Jump to content
  • 0

Marcação a mercado, Tesouro direto


Pergunta

Boa tarde a todos. 

 

Assisti as aulas referentes a marcação a mercado. Fiquei com a seguinte dúvida. 

Se não consigo escolher qual título quero vender do tesouro direto, uma vez que o mais antigo é que será vendido. Como fazer marcação a mercado se tiver vários títulos, porém não for vantajoso vender os mais antigos; mas for interessante vender os mais recentes?

 

Muito obrigado a todos 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Também estou com essa dúvida meu amigo. Ótima pergunta, ainda bem que leio a comunidade antes de perguntar pois iria duplicar rsrs.

Eu acho que, quando os juros baixam, diminuindo a rentabilidade e fazendo assim com que o preço do ativo se eleve, não fará diferença qual vender afinal, pois creio que a "malandragem estaria em escolher sempre títulos com preços menores tendo em vista sempre essa oscilação e aguardar ela nos favorecer. Sendo assim não importando qual título será vendido e se todos forem os favorecidos você venderia o seu valor total, vendendo assim todos os títulos.

Creio que seja isso porém também sou iniciante e aguardo a resposta dos nossos amigos mais experientes para nos ajudar. :D

obs: Lembrando de respeitar os dias do imposto de renda!! 

Editado por Jefferson Luan Fernandes Lousa
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 horas atrás, Joao Batista De Oliveira Cândido Junior disse:

Boa tarde a todos. 

 

Assisti as aulas referentes a marcação a mercado. Fiquei com a seguinte dúvida. 

Se não consigo escolher qual título quero vender do tesouro direto, uma vez que o mais antigo é que será vendido. Como fazer marcação a mercado se tiver vários títulos, porém não for vantajoso vender os mais antigos; mas for interessante vender os mais recentes?

 

Muito obrigado a todos 

@Joao Batista De Oliveira Cândido Junior o resgate dos títulos é feito do mais antigo para o mais recente, porém o resgate é dos títulos que são do mesmo "tipo".

Explicando: cada título do Tesouro Direto tem um vencimento específico, por exemplo, o Tesouro Prefixado 2025 vence em 01/01/2025 e o Tesouro Prefixado 2029 vence em 01/01/2029.  Vamos supor que você fez várias compras do Tesouro Prefixado 2025 e várias compras do Tesouro Prefixado 2029. Em certo dia você analisa e vê que os preços estão bons para o Tesouro Prefixado 2029, então você vai analisar somente os títulos que são do vencimento 01/01/2029 e calcular da sua compra mais antiga para a mais recente o quanto vale a pena vender para aproveitar a marcação a mercado.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Jefferson Luan Fernandes Lousa disse:

Também estou com essa dúvida meu amigo. Ótima pergunta, ainda bem que leio a comunidade antes de perguntar pois iria duplicar rsrs.

Eu acho que, quando os juros baixam, diminuindo a rentabilidade e fazendo assim com que o preço do ativo se eleve, não fará diferença qual vender afinal, pois creio que a "malandragem estaria em escolher sempre títulos com preços menores tendo em vista sempre essa oscilação e aguardar ela nos favorecer. Sendo assim não importando qual título será vendido e se todos forem os favorecidos você venderia o seu valor total, vendendo assim todos os títulos.

Creio que seja isso porém também sou iniciante e aguardo a resposta dos nossos amigos mais experientes para nos ajudar. :D

obs: Lembrando de respeitar os dias do imposto de renda!! 

@Jefferson Luan Fernandes Lousa não é bem assim que "não faz diferença qual vender". Como o resgate é sempre feito da compra mais antiga para a mais recente, pode acontecer que, por exemplo, você tem 5 datas de compras do Tesouro IPCA+ 2026. Cada compra tem uma rentabilidade diferente, pois foram comprados em datas diferentes. E agora você está vendo o preço negociado e olhando isoladamente a sua terceira compra e ela está com um ganho interessante, no entanto para poder vender o título da sua terceira compra você, obrigatoriamente terá que vender os títulos das duas primeiras compras, porém para estes títulos a marcação a mercado não está tão favorável, então você vai calcular se mesmo vendendo as 3 datas de compras, se ainda vale a pena.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 28/12/2022 at 00:46, Flavio Prado disse:

@Jefferson Luan Fernandes Lousa não é bem assim que "não faz diferença qual vender". Como o resgate é sempre feito da compra mais antiga para a mais recente, pode acontecer que, por exemplo, você tem 5 datas de compras do Tesouro IPCA+ 2026. Cada compra tem uma rentabilidade diferente, pois foram comprados em datas diferentes. E agora você está vendo o preço negociado e olhando isoladamente a sua terceira compra e ela está com um ganho interessante, no entanto para poder vender o título da sua terceira compra você, obrigatoriamente terá que vender os títulos das duas primeiras compras, porém para estes títulos a marcação a mercado não está tão favorável, então você vai calcular se mesmo vendendo as 3 datas de compras, se ainda vale a pena.

Espero ter ajudado.

Compreendi sim meu amigo muito obrigado.

Então eu vendendo, meio que da para escolher qual vender certo? Sendo eles do mesmo ano de validade, seria isso? 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Jefferson Luan Fernandes Lousa disse:

Compreendi sim meu amigo muito obrigado.

Então eu vendendo, meio que da para escolher qual vender certo? Sendo eles do mesmo ano de validade, seria isso? 

@Jefferson Luan Fernandes Lousa você só escolhe qual tipo de título vai vender, por exemplo, vai vender Tesouro IPCA+ 2026 e o Governo vai resgatar da data mais antiga para a mais recente, não é você que vai escolher de qual data de compra será o resgate. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...