Jump to content

Ponderação da carteira na alta de juros


Recommended Posts

Estou fazendo a ponderação  da minha carteira e confesso que estou muito tendencioso a comprar mais renda fixa do que outros títulos, o único contraponto seria a baixa esperada para os próximos meses, por isso tenho optado pelos títulos pré-fixados e pré-fixado + IPCA.

Em geral, mantenho minha carteira com 20% em renda fixa, porém neste momento histórico em que vivemos, estou pensando em ignorar esta ponderação e fazer aportes da seguinte forma: 70% em renda fixa, 20% em ações nacionais e 10% em ações internacionais. Estes aportes irão desbalancear minha carteira, aumentando a porcentagem de renda fixa.

Entendo que a alta no juros e a queda do mercado de ações geram oportunidades em ambos as opções, pois as ações estão descontadas e são uma ótima opção de rentabilidade a longo prazo. Mesmo com este entendimento, especulo que é mais valioso aproveitar estes títulos de renda fixa neste momento e voltar a aportar ponderadamente quando os títulos de alta rentabilidade pararem de serem ofertados, imagino que isto ocorrerá antes da queda dos juros.

Esta especulação é sustentada pela recessão econômica iminente na qual nos encontramos, o que sugere a queda dos juros antes da recuperação das empresas privadas, sobrando assim a oportunidade de balancear a carteira, aportando majoritariamente em ações nacionais e internacionais, após a queda dos juros.

Gostaria da opinião dos senhores quanto a este raciocínio, pois estou fugindo momentaneamente da minha estratégia para aproveitar uma oportunidade, baseado apenas na minha análise. Um dos meus receios é diminuir minha diversificação e não aproveitar uma suposta alta no mercado de ações. Ao mesmo tempo, gostaria de extrair ao máximo esse momento de alta nos juros.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 1
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Eu costumo falar que a melhor regra, é a regra do travesseiro, se você se sente tranquilo como uma carteira mais focada em renda fixa, vai lá.

Mas se você quer saber o que eu estou fazendo e comprando boas ações e bons FIIs a excelentes preços. 

Até queria aumentar minha posição em renda fixa, mas não consigo, a Renda Variável pode continuar variando para baixo? Com toda certeza, porém estou ciente dos risco, e como meu foco é longo prazo, vou aproveitando as promoções, daqui uns 5/10 anos que poder falar: que saudades de 2023 quando eu estava comprando varias ações por P/L incríveis 

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...