor para os Estados Unidos e gostaria de saber sobre abrir MEI, Simples Nacional, emissão de nota fiscal e etc. Se a transição vale a pena de CLT para PJ(perde uma certa segurança). Ainda tenho que fazer entrevista técnica porém vou passar os valores que pedi na primeira entrevista. Salário atual bruto: R$7,011 CLT. Salário pedido como contractor: $2000 - $2500. Eai, acham que vale a pena a mudança? 1
Henrique Magalhães Postado 5 de Março Postado 5 de Março 16 minutes ago, Thalles Valinho Rezende disse: Boa tarde pessoal, tudo certo? Estou com prospectos para trabalhar como Contractor para os Estados Unidos e gostaria de saber sobre abrir MEI, Simples Nacional, emissão de nota fiscal e etc. Se a transição vale a pena de CLT para PJ(perde uma certa segurança). Ainda tenho que fazer entrevista técnica porém vou passar os valores que pedi na primeira entrevista. Salário atual bruto: R$7,011 CLT. Salário pedido como contractor: $2000 - $2500. Eai, acham que vale a pena a mudança? @Thalles Valinho Rezende estas mudanças não se medem apenas pelo salário ! vamos lá , que segurança o CLt te daria ? Pq você pode ser demitido a qq hora , não há garantia alguma. Sobre Pj x CLt, você deve calcular o salário anualizado, sendo 12 meses , + 13o + 1/3 de férias , ou seja os 7000 x 13,33 =93.310 seu valor anual ! com este número aí você já tem como comparar e aí pode adicionar uma margem pela troca de clt pra PJ! pontos importante seriam plano de carreira, possibilidades com novo emprego etc, é muito relativo comparar só salário 1
Thalles Valinho Rezende Postado 6 de Março Author Postado 6 de Março Obrigado pelo conselho! Realmente no nervosismo esqueci de perguntar sobre plano de carreira, acredito que seja bem similar ao meu emprego atual pois são duas consultorias parceiras da mesma tecnologia. E as duas estão em expansão. Vou pensar mais e perguntar sobre essas coisas na entrevista técnica. 1
Davi Araki Postado 7 de Março Postado 7 de Março Eu fiz a transição do CLT para Contractor tem pouco mais de um ano, e posso te ajudar com alguns insights. Primeiro como o Henrique comentou tem mais coisas para contar além do salário bruto, como plano de saúde, fgts, seguro desemprego, além de custos de manutenção de empresa como por exemplo o contador e algumas empresas internacionais pedem seguros de Professional Liability por exemplo. Em tese não se pode trabalhar com TI com MEI, teria que abrir um empresa como Simples. E para quem trabalha fora uma reserva de emergência robusta é indispensável, o ideal é que se for fazer a transição tentar conseguir um acordo de demissão para conseguir sacar uma parte do FGTS e já incrementar a reserva, outro ponto de atenção é não subir muito o padrão de vida. 2
Vini Postado 7 de Março Postado 7 de Março @Davi Araki Meio que estou quase na mesma, você está usando qual modelo de declaração? Você está utilizando o PJ Simples Anexo III? Quanto de imposto você está pagando pra deixar tudo certinho aqui? 1
Davi Araki Postado 9 de Março Postado 9 de Março @Vini Eu sou PJ Anexo III, mas me pago pró labore pra ter o fator R e entrar no Anexo I, to pagando no total pouco por volta de 11% de imposto, Já contando imposto de renda PF e impostos de PJ 1 1
Eddy Paulini Postado 9 de Março Postado 9 de Março On 05/03/2026 at 13:00, Thalles Valinho Rezende disse: Boa tarde pessoal, tudo certo? Estou com prospectos para trabalhar como Contractor para os Estados Unidos e gostaria de saber sobre abrir MEI, Simples Nacional, emissão de nota fiscal e etc. Se a transição vale a pena de CLT para PJ(perde uma certa segurança). Ainda tenho que fazer entrevista técnica porém vou passar os valores que pedi na primeira entrevista. Salário atual bruto: R$7,011 CLT. Salário pedido como contractor: $2000 - $2500. Eai, acham que vale a pena a mudança? Boa tarde, @Thalles Valinho Rezende ! Tudo bom? Para complementar nossos amigos, falando especificamente de valores você pode usar e abusar em algumas simulações nas calculadoras que o Investidor Sardinha dispõe: https://investidorsardinha.r7.com/calculadoras/ Falo isso pois se tem uma específica para fazer esse comparativo de valores entre CLT X PJ: https://investidorsardinha.r7.com/calculadoras/calculadora-comparativa/ E por fim, ainda para acrescentar sobre este tema, tem esse vídeo que poderá também te ajudar a pensar: Espero que ajude!
Recommended Posts
Crie uma conta ou entre para comentar
You need to be a member in order to leave a comment
Crie sua conta
Matricule-se na AUVP e faça parte da maior comunidade de influenciadores do Brasil.
Matricule-se na AUVPSign in
Already have an account? Sign in here.
Login