Jump to content
  • 0

IPCA + 2055 em prejuízo


Gustavo Machado Salviano Barbosa

Pergunta

Tenho um investimento em  IPCA+ 2055 antigo, cuja taxa contratada foi bem mais baixa que as taxas atuais. Ou seja, estou em prejuízo. Em teoria, seria melhor aguardar o vencimento para obter a rentabilidade contratada. Mas e quando o vencimento é muito distante?? Devo aguardar mais 33 anos para conseguir a rentabilidade contratada?? Aguardar algum eventual ponto de saída mais vantajoso?? Alguém com situação semelhante?

Link para compartilhar
Share on other sites

12 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

O tesouro direto sofre marcação à mercado, então essa rentabilidade negativa vai ter uma variação durante todo o periodo até o vencimento do título, vai ter momento que vc vai estar no negativo, mas também no positivo, eu não acho que compense vender tendo prejuízo, se é uma data longa que vc não consegue aguardar o vencimento nesse caso o ideal é sempre investir em títulos que tenham vencimento mais próximo, ou que não sofra dessa marcação, como vc é aluno da UVP no módulo de renda fixa o Raul explica sobre isso.
Mas pense bem esse é um investimento de renda fixa e vc já ta querendo vender, quando for de renda variavel que a variação é bem maior inclusive dependendo da situação tem uma variação enorme até no mesmo dia, tem que ter cuidado para não virar mão de alface e sempre comprar na alta e vender na baixa, a tentação é enorme mesmo, quando ê a carteira em vermelho.

 

ao

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
48 minutes ago, Rodrigo Nunes Endres disse:

Peraih! Você comprou um título para IPCA+ 2055 e não tem intenção de resgatar no vencimento?

Ueh?

O IPCA sofre de marcação a mercado. Nessa situação, vc pode vender antecipado ou não.. Como as taxas aumentaram... Eu vou precisar aguardar uma mudança de mercado para vender antecipado ou resgatar no vencimento.. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Priscylla Roberta Dos Santos disse:

O tesouro direto sofre marcação à mercado, então essa rentabilidade negativa vai ter uma variação durante todo o periodo até o vencimento do título, vai ter momento que vc vai estar no negativo, mas também no positivo, eu não acho que compense vender tendo prejuízo, se é uma data longa que vc não consegue aguardar o vencimento nesse caso o ideal é sempre investir em títulos que tenham vencimento mais próximo, ou que não sofra dessa marcação, como vc é aluno da UVP no módulo de renda fixa o Raul explica sobre isso.
Mas pense bem esse é um investimento de renda fixa e vc já ta querendo vender, quando for de renda variavel que a variação é bem maior inclusive dependendo da situação tem uma variação enorme até no mesmo dia, tem que ter cuidado para não virar mão de alface e sempre comprar na alta e vender na baixa, a tentação é enorme mesmo, quando ê a carteira em vermelho.

 

ao

Perfeito, Priscylla!  Eu não penso em vender agora e não estou precisando do valor investido. Comprei esse título há muito tempo: IPCA + 4,33 2055. A realidade hoje é outra..   Vou começar a olhar para esse valor como parte da aposentadoria..  Pelo menos estarei com capital protegido da inflação no resgate.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Gustavo Machado Salviano Barbosa disse:

IPCA + 4,33

 

Amigo, é um título que Corrige a Inflação (IPCA) e ainda te dá um adicional de renda real de 4,33%. Claro, se olhar hoje para IPCA + 6% seu titulo tem uma certa defasagem e por isso a marcação a mercado joga para baixo o valor, mas de qualquer forma não é um mal investimento no longo prazo. Você está protegido da Inflação e ganhando um extra. Não olhe para a marcação a mercado neste momento.
Você parece novo e com tempo de sobra para ver a Marcação a mercado trabalhar contra e a favor. Eu penso que só valeria a pena vender no prejuízo se precisar do valor, como investimento não há grandes vantagens. Vai pagar mais IR e sair no Preju. Esquece esse titulo e segue investindo. 
Para não sofrer tanto com isso, evite títulos com vencimentos longos, em geral são os que mais oscilam, são bem sensíveis as alterações nas taxas de juros. Aplique neles o que não precisar e não tiver interesse em resgatar antecipado.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Gustavo Machado Salviano Barbosa disse:

Perfeito, Priscylla!  Eu não penso em vender agora e não estou precisando do valor investido. Comprei esse título há muito tempo: IPCA + 4,33 2055. A realidade hoje é outra..   Vou começar a olhar para esse valor como parte da aposentadoria..  Pelo menos estarei com capital protegido da inflação no resgate.

Há muito tempo? Deixou passar batido selic a 2% sem resgatar? 😳

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Gustavo Machado Salviano Barbosa disse:

IPCA + 4,33

Veja, marcação a mercado ainda é possível sim, porque você tem tempo para tal, era previsto antes da eleição os títulos estarem em 12 a 18 meses IPCA+ 4,50% agora no novo quadro eu acredito que em 36/48 meses chegue neste patamar. Daí poderá sair sem prejuízo. Volatilidade alta em títulos longos é muito comum. Eu tenho um IPCA+ 5,75% - 2060 comprado com o objetivo de marcação a mercado. Estou na fila contigo.

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
16 horas atrás, Gustavo Machado Salviano Barbosa disse:

Tenho um investimento em  IPCA+ 2055 antigo, cuja taxa contratada foi bem mais baixa que as taxas atuais. Ou seja, estou em prejuízo. Em teoria, seria melhor aguardar o vencimento para obter a rentabilidade contratada. Mas e quando o vencimento é muito distante?? Devo aguardar mais 33 anos para conseguir a rentabilidade contratada?? Aguardar algum eventual ponto de saída mais vantajoso?? Alguém com situação semelhante?

@Gustavo Machado Salviano Barbosa conforme colocado pelo Pessoal, quanto mais maior o prazo, maior será a oscilação no preço do título, pois quanto mais tempo, mais os juros compostos atuam.

Como em 2055 provavelmente não estarei mais nesta dimensão rsrsrsrsrs não tenho títulos tão longos assim. Que eu me lembre o mais longo (de qualquer tipo de Renda Fixa) é 2030, talvez, 2033, mas de qualquer maneira, você tem muuuuito tempo para que seja revertida esta posição.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...