Jump to content

Pergunta

Postado

Boa tarde a todos. 

Assisti as aulas referentes a marcação a mercado. Fiquei com a seguinte dúvida. 

Se não consigo escolher qual título quero vender do tesouro direto, uma vez que o mais antigo é que será vendido. Como fazer marcação a mercado se tiver vários títulos, porém não for vantajoso vender os mais antigos; mas for interessante vender os mais recentes?

Muito obrigado a todos 

• Brabo 1

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado (edited)

Também estou com essa dúvida meu amigo. Ótima pergunta, ainda bem que leio a comunidade antes de perguntar pois iria duplicar rsrs.

Eu acho que, quando os juros baixam, diminuindo a rentabilidade e fazendo assim com que o preço do ativo se eleve, não fará diferença qual vender afinal, pois creio que a "malandragem estaria em escolher sempre títulos com preços menores tendo em vista sempre essa oscilação e aguardar ela nos favorecer. Sendo assim não importando qual título será vendido e se todos forem os favorecidos você venderia o seu valor total, vendendo assim todos os títulos.

Creio que seja isso porém também sou iniciante e aguardo a resposta dos nossos amigos mais experientes para nos ajudar. :D

obs: Lembrando de respeitar os dias do imposto de renda!! 

Editado por Jefferson Luan Fernandes Lousa
  • Brabo 1
  • 0
Postado
6 horas atrás, Joao Batista De Oliveira Cândido Junior disse:

Boa tarde a todos. 

Assisti as aulas referentes a marcação a mercado. Fiquei com a seguinte dúvida. 

Se não consigo escolher qual título quero vender do tesouro direto, uma vez que o mais antigo é que será vendido. Como fazer marcação a mercado se tiver vários títulos, porém não for vantajoso vender os mais antigos; mas for interessante vender os mais recentes?

Muito obrigado a todos 

@Joao Batista De Oliveira Cândido Junior o resgate dos títulos é feito do mais antigo para o mais recente, porém o resgate é dos títulos que são do mesmo "tipo".

Explicando: cada título do Tesouro Direto tem um vencimento específico, por exemplo, o Tesouro Prefixado 2025 vence em 01/01/2025 e o Tesouro Prefixado 2029 vence em 01/01/2029.  Vamos supor que você fez várias compras do Tesouro Prefixado 2025 e várias compras do Tesouro Prefixado 2029. Em certo dia você analisa e vê que os preços estão bons para o Tesouro Prefixado 2029, então você vai analisar somente os títulos que são do vencimento 01/01/2029 e calcular da sua compra mais antiga para a mais recente o quanto vale a pena vender para aproveitar a marcação a mercado.

• Brabo 2
  • 0
Postado
1 hour ago, Jefferson Luan Fernandes Lousa disse:

Também estou com essa dúvida meu amigo. Ótima pergunta, ainda bem que leio a comunidade antes de perguntar pois iria duplicar rsrs.

Eu acho que, quando os juros baixam, diminuindo a rentabilidade e fazendo assim com que o preço do ativo se eleve, não fará diferença qual vender afinal, pois creio que a "malandragem estaria em escolher sempre títulos com preços menores tendo em vista sempre essa oscilação e aguardar ela nos favorecer. Sendo assim não importando qual título será vendido e se todos forem os favorecidos você venderia o seu valor total, vendendo assim todos os títulos.

Creio que seja isso porém também sou iniciante e aguardo a resposta dos nossos amigos mais experientes para nos ajudar. :D

obs: Lembrando de respeitar os dias do imposto de renda!! 

@Jefferson Luan Fernandes Lousa não é bem assim que "não faz diferença qual vender". Como o resgate é sempre feito da compra mais antiga para a mais recente, pode acontecer que, por exemplo, você tem 5 datas de compras do Tesouro IPCA+ 2026. Cada compra tem uma rentabilidade diferente, pois foram comprados em datas diferentes. E agora você está vendo o preço negociado e olhando isoladamente a sua terceira compra e ela está com um ganho interessante, no entanto para poder vender o título da sua terceira compra você, obrigatoriamente terá que vender os títulos das duas primeiras compras, porém para estes títulos a marcação a mercado não está tão favorável, então você vai calcular se mesmo vendendo as 3 datas de compras, se ainda vale a pena.

Espero ter ajudado.

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado
On 28/12/2022 at 00:46, Flavio Prado disse:

@Jefferson Luan Fernandes Lousa não é bem assim que "não faz diferença qual vender". Como o resgate é sempre feito da compra mais antiga para a mais recente, pode acontecer que, por exemplo, você tem 5 datas de compras do Tesouro IPCA+ 2026. Cada compra tem uma rentabilidade diferente, pois foram comprados em datas diferentes. E agora você está vendo o preço negociado e olhando isoladamente a sua terceira compra e ela está com um ganho interessante, no entanto para poder vender o título da sua terceira compra você, obrigatoriamente terá que vender os títulos das duas primeiras compras, porém para estes títulos a marcação a mercado não está tão favorável, então você vai calcular se mesmo vendendo as 3 datas de compras, se ainda vale a pena.

Espero ter ajudado.

Compreendi sim meu amigo muito obrigado.

Então eu vendendo, meio que da para escolher qual vender certo? Sendo eles do mesmo ano de validade, seria isso? 

• 0
Postado
2 horas atrás, Jefferson Luan Fernandes Lousa disse:

Compreendi sim meu amigo muito obrigado.

Então eu vendendo, meio que da para escolher qual vender certo? Sendo eles do mesmo ano de validade, seria isso? 

@Jefferson Luan Fernandes Lousa você só escolhe qual tipo de título vai vender, por exemplo, vai vender Tesouro IPCA+ 2026 e o Governo vai resgatar da data mais antiga para a mais recente, não é você que vai escolher de qual data de compra será o resgate. 

• Brabo 1
  • Criar novo...