Jump to content

Faço meu controle financeiro há 25 anos (desde 02/1997). Quem mais???


Recommended Posts

Desenvolvi um programa contábil simples no curso de Processamento de Dados e comecei a usar para fazer minha contabilidade pessoal. No começo era só pra ver se o programa estava funcionando corretamente e solucionar "bugs". Virou rotina e depois ferramenta para controlar minhas receitas, despesas, resultados anuais, etc e ver como minhas finanças pessoais estavam performando. E assim cheguei a 2022! Nunca consegui parar mais(graças a Deus!! rsrsrs).Queria saber se os colegas também fazem algum tipo de controle e há quanto tempo! Abraços a todos!!!

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Num cheguei a ter um sistema, mas uma boa planilha sempre tive desde meu primeiro emprego CLT logo após a faculdade. Lá se vão uns 15 anos...
Só recentemente comecei a me organizar para poupar, mas essa planilha sempre me orientou a não deixar o orçamento explodir e saber até onde dava para ir sem me endividar.

Link para compartilhar
Share on other sites

8 minutes ago, Felipe Candido Salvador disse:

Num cheguei a ter um sistema, mas uma boa planilha sempre tive desde meu primeiro emprego CLT logo após a faculdade. Lá se vão uns 15 anos...
Só recentemente comecei a me organizar para poupar, mas essa planilha sempre me orientou a não deixar o orçamento explodir e saber até onde dava para ir sem me endividar.

@Felipe Candido SalvadorSaudações! Realmente o importante é ter algum tipo de controle. Sempre fico curioso em relação a isso porque no meu círculo de convivência mais próximo ninguém faz esse tipo de controle. Vlw pelo retorno! Abraços!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

5 minutes ago, Cassio Marques Da Silva disse:

@Felipe Candido SalvadorSaudações! Realmente o importante é ter algum tipo de controle. Sempre fico curioso em relação a isso porque no meu círculo de convivência mais próximo ninguém faz esse tipo de controle. Vlw pelo retorno! Abraços!

E já sofri muito bullying (que nem "existia" na época) por anotar meus gastos diariamente de tudo literalmente. 
Solteiro, recém formado, saindo do interior para capital, família num teria com me socorrer financeiramente já tinha por exemplo o orçamento do mês para almoçar/alimentação.

Se uma semana saísse da média na outra tinha de reduzir para caber. Nessa ai a galera pirava e maluco era a o mínimo que escutava.

@Cassio Marques Da Silva

Editado por Felipe Candido Salvador
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu sempre tive um bom controle financeiro, porém não tinha investimentos. O meu controle era focado somente em gastos e também em planilha. já seguei a usar app de celular, mas acabei voltando para a planilha. Além disso, passei a ter 3 cartões de crédito, onde um para alimentação, um para saúde e outro para gastos diversos (como reparo no carro, combustível e compras pela internet). 

Ter cartões para gastos diferentes facilita muito o controle de gastos em cada área.

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 minutes ago, Rodrigo Nunes Endres disse:

Eu sempre tive um bom controle financeiro, porém não tinha investimentos. O meu controle era focado somente em gastos e também em planilha. já seguei a usar app de celular, mas acabei voltando para a planilha. Além disso, passei a ter 3 cartões de crédito, onde um para alimentação, um para saúde e outro para gastos diversos (como reparo no carro, combustível e compras pela internet). 

Ter cartões para gastos diferentes facilita muito o controle de gastos em cada área.

Boa @Rodrigo Nunes Endres!

Adotei essa do cartão neste ano também 3 : alimentação, pequenos gastos e compras/parcelamentos.

Cada um com seu limite ajustado para ser efetivo né!?

Algumas vezes estava me achando "maluco" por isso... aí vem gente falar de pontos. Os quais nunca usufrui nada significativo e os gastos algumas vezes extrapolava e um tipo de gasto invadia a faixa do outro!

Link para compartilhar
Share on other sites

13 horas atrás, Cassio Marques Da Silva disse:

Desenvolvi um programa contábil simples no curso de Processamento de Dados e comecei a usar para fazer minha contabilidade pessoal. No começo era só pra ver se o programa estava funcionando corretamente e solucionar "bugs". Virou rotina e depois ferramenta para controlar minhas receitas, despesas, resultados anuais, etc e ver como minhas finanças pessoais estavam performando. E assim cheguei a 2022! Nunca consegui parar mais(graças a Deus!! rsrsrs).Queria saber se os colegas também fazem algum tipo de controle e há quanto tempo! Abraços a todos!!!

O meu controle é o seguinte... Recebi qualquer coisa, a % dos recebidos estipulada para aporte vai direto para eles.

Depois me viro com o que sobrar. Zero endividamento, uso diário de cartão de débito. O de crédito só uso excepcionalmente, tipo numa compra de internet que não aceite o débito.

E aí o controle de gastos acontece no dia a dia. Eu não deixo de fazer nada, mas tenho uma ideia de quanto eu preciso por semana para o básico, mais o extra para alguma eventualidade, como remédios caríssimos que eu uso quando minha hérnia de disco na lombar inflama.

E dentro desse controle informal do dia a dia, tem uma segunda camada de controle, que serve para chegar ao final do mês com sobra. E aí a sobra vai para os aportes também.

Eu tenho uma linha de gastos que não muda muito desde que eu tinha uns 24-25 anos. E estou hoje com 49. Naquela época eu fazia controle de gastos com planilha, mas acabei percebendo depois de alguns anos, que salvo raríssimas excessões, o dinheiro ia para os mesmos lugares todo mês nas mesmas %. E aí eu desencanei de fazer esse controle, me limitando apenas a planilhar mês a mês aquilo que vai ser usado na declaração de IR.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 17/12/2022 at 11:42, Renzo Nogueira Margotto disse:

O meu controle é o seguinte... Recebi qualquer coisa, a % dos recebidos estipulada para aporte vai direto para eles.

Depois me viro com o que sobrar. Zero endividamento, uso diário de cartão de débito. O de crédito só uso excepcionalmente, tipo numa compra de internet que não aceite o débito.

E aí o controle de gastos acontece no dia a dia. Eu não deixo de fazer nada, mas tenho uma ideia de quanto eu preciso por semana para o básico, mais o extra para alguma eventualidade, como remédios caríssimos que eu uso quando minha hérnia de disco na lombar inflama.

E dentro desse controle informal do dia a dia, tem uma segunda camada de controle, que serve para chegar ao final do mês com sobra. E aí a sobra vai para os aportes também.

Eu tenho uma linha de gastos que não muda muito desde que eu tinha uns 24-25 anos. E estou hoje com 49. Naquela época eu fazia controle de gastos com planilha, mas acabei percebendo depois de alguns anos, que salvo raríssimas excessões, o dinheiro ia para os mesmos lugares todo mês nas mesmas %. E aí eu desencanei de fazer esse controle, me limitando apenas a planilhar mês a mês aquilo que vai ser usado na declaração de IR.

@Renzo Nogueira MargottoSaudações! Muito show! E legal demais o ponto de controle que você chegou de já saber para onde o dinheiro vai. E se vc já reservou o percentual para os investimentos, fechou! Top demais. Parabéns!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

21 horas atrás, Marcelo Ribeiro disse:

Cassio,

A pergunta que não quer calar, você colocou esse sistema no mercado ?

Porque testado e validado ele esta !!! 😉

 

@Marcelo Ribeiroolá, blz? Realmente Marcelo... te confesso que é um caso a se pensar sim e ainda seria mais uma fonte de renda! Problema é que ainda tenho alguns sistemas em alguns clientes aqui na minha cidade e não tem jeito... vc tem que dar manutenção, ajustar, corrigir bugs, etc. E agora o tempo ficou corrido para isso. Outros 2 pontos são: 1) como fiz o sistema pra uso pessoal tem vários pontos que para se tornar uma versão comercial mesmo teriam que ser "lapidados" e 2) a questão de que hoje tudo hoje pra "bombar" tem que ser web... e meu sistema coitadinho.. é um sistema desktop mesmo, que precisa ser instalado e só roda no Windows! Mas tá valendo... quem sabe depois da independência financeira não encarro esse desafio?!?!? (mas só porque quero e não pq vou precisar! kkkkk) Abraços! Tmj!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 semanas depois...

Faço uma planilha de controle no Excel há alguns anos e comecei para ir colocando o quanto eu gastava em cartão de crédito para não assustar com a chegada da fatura.

A medida em que mudei minha mentalidade e passei a usar menos cartão, essa planilha foi sendo modificada para eu ter uma noção de quanto precisaria no pagamento de contas (água, luz, telefone e internet) e a medida em que fui criando um pensamento investidor não há mais aplicabilidade para a ideia original, de observar os gastos com cartão de crédito, e o foco principal dessa planilha é controlar o meu crescimento patrimonial.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...