Renan Teixeira Postado 11 horas atrás Postado 11 horas atrás Depois de muito bater cabeça com o Windows, eu finalmente migrei pro Linux. Minha resistência durou anos por dois motivos bem claros. Primeiro, minha stack principal é .NET, e eu sempre tive receio da falta de suporte e de não ter o Visual Studio completo (não o Code). Segundo, quem não gosta de jogar um pouco nas horas vagas né? Mas chegou um ponto que não dava mais. Tenho uma p*ta máquina: Intel i9-14900HX 64GB de RAM Nvidia GeForce RTX 4070 8GB E mesmo assim o Windows travava, consumia tudo, esquentava demais e às vezes simplesmente desligava. A famosa tela azul, que agora é preta, mas continua sendo frustrante do mesmo jeito. E o pior: atrapalhando fluxo de trabalho. Resumindo, tomei coragem e fui escolher uma distro. Fui de Zorin OS, bonito, leve e bem próximo do que qualquer usuário de Windows já está acostumado. Resultado: está atendendo praticamente tudo que eu fazia no Windows. Zero travamentos, bem mais leve, muito mais controle de recurso, notebook parou de fritar. E pra minha surpresa, até o desenvolvimento foi tranquilo. .NET rodando liso, Docker muito melhor que no Windows, banco, Node, tudo funcionando sem dor de cabeça. Jogos também me surpreenderam, com Steam consegui rodar boa parte do que eu jogava antes. Não é perfeito, mas já atende bem. Levei umas 4h pra configurar tudo, já considerando todas as ferramentas que uso no dia a dia, VPN, terminal (zsh com tema), etc. E cara, o Linux evoluiu muito. Não é mais aquele negócio sofrido de anos atrás. Tudo muito mais simples, rápido e fluido. Outra dica boa: se precisar de algo muito específico do Windows, estou testando WinBoat (basicamente um Windows rodando via Docker) e funciona melhor do que eu esperava. Uso bem pontual, mas quebra um galho. Sei que é meio bobo compartilhar isso, mas é tipo uma conquista mesmo. Sempre usei Linux pra server, Docker e etc, mas no desktop sempre fiquei no Windows. E agora sinceramente não vejo motivo pra voltar. Pra quem está preso no Windows, fica o incentivo: testa alguma distro. E se tiverem dicas, manda aí. Ainda estou me adaptando no uso pessoal 😄 3
FREDERICO BRITO Postado 11 horas atrás Postado 11 horas atrás Eu uso o Linux Mint Minha primeira distro foi o Kurumin 3
Renan Teixeira Postado 9 horas atrás Author Postado 9 horas atrás 1 hora atrás, FREDERICO BRITO disse: Eu uso o Linux Mint Minha primeira distro foi o Kurumin Considerei usar o Linux Mint, parece ser uma boa também 1
Sergio T Postado 9 horas atrás Postado 9 horas atrás Eu fiz o movimento contrário Fui pro windows com wsl 2 Pelo simples motivo da comodidade q o windows traz desde drivers até besteiras de ter certeza q se abaixar a tampa, o note hiberna Não me vejo mais voltando pra Linux nem mac No wsl2 uso Ubuntu e não lembro de ter alguma necessidade de Linux q o wsl não me atenda. Incluindo apps Gui, o wsl 2 carrega numa boa 1
Giovani Lima#6970 Postado 5 horas atrás Postado 5 horas atrás Eita discussão boa sai daqui desse papo hahaha Com o WSL o windows se revolucionou, acabou boa parte dos argumentos negativos que eu ouvia 10 anos atrás. Eu honestamente não vejo muita diferença, o gráfico do windows é muito melhor, a usabilidade pra usuários novatos não tem como negar a facilidade, tá tudo pronto e fácil. Eu sempre indico o windows. Eu migrei pro Linux há 5 anos, na época pra ver se esse "trem" realmente era tão melhor, e pra falar a verdade olhando hoje, não vejo muita diferença não (testei o WSL nesse meio tempo por conta de colegas ficarem me trazendo coisas boas). Com toda a Stack de desenvolvimento configurada no Linux, eu não migro de volta pro windows mais por uma comidade por ter acostumado com o Linux do que por qualquer outra coisa. Eu não sou defensor de nenhum dos lados, acho que ambos nos atendem muito bem. 1
Recommended Posts
Crie uma conta ou entre para comentar
You need to be a member in order to leave a comment
Crie sua conta
Matricule-se na AUVP e faça parte da maior comunidade de influenciadores do Brasil.
Matricule-se na AUVPSign in
Already have an account? Sign in here.
Login