Gabriel Ueti Amaro Postado 5 de Janeiro de 2023 Compartilhar Postado 5 de Janeiro de 2023 Estou fazendo a ponderação da minha carteira e confesso que estou muito tendencioso a comprar mais renda fixa do que outros títulos, o único contraponto seria a baixa esperada para os próximos meses, por isso tenho optado pelos títulos pré-fixados e pré-fixado + IPCA. Em geral, mantenho minha carteira com 20% em renda fixa, porém neste momento histórico em que vivemos, estou pensando em ignorar esta ponderação e fazer aportes da seguinte forma: 70% em renda fixa, 20% em ações nacionais e 10% em ações internacionais. Estes aportes irão desbalancear minha carteira, aumentando a porcentagem de renda fixa. Entendo que a alta no juros e a queda do mercado de ações geram oportunidades em ambos as opções, pois as ações estão descontadas e são uma ótima opção de rentabilidade a longo prazo. Mesmo com este entendimento, especulo que é mais valioso aproveitar estes títulos de renda fixa neste momento e voltar a aportar ponderadamente quando os títulos de alta rentabilidade pararem de serem ofertados, imagino que isto ocorrerá antes da queda dos juros. Esta especulação é sustentada pela recessão econômica iminente na qual nos encontramos, o que sugere a queda dos juros antes da recuperação das empresas privadas, sobrando assim a oportunidade de balancear a carteira, aportando majoritariamente em ações nacionais e internacionais, após a queda dos juros. Gostaria da opinião dos senhores quanto a este raciocínio, pois estou fugindo momentaneamente da minha estratégia para aproveitar uma oportunidade, baseado apenas na minha análise. Um dos meus receios é diminuir minha diversificação e não aproveitar uma suposta alta no mercado de ações. Ao mesmo tempo, gostaria de extrair ao máximo esse momento de alta nos juros. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Danilo Alves Silva Spinola Barbosa Postado 5 de Janeiro de 2023 Compartilhar Postado 5 de Janeiro de 2023 Eu costumo falar que a melhor regra, é a regra do travesseiro, se você se sente tranquilo como uma carteira mais focada em renda fixa, vai lá. Mas se você quer saber o que eu estou fazendo e comprando boas ações e bons FIIs a excelentes preços. Até queria aumentar minha posição em renda fixa, mas não consigo, a Renda Variável pode continuar variando para baixo? Com toda certeza, porém estou ciente dos risco, e como meu foco é longo prazo, vou aproveitando as promoções, daqui uns 5/10 anos que poder falar: que saudades de 2023 quando eu estava comprando varias ações por P/L incríveis Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts