Jorge Luiz Alegretti Postado ontem às 01:43 Postado ontem às 01:43 Olá pessoal Eu uso IA desde que o github me liberou para testar o copilot em 2021 ( era horrível, foi melhorando mas parei de acompanhar depois que comecei a usar outras ferramentas ). E eu gostaria de saber, vocês usam? Como está sendo a experiencia de vocês? No meu caso está sendo bem produtivo e com funciona para mim eu vou ajudando um pessoal mais próximo a usar. Nesse tempo de experiencia passei por um bucado de coisas boas e ruins, tanto que recentemente eu entreguei dois projetos que não codei nada e percebi que boa parte do fluxos das regras de negócio dentro do projeto eu não entendia ( apesar de tudo funcionar como foi definido hehehe ). Depois que percebi mudei um pouco como eu uso para ter um contexto maior de tudo e fazer mais tomadas de decisão
Filipe Andrade Nascimento Postado ontem às 02:02 Postado ontem às 02:02 10 minutes ago, Jorge Luiz Alegretti disse: Olá pessoal Eu uso IA desde que o github me liberou para testar o copilot em 2021 ( era horrível, foi melhorando mas parei de acompanhar depois que comecei a usar outras ferramentas ). E eu gostaria de saber, vocês usam? Como está sendo a experiencia de vocês? No meu caso está sendo bem produtivo e com funciona para mim eu vou ajudando um pessoal mais próximo a usar. Nesse tempo de experiencia passei por um bucado de coisas boas e ruins, tanto que recentemente eu entreguei dois projetos que não codei nada e percebi que boa parte do fluxos das regras de negócio dentro do projeto eu não entendia ( apesar de tudo funcionar como foi definido hehehe ). Depois que percebi mudei um pouco como eu uso para ter um contexto maior de tudo e fazer mais tomadas de decisão Uso demais cara, claude code, atualmente até contratei o plano max por um tempo (meu salário não permite eu gastar 550 reais por mês com isso ainda lkkkk) pois tenho TCC pra fazer, e tenho que entregar no trabalho ainda e tal. Ainda to dentro do limite do custo fixo pois moro com meus pais Sobre como eu estou usando, depende do caso, no projeto atual que estou faço manutenção, e implemento algumas poucas features, mas o foco é mesmo manutenção do sistema. E o código é legado, então o claude me ajuda muito a fazer análises complexas do código e achar bugs dificeis. É um projeto que está carente de documentação também, e estou usando ele para me ajudar com isso, pretendo documentar bastante nos próximos dias, já que fui promovido (eeeeba) e não vou gastar mais tanto tempo atendendo usuário para projetos fora do meu trabalho, é insane, acabei de prototipar uma ideia que tive para TCC, fiz tudo em 1 tarde na sexta feira, e no dia de hoje fiquei lendo o código, documentando, procurando mais oportunidades de melhorar, e conversando com a IA para consolidar alguns conceitos. Realmente muito interessante. Usei uma espécie de Ralph loop para fazer tudo bem rápido, não foi o Ralph loop original pois eu queria ver o que estava acontecendo ainda, então não deixei rodar no automatico, fui supervisionando. Mas é bem insano cara a quantidade de coisa que consegue fazer em pouco tempo, claro, a minha preocupação foi em fazer um belo de um prompt para gerar tudo isso e dar certo, além de explorar Agentes separados criados por mim (com ajuda do claude kkkk). no momento to até meio sem tempo de ir a fundo e criar um ecossistema com agentes, tools, skills, onde tudo converse e faça sentido (mas quero fazer) e to usando meio no freestyle. Mas acredito que o carinho que estou colocando nos prompts tá valendo a pena kkkk
José Ediberto Do Nascimento Júnior Postado ontem às 02:09 Postado ontem às 02:09 Não tem porque não usar, cara n sei se vc ja fez, mas mandar a IA fazer um cherry pick ou então cirar uma branch "intermediaria" usando os commits de outra é muito mais facil, coisa que eu tenho que fazer diariamente agora virou uma skill e quase instantaneo, gh cli com essas IA são mto boa, atualmente eu uso antropic com opencode mas to cogitando assinar o zen
Jorge Luiz Alegretti Postado ontem às 02:44 Author Postado ontem às 02:44 30 minutes ago, Filipe Andrade Nascimento disse: Uso demais cara, claude code, atualmente até contratei o plano max por um tempo (meu salário não permite eu gastar 550 reais por mês com isso ainda lkkkk) pois tenho TCC pra fazer, e tenho que entregar no trabalho ainda e tal. Ainda to dentro do limite do custo fixo pois moro com meus pais Sobre como eu estou usando, depende do caso, no projeto atual que estou faço manutenção, e implemento algumas poucas features, mas o foco é mesmo manutenção do sistema. E o código é legado, então o claude me ajuda muito a fazer análises complexas do código e achar bugs dificeis. É um projeto que está carente de documentação também, e estou usando ele para me ajudar com isso, pretendo documentar bastante nos próximos dias, já que fui promovido (eeeeba) e não vou gastar mais tanto tempo atendendo usuário para projetos fora do meu trabalho, é insane, acabei de prototipar uma ideia que tive para TCC, fiz tudo em 1 tarde na sexta feira, e no dia de hoje fiquei lendo o código, documentando, procurando mais oportunidades de melhorar, e conversando com a IA para consolidar alguns conceitos. Realmente muito interessante. Usei uma espécie de Ralph loop para fazer tudo bem rápido, não foi o Ralph loop original pois eu queria ver o que estava acontecendo ainda, então não deixei rodar no automatico, fui supervisionando. Mas é bem insano cara a quantidade de coisa que consegue fazer em pouco tempo, claro, a minha preocupação foi em fazer um belo de um prompt para gerar tudo isso e dar certo, além de explorar Agentes separados criados por mim (com ajuda do claude kkkk). no momento to até meio sem tempo de ir a fundo e criar um ecossistema com agentes, tools, skills, onde tudo converse e faça sentido (mas quero fazer) e to usando meio no freestyle. Mas acredito que o carinho que estou colocando nos prompts tá valendo a pena kkkk Primeiramente parabéns pela promoção man ^^ Parece que o projeto que você trabalha é um ótimo candidato para refatoração, feito bem planejado usando IA da para acabar com o legado ( não conheço o projeto né, tirando isso do alem hehe ) Man pelo incrível que pareça eu tenho que fazer prompts muito mais simples hoje, como eu montei uma skill que orquestra o meu fluxo de trabalho eu posso iniciar um um prompt basico e conversando com o LLM o projeto desenrola naturalmente. Eu curto muito uma tecinica de planejamento que se chama Event Modeling e eu fiz o LLM fazer ela comigo o inicio do projeto e sempre que preciso planejar uma task um pouco mais complexa do ponto de vista do negócio. Com isso eu só vou conversando como se tivesse com um dev do time criando alguma coisa. Eu estou focando mais em Skills mesmo por enquanto, agentes geralmente levam para um processo mais autônomo e não é o que eu quero muito agora. Eu estou mais focado em criar um processo para que todos do time estejam alinhados e evoluindo tanto com o projeto quanto carreira. Meu maior receito é que os JRs do time fiquem abandonados, entregando um monte de código que ele não entendem e não estão evoluindo
Jorge Luiz Alegretti Postado ontem às 02:52 Author Postado ontem às 02:52 35 minutes ago, José Ediberto Do Nascimento Júnior disse: Não tem porque não usar, cara n sei se vc ja fez, mas mandar a IA fazer um cherry pick ou então cirar uma branch "intermediaria" usando os commits de outra é muito mais facil, coisa que eu tenho que fazer diariamente agora virou uma skill e quase instantaneo, gh cli com essas IA são mto boa, atualmente eu uso antropic com opencode mas to cogitando assinar o zen Git agora é só conferir e dar OK mesmo ehehhehe O pior que eu tbm sou do time de não tem porque usar, mas o pessoal ainda é resistente. Passa um medo de que vai fazer código ruim, inseguro, AI não vai conseguir fazer X ou Y. No final a verdade é que o limite da IA está no outro lado do teclado, a entrega dela se limita ao nível de quem controla. Eu usei muito cursor, ainda uso mas tbm estou usando o codex, o calude ( pq um dos meus clientes tá pagando heh e) e gemini cli ( pq um outro cliente ganhou creditos quase que infinitos para usar esse ano e agente tem que gastar hehehe) 1
Filipe Andrade Nascimento Postado ontem às 10:38 Postado ontem às 10:38 7 horas atrás, Jorge Luiz Alegretti disse: Primeiramente parabéns pela promoção man ^^ Parece que o projeto que você trabalha é um ótimo candidato para refatoração, feito bem planejado usando IA da para acabar com o legado ( não conheço o projeto né, tirando isso do alem hehe ) Man pelo incrível que pareça eu tenho que fazer prompts muito mais simples hoje, como eu montei uma skill que orquestra o meu fluxo de trabalho eu posso iniciar um um prompt basico e conversando com o LLM o projeto desenrola naturalmente. Eu curto muito uma tecinica de planejamento que se chama Event Modeling e eu fiz o LLM fazer ela comigo o inicio do projeto e sempre que preciso planejar uma task um pouco mais complexa do ponto de vista do negócio. Com isso eu só vou conversando como se tivesse com um dev do time criando alguma coisa. Eu estou focando mais em Skills mesmo por enquanto, agentes geralmente levam para um processo mais autônomo e não é o que eu quero muito agora. Eu estou mais focado em criar um processo para que todos do time estejam alinhados e evoluindo tanto com o projeto quanto carreira. Meu maior receito é que os JRs do time fiquem abandonados, entregando um monte de código que ele não entendem e não estão evoluindo Eu tava explorando muito Spec Driven Development, é bem interessante. E agora estou aprendendo a somar isso com os Ralph Loops Sobre o código legado, eu tlg que a refatoração é um ótimo use case para essas ferramentas porèm na minha análise o aplicativo na verdade foi meio que modelado errado pelos programadores anteriores kkkkkk eu faria ele bem diferente do que é hoje pra ser sincero, mas enfim, assunto pra outra hora
Artur Barbosa Postado ontem às 11:44 Postado ontem às 11:44 Então, eu acho que a questão não é mais se usa IA ou não, mas que conjunto de Skills e MDs você usa. A evolução que teve esses últimos meses com Claude CLI e Codex CLI foi impressionante. No momento estou usando o App para Windows do Codex, já viram? As Skills todas fáceis, divisão em projetos, controla o Worktree do git e fica muito fácil disparar várias tarefas em paralelo.
Sergio T Postado ontem às 13:17 Postado ontem às 13:17 Hj eu já tô praticamente 100% vibecoding Estudando harness Engineering de modo que tenhamos os guardrails necessários para confiar cada vez mais no código da ia Para o q eu faço, não vejo mto futuro em eu mesmo codar. Evoluiu demais, mto mesmo
Antony Rafael De Paula Costa Postado 16 minutos atrás Postado 16 minutos atrás No meu caso na empresa em que trabalho a recomendação é não mudar a cor de um botão sem usar IA kkkk (loucura) é um big tech do hype e atualmente pagam IA's sem reclamar do preço. Estavamos usando Cursor ou Windsurf mas neste trimestre foi trocado para utilizar o famoso claude. Estamos trabalhando também em uma metodologia chamada SDD (Spec driven development) no qual fazemos toda a documentação de negócio e tecnica e depois passamos os arquivos para IA fazer todo código, e idealmente não devemos nem encostar no código (o que nunca acontece).
Recommended Posts
Crie uma conta ou entre para comentar
You need to be a member in order to leave a comment
Crie sua conta
Matricule-se na AUVP e faça parte da maior comunidade de influenciadores do Brasil.
Matricule-se na AUVPSign in
Already have an account? Sign in here.
Login